Max Verstappen mostrou mais uma vez o que faz dele o grande favorito ao tricampeonato da Fórmula 1 e encaixou uma corrida impecável em Miami, chegando à vitória de número 38 na categoria

GP de Miami foi decidido por aquele piloto que escolheu a melhor estratégia de pneus para as 57 voltas na corrida deste domingo (7), mas também que teve um ritmo muito mais forte que o rival. E se a classificação bagunçada pela bandeira vermelha causada por Charles Leclerc deixou no ar a expectativa de, no mínimo, uma nova vitória de Sergio Pérez — fator que mudaria a disputa pelo título —, eis que Max Verstappen tratou de mostrar o que faz dele o grande favorito ao tri da Fórmula 1 em 2023.

Os pneus acabaram sendo o fator decisivo, e isso porque Verstappen, em nono no grid, optou pelos compostos duros para o primeiro stint. Era uma escolha óbvia, até, pois você retarda a parada o máximo possível para galgar quantas posições puder na pista. Só que calçado num RB19 nas mãos de Max, o que se viu foi mais um desempenho absurdo de um piloto merecidamente bicampeão da F1.

Verstappen parou apenas na volta 45 de 57. No cronômetro, a troca de 3s1 da Red Bull o devolveu à pista atrás de Pérez, mas o próprio mexicano sabia que não seria possível fazer muita coisa. Ele lutou, é claro: deu o lado de fora ao final do retão, dividiu a curva 1 com muito arrojo, mas a verdade é que o #1 não teve dificuldades para chegar à sua 38ª vitória na carreira. A Pérez, restou completar mais uma dobradinha da Red Bull, confirmando a superioridade dos taurinos comparados ao restante do grid. Fernando Alonso fechou o pódio, seguido de um aguerrido George Russell, em quarto.

Carlos Sainz, que protagonizou um bom duelo com o compatriota da Aston Martin pelo pódio por algumas voltas, acabou em quinto. Lewis Hamilton conquistou boas ultrapassagens nas voltas finais e ficou em sexto, à frente de um Charles Leclerc que passou boa parte da prova sofrendo para ultrapassar a HaasPierre GaslyEsteban Ocon e Kevin Magnussen fecharam o top-10

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen aos últimos colocados Oscar Piastri e Logan Sargeant, em uma Miami sem abandonos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

F1 2023, GP DE MIAMI, CORRIDA, DOMINGO, PÓDIO, FERNANDO ALONSO, ASTON MARTIN, AFP
Fernando Alonso celebra pódio do GP de Miami de F1 (Foto: AFP)

1º) Max Verstappen – 9.5 – Não pode ser 10 porque a classificação faz parte do fim de semana e o holandês vacilou no momento de definição da pole, mas o resto foi impressionante. Max pegou a mão da pista desde a sexta-feira e provou isso no domingo, com a melhor atuação individual do ano. Saiu atropelando todo mundo, trucidou Pérez na briga pela vitória, um passeio. E fez lindas ultrapassagens também.

2º) Sergio Pérez – 8.0 – A nota de Pérez gerou bastante discussão entre os membros do Ranking GP, a gente assume. É que o mexicano teve bom resultado, até teve boa postura quando atacado por Verstappen, fez a pole, mas deixou muito a desejar no ritmo puro, né? Faltou ali na hora de tentar fugir do ataque do holandês. Duro golpe para ele.

3º) Fernando Alonso – 9.0 – O líder do nosso Ranking GP 2023 teve mais uma grande atuação. Alonso vai empilhando ótimas corridas, parece que não falha. A Aston Martin é a segunda força? Não sabemos, mas Fernando, fatalmente, é. Mais um pódio, sem erros, tirando tudo do carro. Merece vencer corrida ainda, quem sabe?

George Russell largou e chegou na quarta posição em Miami (Foto: Mercedes)

4º) George Russell – 7.5 – Ótima exibição de Russell em Miami. O teto da Mercedes atual não é dos mais altos, mas o inglês claramente o atingiu. Destaque para a linda ultrapassagem que fez em cima de Gasly, em momento chave da prova.

5º) Carlos Sainz – 6.5 – Era um fim de semana muito bom de Sainz até a hora do pit-stop. Aí veio punição por exceder o limite de velocidade nos boxes seguida por um ritmo miserável de pneus duros. Muito difícil de entender uma queda tão brusca.

6º) Lewis Hamilton – 6.5 – Não passou nem perto da performance que teve Russell na classificação e em boa parte da corrida, mas cresceu na reta final, retomou um pouco de terreno e fez ali o que estava meio programado de fazer. Dia ok para o heptacampeão, boa recuperação.

7º) Charles Leclerc – 4.5 – Certamente um dos piores do fim de semana. O resultado em si foi ruim, a performance na corrida foi duvidosa, brigando muito com um modesto Magnussen, mas a classificação foi destruidora. Bateu no Q3 quando sonhava com a pole, largou em sétimo e: chegou em sétimo.

8º) Pierre Gasly – 8.0 – Depois de uma performance muito abaixo em Baku, Gasly retomou a ótima fase que vive no começo de 2023. O francês é um dos destaques do início da temporada, vai tirando tudo que pode de sua Alpine. Ainda chegou a andar mais na frente na prova, como fez na Austrália.

9º) Esteban Ocon – 7.0 – A estratégia de pneus se pagou, assim como no caso de Hamilton. Ocon teve ritmo muito competente, especialmente quando foi ficando com os compostos desgastados, mostrou valor. Chegou próximo de Gasly, mesmo largando atrás.

10º) Kevin Magnussen – 8.0 – Outro dos grandes destaques da prova: largou em quarto de forma surpreendente e marcou o pontinho que dava com a Haas. Merecia mais que o décimo lugar pela performance e combatividade que apresentou em Miami.

Pierre Gasly voltou aos pontos em Miami (Foto: Alpine)

11º) Yuki Tsunoda – 7.0 – Quem diria que Tsunoda estaria entre os melhores pilotos do começo do campeonato, hein? Não pontuou, mas merecia. Vai carregando a AlphaTauri nas costas, sempre no top-10 ou perto dele. Destaque para a largadaça que fez.

12º) Lance Stroll – 3.5 – Outro dos piores do fim de semana. Alonso largou em segundo, Stroll largou em 18º. Fernando chegou no pódio, Lance ficou fora dos pontos. Só não leva uma nota pior porque teve seus momentos de bom ritmo de pneus desgastados.

13º) Valtteri Bottas – 5.0 – Mais uma corrida daquele jeito de Bottas. Pelo menos chegou no Q3, fez uma boa largada, mas é só isso.

14º) Alex Albon – 6.0 – Uma performance mediana em um carro muito, muito ruim. Albon faz o que pode sempre e, desta vez, não cometeu erros. Sem culpa no fracasso da Williams.

15º) Nico Hülkenberg – 4.5 – Um dia abaixo de Hülk, que até sonhou com pontos, mas teve uma quebra que o impediu de fazer coisas maiores. Apenas se arrastou até a linha de chegada depois disso.

Que corrida muito ruim de Lando Norris em Miami (Foto: McLaren)

16º) Guanyu Zhou – 4.0 – Se Bottas foi regular, Zhou foi mal. Não foi ao Q3, não teve competitividade alguma na corrida.

17º) Lando Norris – 4.0 – Irreconhecível em Miami. Tudo bem que a McLaren estava um horror completo, mas a gente sempre espera alguma coisa de Norris. Não mostrou nada.

18º) Nyck de Vries – 2.5 – Não ficou em último! Mas isso é um detalhe, sinceramente. Tomou um baita atraso de Tsunoda, bateu na largada, muito fora de ritmo, fora de tempo, de tudo. Ganha um pontinho porque foi ao Q2.

19º) Oscar Piastri – 2.5 – Ficou atrás de De Vries!

20º) Logan Sargeant – 2.5 – Ficou atrás de Piastri, que ficou atrás de De Vries!

GP de Miami – 7.0 – Concorre fortemente ao posto de melhor corrida da temporada até aqui, o que diz muito mais sobre o campeonato do que sobre a prova em Miami. Em geral, uma etapa ok que acabou beneficiada pela necessidade de Verstappen de sair jantando o pelotão. Mas nada espetacular, claro.

Melhor GP – GP da Austrália – 8.0
Pior GP – GP do Azerbaijão – 4.5
Média: 6.6

Fernando Alonso lidera o Ranking GP 2023 (Foto: AFP)

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Fernando Alonso – 8.7
2º) Max Verstappen – 8.6
3º) Sergio Pérez – 7.8
4º) Lewis Hamilton – 7.2
5º) Pierre Gasly – 6.9
6º) George Russell – 6.9
7º) Yuki Tsunoda – 6.7
8º) Alex Albon – 6.4
9º) Lance Stroll – 6.3
10º) Carlos Sainz – 6.2
11º) Nico Hülkenberg – 6.1
12º) Charles Leclerc – 5.9
13º) Kevin Magnussen – 5.9
14º) Oscar Piastri – 5.6
15º) Lando Norris – 5.5
16º) Esteban Ocon – 5.2
17º) Guanyu Zhou – 4.8
18º) Valtteri Bottas – 4.7
19º) Logan Sargeant – 4.4
20º) Nyck de Vries – 3.1

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar