No Lado a Lado desta semana, o GRANDE PREMIUM compara o primeiro dia de pré-temporada da Fórmula 1 deste ano com o do ano passado. Nos dois, Max Verstappen fechou a sessão inaugural de testes na liderança
A F1 iniciou a pré-temporada da edição de 2024 nesta quarta-feira (21), no Bahrein, e Max Verstappen manteve a pegada do campeonato que terminou com seu terceiro título mundial para sustentar a ponta praticamente do início ao fim. Com o início dos testes coletivos em Sakhir, o GRANDE PREMIUM faz, no Lado a Lado desta semana, uma comparação com o dia de abertura do ano passado — que terminou com 21 vitórias da Red Bull em 22 corridas.
O comparativo trará os melhores tempos de cada dia na parte da manhã e também à tarde, com o resultado combinado de cada dia de abertura. A pré-temporada da F1 ainda se estende até sexta-feira, último dia de testes para as equipes antes da estreia do campeonato, dia 2 de março, também no Bahrein. Confira!
MANHÃ – 2023
Em 2023, Verstappen também foi responsável por liderar a manhã de testes, com 1min32s959. Carlos Sainz apareceu logo em seguida, 0s294 atrás, enquanto Alexander Albon foi o terceiro, 0s712 mais lento que o líder. Guanyu Zhou foi o quarto, com 0s764 de déficit para Max, e fechou o grupo dos que ficaram a menos de 1s do ponteiro com 1min33s723.
George Russell, o quinto, marcou 1min34s174, e Nico Hülkenberg, o sexto, anotou 1min34s424. Felipe Drugovich, que substituiu o lesionado Lance Stroll, terminou com 1min34s564, uma posição à frente de Yuki Tsunoda — que registrou 1min34s671. Por fim, Pierre Gasly [1min34s822] e Oscar Piastri [1min34s888] completaram o grupo que foi à pista na manhã do primeiro dia do ano passado.
MANHÃ – 2024
A manhã do primeiro dia de testes de 2024 também trouxe Verstappen na liderança, mas com um tempo mais rápido do que no ano passado: 1min32s548. A distância para o segundo colocado, desta vez, foi bem maior, com Charles Leclerc 0s699 atrás. Fernando Alonso fechou o top-3 com 1min33s385, tempo 0s837 mais lento que o do líder.
Piastri, com 1min33s658, foi o quarto, seguido por Tsunoda, que fez 1min34s136. Russell marcou 1min34s230, enquanto Valtteri Bottas registrou 1min34s431 para ficar em sétimo. Por fim, Albon [1min34s587], Esteban Ocon [1min34s677] e Kevin Magnussen [1min35s692] fecharam o grupo que foi à pista na última quarta-feira.
TARDE – 2023
Na conclusão do primeiro dia de testes da F1 2023, Verstappen voltou à pista e, completando 157 voltas na junção dos dois períodos, manteve a liderança com 1min32s837. Desta vez, entretanto, o neerlandês teve um ‘concorrente’ próximo, já que Alonso registrou 1min32s866 e ficou apenas 0s029 atrás do então bicampeão. Sainz, com 1min33s253, fechou o top-3.
A tabela, que engloba os dois períodos, terminou com 19 pilotos — o único a não ir à pista foi Sergio Pérez. Leclerc fechou o primeiro dia em quarto, enquanto Lando Norris foi o quinto. Lewis Hamilton terminou em sexto, seguido por Albon, o sétimo, e Zhou, o oitavo.
Russell foi o nono colocado, uma posição à frente de Logan Sargeant, e Hülkenberg fechou na 11ª posição. Bottas foi o 12º, Nyck de Vries terminou em 13º e Drugovich foi o 14º, enquanto Tsunoda terminou em 15º. Por fim, Gasly, Ocon, Piastri e Magnussen completaram o grupo que participou do primeiro dia.
