Kiko Porto cresceu no segundo ano de Pro 2000 e entrou na briga pelo título. Missão será difícil nas corridas finais, mas brasileiro falou ao GRANDE PREMIUM sobre evolução

Em sua segunda temporada pela Pro 2000, o brasileiro Kiko Porto desabrochou como um candidato ao título. Campeão da USF2000 em 2021, o piloto pernambucano teve uma temporada de estreia com dificuldades na primeira metade 2022, mas cresceu no fim da temporada, com direito a uma vitória em Mid-Ohio.

Mantido na DEForce Racing, o piloto segue um caminho parecido com o que teve na USF2000. Por lá, também teve um ano marcado por irregularidade e dificuldades. No segundo, estourou de vez e saiu com título. Em nova aparição no Rumo à Gloria, o piloto avaliou o que tem sido feito até aqui.

“Uma temporada muito consistente e mostrando velocidade sempre que possível”, comenta ao GRANDE PREMIUM. “Acho que melhores compreensões sobre o funcionamento do carro me ajudaram para acertá-lo”, completa.

Com 5 corridas para o fim do campeonato, Kiko tem 218 pontos contra 299 do líder da temporada, o americano Myles Rowe. Curiosamente, o brasileiro ainda não venceu na temporada, enquanto o rival tem 5 triunfos. Apesar disso, ele acredita que não são a falta de vitórias que atrapalham a disputa.

LEIA TAMBÉM: Kiko Porto rumo à conquista da América

Kiko Porto fechou temporada com pódio em Portland (Foto: Gavin Baker/RF1)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Com certeza, não. O que mais prejudica são os abandonos e fim de semanas em que até um top-5 parece difícil”, detalha Kiko, que conquistou cinco pódios na temporada, mas teve dois abandonos que custaram muitos pontos: na corrida 1 em Sebring e na corrida 2 em Mid-Ohio.

Para buscar o título e descontar a vantagem na reta final, o brasileiro crava: “Conectar todos os pontos juntos, sem margem para um acerto de 95%, por exemplo”.

No Road to Indy, Porto viu poucos compatriotas nas categorias de base americanas nos últimos anos, mas a situação expandiu em 2023. No grid, ele compartilha as atenções com o compatriota Nicholas Monteiro. Já na USF Juniors, surgem Lucas Fecury, Nicolas Giaffone e Erick Schotten. Kiko enxerga o crescimento com positividade.

“Ver essa virada de chave do cenário do Road to Indy, atraindo cada vez mais brasileiros, só mostra o crescimento da categoria pelos olhos dos brasileiros”, completa.

Restam cinco corridas para Porto buscar o título da Pro 2000 em 2023. O primeiro compromisso é no fim do mês, com uma rodada dupla no Circuito das Américas, em Austin. A temporada acaba com uma rodada tripla em Portland, entre os dias 2 e 3 de setembro, com cobertura completa no GRANDE PRÊMIO.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar