Verstappen melhora tempo e confirma liderança do dia #1 de testes da F1 no Bahrein

Max Verstappen confirmou o que já tinha feito de manhã e liderou o primeiro dia de testes da F1 no Bahrein. O bicampeão fez volta ainda melhor à tarde que pela manhã

🔴DRUGOVICH NA PISTA! TUDO SOBRE O 1º DIA DA F1 NO BAHREIN | Briefing

Chegou ao final o primeiro dia de testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein, no começo da tarde desta quinta-feira (23). Após oito horas de atividades de pista onde 19 pilotos passaram pelo traçado de Sakhir, foi mesmo Max Verstappen quem terminou com a liderança. Único a ficar no carro nos dois turnos, da manhã e da tarde, Verstappen tinha fechado na dianteira mais cedo e reforçou a ponta no encerramento da atividade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Verstappen melhorou levemente a volta que havia feito na primeira parte do dia, em carca de 0s1, e chegou a 1min32s837. Como foi o único a passar oito horas no carro, foi obviamente quem mais quilometragem amealhou: cerca de 150 voltas.

A segunda colocação ficou Fernando Alonso, que só esteve no carro ao longo da tarde, justamente rendendo Felipe Drugovich na Aston Martin. O começo da atividade de Alonso foi de atraso na garagem após os mecânicos acidentalmente quebrarem o assoalho do carro, mas quando foi para a pista, andou bem rápido e não voltou a ter problemas.

Além de Alonso, outros oito pilotos chegaram para o turno da tarde após assistirem a manhã da garagem: Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Lando Norris, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Nyck de Vries e Logan Sargeant.

Na tabela de tempos, enquanto Alonso terminou só 0s029 atrás de Verstappen, o top-10 do dia ainda contou com Carlos Sainz, Leclerc, Norris, Hamilton, Alexander Albon, Guanyu Zhou, George Russell e Sargeant. Drugovich terminou o dia com o 14º tempo.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades dos testes coletivos de pré-temporada da F1 AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Max Verstappen, o mais rápido do dia (Foto: F1/Reprodução)

Confira como foi a manhã de testes:

Após a manhã da quinta-feira abrir os testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1 em 2023, um horário de almoço caiu de bom grado para pilotos e equipes. Uma hora depois, contudo, às 15h15 no horário local [9h15 de Brasília, GMT-3], já era para voltar ao traçado para a sessão vespertina.

As equipes promoviam diversas mudanças de pilotos. Na realidade, somente a Red Bull manteve o mesmo nome no cockpit: Max Verstappen. Nas nove outras, mudanças. Charles Leclerc na vaga de Carlos Sainz (Ferrari) e Lewis Hamilton rendeu George Russell (Mercedes), por exemplo.

Mais? Lando Norris e Esteban Ocon assumiam as vagas em McLaren e Alpine, respectivamente, enquanto Valtteri Bottas aparecia na Alfa Romeo. Kevin Magnussen passava a representar a Haas, bem como Nyck de Vries na AlphaTauri e Logan Sargeant, na Williams. Quem também mudou foi a Aston Martin, sacando Felipe Drugovich para dar lugar a Fernando Alonso.

Valtteri Bottas assumiu a Alfa Romeo pela primeira vez nos testes (Foto: Alfa Romeo)

As trocas necessárias nos carros para que outro piloto assuma as funções custavam um pouco e, desta maneira, os primeiros minutos de atividade foram muito menos movimentadas que pela manhã. Somente com mais de dez minutos é que Leclerc começou a se ajustar no cockpit, mas quem foi mesmo para a pista foi Verstappen.

Após uma instalação, o holandês voltou aos boxes, ao passo que De Vries aparecia na pista com o carro pintado de parafina. Leclerc saiu também, mas a sessão era monótona. Os dois até completaram volta rápida, mas ainda bem lentas.

Hamilton e Norris vieram depois de 25 minutos de atividade. Já na Aston Martin, o atraso começava a ser justificado: os mecânicos quebraram acidentalmente o assoalho do carro enquanto faziam as trocas para o bicampeão mundial entrar na pista. Mais um tempo gasto para deixar tudo nos conformes.

Magnussen e Bottas apareceram por último, ao passo que Ocon começava a dar volta rápida sem nem sequer ter qualquer grelha ou parafina no carro. Mesmo assim, a única volta competitiva era de Verstappen, em 1min33s273. Ainda cerca de 0s250 mais lenta, porém, do que a que valeu a liderança pela manhã.

Já na Haas, Magnussen passou levemente foram dos limites da pista na curva cinco, mas se manteve em ação sem grandes problemas. Bottas fez algo parecido no fim de um giro rápido pouco depois, passeou pela brita e estragou o tempo que registrava. Hamilton começava, também, a anotar voltas rápidas e mostrar um pouco mais de fluência com o carro da Mercedes.

Enquanto isso, Leclerc ia para o sexto posto geral, mas ainda 1s atrás do melhor tempo. Hamilton vinha rápido outra vez, desta feita para pular ao quinto posto. Após duas horas de sessão, entretanto, Verstappen ainda liderava. O top-10 contava com Max seguido por Sainz, Albon, Zhou, Alonso, Leclerc, Russell, Hülkenberg e Bottas.

Lando Norris ficou bastante tempo preso nos boxes com os mecânicos mexendo no carro (Foto: F1/Reprodução)

Nos boxes da McLaren, muito trabalho por parte dos mecânicos com o carro que agora estava nas mãos de Lando Norris. O inglês tinha somente cinco voltas na tarde, em comparação às 52 anotadas por Oscar Piastri mais cedo.

Nova rodada de boas voltas! Hamilton cravou 1min33s508 e tomou o terceiro posto. Será que viria para ser o mais veloz da tarde? A realidade é que, logo na sequência, Verstappen marcou 1min32s837 com os pneus C3, único composto que pode ser usado como macio e médio, dependendo do fim de semana.

Menos de duas horas para o fim da atividade, mas só agora Norris conseguia ficar na pista por um período mais longo. Mesmo assim, sair das últimas posições da tabela de tempos estava mais complicado. E era ele um dos únicos pilotos na pista quando o sol começou a dar lugar para a noite barenita.

Hamilton, como Bottas, também deslizou pela curva quatro e passou ligeiramente fora da pista durante nova tentativa de volta veloz. Apesar das escapadelas da tarde, nenhum bandeira vermelha fora registrada.

Exatas três horas de treino quando Verstappen alcançou a marca de 126 voltas no dia. É evidente que o campeão teria a maior rodagem entre os pilotos, já que foi o único a permanecer no carro para os dois turnos, mas empatava com as voltas somadas de Sargeant e Alexander Albon na Williams. Assim, a Red Bull também passava a ser quem mais voltas registrava.

Com a sessão se encaminhando para o fim, Alonso foi quem voou na pista e levou a Aston Martin para a segunda colocação. E com um tempo somente 0s029 mais lento que o de Verstappen. Na sequência, pista esvaziou. Em determinado momento, Sargeant ficou vários minutos andando sem companhia.

Apenas dez minutos antes do fim é que veio um teste de safety-car virtual, bem como acontecera na sessão da manhã. Ainda deu tempo de voltar à bandeira verde e permitir mais uns minutos de ação, mas a liderança seria mesmo de Verstappen.

F1 2023, Testes Coletivos, Bahrein, Sakhir, Dia 1:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda1:32.837 157
2F ALONSOAston Martin Mercedes1:32.866+0.02960
3C SAINZFerrari1:33.253+0.41672
4C LECLERCFerrari1:33.267+0.43064
5L NORRISMcLaren Mercedes1:33.462+0.62540
6L HAMILTONMercedes1:33.508+0.67183
7A ALBONWilliams Mercedes1:33.671+0.83474
8G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:33.723+0.88667
9G RUSSELLMercedes1:34.174+1.33769
10L SARGEANTWilliams Mercedes1:34.324+1.48775
11N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:34.424+1.58751
12V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:34.558+1.72171
13N DE VRIESAlphaTauri Honda1:34.559+1.72285
14F DRUGOVICHAston Martin Mercedes1:34.564+1.72740
15Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:34.671+1.83446
16P GASLYAlpine1:34.822+1.98560
17E OCONAlpine1:34.871+2.03453
18O PIASTRIMcLaren Mercedes1:34.888+2.05152
19K MAGNUSSENHaas Ferrari1:35.087+2.25057
TUDO SOBRE OS TESTES DE PRÉ-TEMPORADA DA F1 NO BAHREIN | TT GP #84
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.