Palou e Ganassi não chegam a acordo em disputa contratual após primeira mediação

A primeira tentativa de mediação entre Álex Palou e a Ganassi terminou sem acordo. As duas partes seguem tentando costurar um acordo para evitar que o processo vá a julgamento na justiça federal americana

INDY 2022: COMO ESTARIA COM PONTUAÇÃO DA FÓRMULA 1?

A disputa judicial entre a Ganassi e o piloto Álex Palou, atual campeão da Indy, parece estar longe de ser resolvida. As duas partes não chegaram a um acordo durante as primeiras audiências de mediação. Com a possibilidade do processo ser resolvido na justiça federal americana, Palou e a Ganassi concordaram em tentar uma segunda mediação para costurar um acordo para a saída do espanhol da equipe.

“É verdade que ainda há mediação acontecendo”, revelou Álex à revista americana Racer. “Parecia que tudo aconteceria muito rápido antes mesmo da temporada terminar, o que teria tornado minha preparação para as últimas corridas um pouco caótica e nada ideal. Mas, com a mediação e todo o progresso que foi feito desde então, tenho sido capaz de manter o foco. Acho que está indo bem”, concluiu o espanhol.

De acordo com a Racer, as duas partes estiveram longe de chegar a um acordo. Palou claramente deseja deixar a Ganassi rumo à McLaren, seja no carro #7 na Indy ou até mesmo na Fórmula 1, caso a equipe britânica perca a disputa contratual pelo australiano Oscar Piastri com a Alpine.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Álex Palou segue sem saber onde vai correr em 2023 (Foto: IndyCar)

Já o desejo da Ganassi segue uma incógnita. A equipe pode optar por pedir uma compensação financeira para liberar o espanhol de seu contrato ou até mesmo buscar uma resolução que impeça Palou de correr nos próximos anos, já que manter o atual campeão da Indy descontente na equipe não parece ser uma opção viável.

Também de acordo com a revista americana, não há uma data limite para a rodada atual de mediação terminar. Assim, as conversas devem continuar após a temporada, um desejo de Palou, que não queria perder o foco na reta final da temporada da Indy. A Ganassi, por outro lado, busca uma resolução o mais breve possível, já que precisa definir quem será o piloto do carro #10 para 2023.

Álex Palou durante o GP de Gateway (Foto: IndyCar)

O imbróglio público entre Ganassi e Palou estourou no início de julho. A equipe anunciou que tinha exercido a opção para manter o espanhol atual campeão da Indy na temporada 2023. Horas depois, Álex desmentiu a informação nas redes sociais, acusou o time de ter associado uma fala ao seu nome sem autorização, e posteriormente, a McLaren anunciou a contratação do piloto.

No comunicado da McLaren, não ficou claro em qual categoria Álex vai correr em 2023, apenas confirmando que o espanhol fará parte do programa de testes de carros anteriores da Fórmula 1, no qual Colton Herta e Pato O’Ward, também pilotos da Indy, já participam. Para a próxima temporada, o time tem Lando Norris confirmado na F1 Alexander Rossi confirmado na Indy. O tweet de anúncio de Palou foi apagado recentemente pela equipe britânica.

Enquanto o processo e as tentativas de costurar um acordo via mediação seguem, Palou e a Ganassi seguem focados em uma improvável busca pelo bicampeonato. Álex ocupa atualmente a quinta posição na classificação da Indy, 43 pontos atrás do líder Will Power, da Penske. A categoria retorna neste domingo (4) para o GP de Portland, penúltima etapa da temporada de 2022, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

GANASSI APOSTA EM HISTÓRICO EM PORTLAND NA GUERRA CONTRA PENSKE NA INDY 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.