O GP de Miami foi a melhor corrida do início da temporada da F1 2024 e o GP da Emília-Romanha, que veio logo depois, provavelmente a pior. Modorrenta em sua grande parte, a prova se arrastou até as voltas finais, quando finalmente a ação apareceu na pressão de Lando Norris em cima de um inspirado Max Verstappen
O GP da Emília-Romanha prometeu muito e entregou pouco. O estreito traçado italiano teve uma corrida exageradamente burocrática, contrastando com o caos apresentado, especialmente, pela F3. Os carros muito grandes da F1 ajudaram bastante nisso, aliás.
Max Verstappen venceu e, apesar da chatice da corrida, teve uma atuação espetacular desde o sábado, tirando tudo de uma Red Bull que estava claramente abaixo do poderio habitual. E abaixo também da forte McLaren, que colocou Lando Norris em segundo e Oscar Piastri em quarto.
Entre os carros laranjinhas, Charles Leclerc, em mais um pódio para a Ferrari na F1 2024. Carlos Sainz ficou em quinto, na frente das Mercedes de Lewis Hamilton e George Russell. Sergio Pérez, em jornada fraquíssima, foi oitavo, seguido por Lance Stroll e Yuki Tsunoda. Fernando Alonso fechou em um inacreditável 19º lugar.
O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen a Alexander Albon, que abandonou a disputa em Ímola.
As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.
1º) Max Verstappen – 10 – Uma atuação fantástica do tricampeão. Verstappen entendeu que, com as atualizações da McLaren, vai precisar suar a camisa para derrotar especialmente Norris. O neerlandês foi brilhante desde o sábado, o fato de chegar ao fim da corrida sem pneu, bateria, carro, sem nada, foi claramente estratégico. Max sabia que precisava ser alcançado só no final porque o bólido rival era melhor, sim.
2º) Lando Norris – 8.5 – Não recebe nota mais alta porque o sábado não foi tão bom assim e, claro, porque tinha o carro mais veloz do fim de semana. Mas fez uma boa corrida, sim, foi para cima no fim, cuidou muito bem dos pneus. O grande problema de Lando foi o fato de Verstappen estar daquele jeito absurdo. Mas não foi demérito do inglês desta vez, não.
3º) Charles Leclerc – 7.5 – Consistência é a palavra que resume a temporada de Leclerc até agora. O monegasco tem oscilado entre 7 e 8 em 2024, basicamente. Nunca abaixo, nunca acima. Mais um pódio para Charles, só precisa melhorar na hora que o negócio aperta, deu uma capinada na grama ali perseguindo Norris.
4º) Oscar Piastri – 7.5 – Piastri merecia um pódio em Ímola. A punição na classificação não foi culpa dele, aí fez uma prova digna, teve ritmo decente. Abaixo de Norris, sem dúvidas, mas fez uma boa corrida. Precisa de resultados melhores.
5º) Carlos Sainz – 7.0 – Teve um fim de semana abaixo do de Leclerc. Não parece ter pego tanto a mão do carro atualizado, mas, no fim, ficou na posição que deveria. Era o que dava para fazer, Leclerc que foi realmente assim.
6º) Lewis Hamilton – 7.5 – Ficou atrás de Russell o fim de semana todo, mas acabou a corrida na frente. A Mercedes ajudou com a tática inexplicável de George, mas o resultado está aí. O melhor de Lewis no ano com um carro que ainda é bem mais ou menos, mas melhorou um pouquinho.
7º) George Russell – 7.5 – Russell deveria ter ficado na frente de Hamilton em Ímola, não tem como negar isso. Aproveitou bem um carro que deu uma evoluída, bateu Pérez e andou em ritmo parecido em relação aos times mais poderosos. Bom trabalho.
8º) Sergio Pérez – 2.5 – Uma tragédia. Se Verstappen tirou muito acima do que a Red Bull poderia oferecer, Pérez tirou abaixo, para variar. O time austríaco não era essa quarta força em Ímola como o mexicano fez parecer.
9º) Lance Stroll – 7.5 – Boa corrida de Stroll. Sofreu na classificação, mas fez prova competente, muito porque cuidou bem dos pneus e levou vantagem na estratégia. Mereceu os pontos, surpreendentemente carregando a Aston Martin.
10º) Yuki Tsunoda – 7.0 – Segue fazendo uma temporada muito segura. Tsunoda é a RB em 2024 e a RB não é ruim, não. Que o japonês siga aproveitando isso.
11º) Nico Hülkenberg – 7.5 – Mais uma boa corrida de Hülkenberg, com ida ao Q3, largada sólida, ritmo decente. O alemão acabou pego na estratégia, levou undercut, parou muito cedo. Mas fez o que deu, sexta corrida seguida terminando entre os 11 primeiros.
12º) Kevin Magnussen – 6.5 – Apesar de mais uma classificação sofrível, Magnussen fez uma corrida muito digna. Acabou perto de Hulk, passou bastante gente, teve estratégia bem encaixada e, mais importante, não foi punido e escapou momentaneamente da suspensão.
13º) Daniel Ricciardo – 5.5 – Bastante abaixo de Tsunoda mais uma vez, a sensação é que está tentando de tudo e não consegue resultado.
14º) Esteban Ocon – 5.5 – Ligeiramente melhor que Gasly, mas sofreu muito com a falta de ritmo da Alpine. Fez o que deu.
15º) Guanyu Zhou – 5.5 – Também fez o que deu com uma Sauber que parece ter regredido. Bem mais ligado no fim de semana que Bottas.
16º) Pierre Gasly – 5.5 – Teve um momento interessante no Q1 da classificação e foi só. Ruindade incrível da Alpine e uma estratégia sem cabimento condenaram o fim de semana do francês.
17º) Logan Sargeant – 5.5 – Apagado, mas a Williams estava especialmente horrível em Ímola. Sem culpa desta vez.
18º) Valtteri Bottas – 3.5 – Vive uma fase absolutamente terrível. Que temporadinha.
19º) Fernando Alonso – 1.5 – Uma das piores exibições da carreira de Alonso. Sem qualquer exagero. Uma classificação péssima, uma corrida pior. Outro que teve estratégia sem sentido.
NC) Alexander Albon – 4.0 – Também fez uma temporada muito abaixo do que pode entregar, parece meio contaminado pela ruindade total da Williams. Teve classificação decente e foi vítima do pit-stop em que não colocaram direito o pneu. Cena pastelão.
GP da Emília-Romanha – 4.5 – A sequência de corridas decentes foi interrompida em Ímola. E não é exagero dizer que, não fosse a reta final, com a perseguição de Norris mais firme para cima de Verstappen, a nota seria ainda pior. Talvez muito pior. O resto da prova foi tenebroso.
Melhores GPs – GP de Miami – 8.0
Pior GP – GP da Emília-Romanha – 4.5
Média: 6.1
MÉDIA DA TEMPORADA:
1º) Max Verstappen – 9.0
2º) Oliver Bearman – 8.0
3º) Lando Norris – 7.7
4º) Nico Hülkenberg – 7.7
5º) Carlos Sainz – 7.6
6º) Charles Leclerc – 7.6
7º) Oscar Piastri – 6.7
8º) Yuki Tsunoda – 6.4
9º) Fernando Alonso – 6.4
10º) George Russell – 6.3
11º) Sergio Pérez – 5.9
12º) Esteban Ocon – 5.7
13º) Pierre Gasly – 5.5
14º) Kevin Magnussen – 5.4
15º) Lewis Hamilton – 5.4
16º) Alexander Albon – 5.1
17º) Guanyu Zhou – 4.5
18º) Valtteri Bottas – 4.4
19º) Lance Stroll – 4.3
20º) Daniel Ricciardo – 4.2
21º) Logan Sargeant – 3.4
*Oliver Bearman atuou em apenas 1 corrida, substituindo Carlos Sainz na Ferrari.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.
SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E
25 de março de 2023
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP.
Comprar Ingresso com desconto
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube