No adeus do GT Brasil, Derani e Ricci levam Ferrari à vitória

Cláudio Ricci e Rafael Derani, duo campeão do GT Brasil em 2009, quebrou o jejum de quase dois anos sem vitória e triunfou na última prova da categoria no lendário circuito de Jacarepaguá

 

A última prova da história do GT Brasil no mitológico circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, foi marcada pela queda de um jejum de já perdurava há quase dois anos. Veteranos da categoria, Cláudio Ricci e Rafael Derani, campeões em 2009, surpreenderam os favoritos de Audi, Mercedes e BMW ao levarem a Ferrari ao topo do pódio na segunda bateria do fim de semana, disputada neste ensolarado domingo (22) no autódromo carioca.

O início da corrida foi marcado por um incidente envolvendo Marcelo Hahn, parceiro de Allam Khodair na Lamborghini, e Cláudio Dahruj, companheiro de equipe e colega de Cacá Bueno na condução da BMW de número 0. Logo após a largada, na entrada da curva, o campineiro Dahruj atingiu o Gallardo LP600+ de Hahn, que acabou rodando e batendo em outros dois carros antes de abandonar. Por conta da ocorrência, a dupla da montadora bávara foi excluída.

 

Ricci e Derani celebram fim do jejum de dois anos sem vitória no adeus a Jacarepaguá (Foto: Fernanda Freixosa/GT Brasil)

Largando na pole, Derani conseguiu abrir vantagem, mas mesmo sem ter dois adversários fortes na luta pela vitória, sua vida não foi fácil, pois tinha a oposição dos irmãos Fábio e Wagner Ebrahim, com Audi, e Paulo Bonifácio, o ‘Boni’, e Sergio Jimenez, da Mercedes. Mesmo diante de rivais tão poderosos e em uma pista de asfalto muito abrasivo, Derani e Ricci levaram a Ferrari à vitória no lendário circuito carioca, que será destruído para dar lugar ao Parque Olímpico, uma das sedes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Como nem poderia ser diferente, o duo vencedor celebrou a conquista após quase dois anos longe do pódio no GT Brasil. “Nós tivemos a chance de desenvolver a Ferrari para esta prova e colhemos os resultados por isso", disse Derani. “Na corrida de ontem estávamos rápidos e chegando num bom resultado e acabamos sofrendo uma quebra no final que nos prejudicou. Hoje largamos na pole, mantivemos um bom ritmo e mesmo com um grande desgaste de pneus conseguimos este excelente resultado”, comentou o piloto, destacando a abrasividade do asfalto carioca.

Ricci, ex-Stock Car, elogiou o desempenho do parceiro em Jacarepaguá. "Tivemos um final de semana muito bom. O Rafa fez a diferença e tudo que conquistamos é porque lutamos pelo resultado. Infelizmente ontem tivemos azar, mas hoje a sorte veio”, celebrou. “Estamos longe ainda na briga pelo título, mas não estamos ainda nem na metade do campeonato, então podemos ir atrás dos nossos concorrentes. Fico feliz pela vitória, mas ao mesmo tempo é triste por ser na última corrida aqui no Rio”, completou o vencedor da prova deste domingo.

Com Audi R8 LMS, os irmãos Ebrahim cruzaram a linha de chegada de Jacarepaguá em segundo, longe 3s033 de Derani e Ricci. Por sua vez, Boni e Jimenez levaram a Mercedes ao pódio e fecharam uma jornada positiva no Rio de Janeiro depois de conquistarem a vitória na etapa de abertura da rodada, no sábado. Valdeno Brito e Constantino Jr. terminaram em quarto lugar com a BMW de número 1, enquanto Popó Bueno, que guiou o Ford GT ao lado de Marcelo Franco, completou o rol dos cinco primeiros.

Na categoria GT Premium, a vitória ficou com Andersom Toso e Carlos Kray, que levaram a Lamborghini ao lugar mais alto do pódio. Já na GT4, venceram Valter Pinheiro e Leonardo Burti, com o belo Lotus Evora GT4 pintado em verde e amarelo. Contudo, uma vistoria técnica realizada logo após a prova impugnou o resultado, desclassificou a dupla e deu a vitória a Matheus Stumpf e Patrick Gonçalves, da BMW.

Sexto lugar em Jacarepaguá, Duda Rosa e Cleber Faria aproveitaram os infortúnios com Khodair/Hahn e Bueno/Dahruj para assumirem a liderança da temporada. Agora, a dupla da Mercedes soma exatos 100 pontos, dois a mais em relação ao duo da Lamborghini. Em sua primeira temporada no GT Brasil, Cacá, ao lado do parceiro Dahruj, tem agora 95 pontos. Vencedores do dia, Ricci e Derani somam 69 e estão na oitava colocação da classificação geral.

A próxima etapa da temporada 2012 do GT Brasil está marcada para Salvador, entre os dias 1º e 2 de setembro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.