Collet vê “jogo diferente” nos ovais, mas destaca aprendizado por título da Indy NXT

Com uma vitória, alcançada no GP de Mid-Ohio, Caio Collet foi o melhor novato na temporada deste ano e mira título da Indy NXT em 2025

Caio Collet foi um dos destaques da temporada 2024 da Indy NXT, terminando o campeonato de estreia como melhor novato e terceiro colocado na classificação, atrás apenas de Louis Foster e Jacob Abel. Após o primeiro ano nos Estados Unidos, o brasileiro acredita que pode brigar pelo título da categoria de acesso à Indy em 2025, muito pela experiência adquirida — inclusive, nos circuitos ovais.

Após anos na Europa, Collet mudou de rota e, ao que tudo indica, caiu nas graças de Henry Malukas, pai de David Malukas e proprietário da HMD. O brasileiro garantiu a renovação de contrato para a Indy NXT 2025, quando espera conquistar o título, que garante uma bolsa de US$ 850 mil [cerca de R$ 4,61 milhões] para utilizar na Indy. O valor não é suficiente para a temporada completa, mas, certamente, garantirá a presença em algumas etapas.

“Acho que no próximo ano vamos poder correr desde o começo, sabendo exatamente o que fazer em todas as pistas, sem perder tempo em aprender o traçado ou coisas do tipo. Acho que é algo a meu favor”, apontou.

Collet teve pela frente o desafio de correr em circuitos ovais pela primeira vez na carreira. As duas primeiras corridas foram bem duras para o brasileiro, que se envolveu em acidentes — rodou em Iowa e bateu com Jamie Chadwick em Gateway. Em Milwaukee, concluiu na oitava posição, mas encerrou a temporada em alta, com o terceiro lugar em Nashville. Quatro etapas que trouxeram uma experiência valiosa para 2025.

Caio Collet é um vencedor na Indy NXT (Foto: Indycar)

“O jogo é diferente nos ovais. Aprendi de um modo duro no começo da temporada. São muitos detalhes existentes em um oval, seja na corrida ou na classificação. Você tem de tratar as coisas separadamente se compararmos com os circuitos mistos”, declarou Collet.

“Estou feliz de ter terminado a temporada de uma maneira forte. Obviamente, ajuda na preparação que vem pela frente. Isso é muito importante”, completou.

O ponto alto de Collet na temporada foi com a vitória no GP de Mid-Ohio, onde dominou completamente as ações, liderando todos os treinos, cravando a pole-position e vencendo de ponta a ponta. No geral, o brasileiro destacou o desempenho em circuitos mistos e de rua como um todo.

“Fomos muito bem nos circuitos mistos e de rua. Sofremos um pouco nas primeiras duas rodadas, mas depois de Indianápolis, estivemos sempre próximos do Louis [Foster] e Jacob [Abel]. Acho que esse é um ponto forte, algo que me deixou muito feliz. Devemos manter e até melhorar para o próximo ano”, encerrou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Indy adota sistema de charters para 2025: mas o que isso quer dizer?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.