As 157 voltas de Verstappen representaram a liderança no quesito, enquanto o que menos andou foi Drugovich — que teve um problema ainda no primeiro setor da volta de aquecimento e parou na pista. Depois de conseguir sair dos boxes, o brasileiro completou 40 giros ao redor do Circuito de Sakhir.
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:32.837 | 157 | |
2 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:32.866 | +0.029 | 60 |
3 | C SAINZ | Ferrari | 1:33.253 | +0.416 | 72 |
4 | C LECLERC | Ferrari | 1:33.267 | +0.430 | 64 |
5 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:33.462 | +0.625 | 40 |
6 | L HAMILTON | Mercedes | 1:33.508 | +0.671 | 83 |
7 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:33.671 | +0.834 | 74 |
8 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:33.723 | +0.886 | 67 |
9 | G RUSSELL | Mercedes | 1:34.174 | +1.337 | 69 |
10 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:34.324 | +1.487 | 75 |
11 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:34.424 | +1.587 | 51 |
12 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:34.558 | +1.721 | 71 |
13 | N DE VRIES | AlphaTauri Honda | 1:34.559 | +1.722 | 85 |
14 | F DRUGOVICH | Aston Martin Mercedes | 1:34.564 | +1.727 | 40 |
15 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:34.671 | +1.834 | 46 |
16 | P GASLY | Alpine | 1:34.822 | +1.985 | 60 |
17 | E OCON | Alpine | 1:34.871 | +2.034 | 53 |
18 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:34.888 | +2.051 | 52 |
19 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:35.087 | +2.250 | 57 |
TARDE – 2024
Na tabela combinada do primeiro dia de testes de 2024, sem surpresas. Verstappen dominou mais uma vez e terminou na ponta com 1min31s344, 1s140 à frente de Norris, segundo colocado. O inglês até chegou a tomar a ponta momentaneamente no segundo período, mas Max voltou à pista e enfiou imediatamente 0s8 sobre o piloto da McLaren. Depois, conseguiu melhorar ainda mais o próprio tempo.
Sainz completou o top-3, uma posição à frente de Ricciardo — que deu uma boa primeira prévia do que a RB (Visa Cash App RB) pode fazer na F1. Gasly foi o quinto, Stroll terminou em sexto, e Leclerc foi o sétimo. Alonso fechou em oitavo, logo à frente de Piastri, enquanto Zhou completou o grupo dos dez primeiros colocados no primeiro dia.
Verstappen fechou o primeiro dia como o piloto que mais andou na pista, com 142 voltas completas em Sakhir. Russell, que não passou do 12º lugar com a Mercedes, foi o segundo no quesito, com 121 giros. Por outro lado, Sargeant foi o que menos andou entre os 18 pilotos: apenas 21 voltas e um erro que o fez rodar e parar na brita. Pérez e Hamilton não participaram do primeiro dia de atividades.
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:31.344 | 142 | |
2 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:32.484 | +1.140 | 72 |
3 | C SAINZ | Ferrari | 1:32.584 | +1.240 | 69 |
4 | D RICCIARDO | RB Honda | 1:32.599 | +1.255 | 51 |
5 | P GASLY | Alpine | 1:32.805 | +1.461 | 60 |
6 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:33.007 | +1.663 | 53 |
7 | C LECLERC | Ferrari | 1:33.247 | +1.903 | 64 |
8 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:33.385 | +2.041 | 77 |
9 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:33.658 | +2.314 | 57 |
10 | G ZHOU | Sauber Ferrari | 1:33.871 | +2.527 | 62 |
11 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:33.882 | +2.538 | 21 |
12 | G RUSSELL | Mercedes | 1:34.109 | +2.765 | 121 |
13 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:34.136 | +2.792 | 64 |
14 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | 1:34.431 | +3.087 | 68 |
15 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:34.587 | +3.243 | 40 |
16 | E OCON | Alpine | 1:34.677 | +3.333 | 60 |
17 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:35.692 | +4.348 | 66 |
18 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:35.906 | +4.562 | 82 |
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.
SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E
25 de março de 2023
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP.
Comprar Ingresso com desconto
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube