Herta impõe domínio anormal para Indy e tem maior favoritismo do ano em Nashville

Colton Herta sobrou de forma poucas vezes vista na Indy em todas as atividades até aqui em Nashville. Se vai vencer é outro papo, mas o americano chega com favoritismo gigantesco para voltar para o páreo em 2021

O esporte é uma caixinha de surpresas, mas poucas vezes a Indy viu, nos últimos tempos, um favoritismo tão grande quanto o do pole Colton Herta para o estreante GP de Nashville. No traiçoeiro e muito ondulado traçado de rua que debuta no calendário, o americano pegou a mão como nenhum outro. Colton não só vem escapando do muro, mas tirando voltas que, por vezes, são segundos mais velozes que as dos rivais diretos.

O domínio de Colton foi visto em todas as atividades de pista até agora. Não é que foi um lapso no Fast Six, uma classificação forte e boa. Não, Herta dominou do primeiro treino livre à definição do grid e sempre com margens assustadoramente grandes para os oponentes.

Vamos colocar isso em números? A distância de Herta para o segundo colocado no TL1 foi de 0s377, no TL2, 0s476 e na classificação, quando teoricamente as coisas ficariam mais equilibradas, de 0s549. E não estamos falando de Elkhart Lake, mas de uma pista em que uma volta voadora se dá em cerca de 1min14s. É muita diferença.

Colton Herta tem se dado muito bem em Nashville (Foto: IndyCar)

Cravar qualquer coisa no esporte é sempre um risco, no automobilismo não é diferente e na Indy isso é ainda mais difícil, mas há ali um favoritismo indiscutível para o americano. O que, então, pode jogar contra a supremacia de Herta?

O primeiro fator é claro e óbvio: a temporada absolutamente decepcionante que faz a Andretti. A equipe parece que sempre tem dado um jeito de perder as corridas e, definitivamente, pode atrapalhar os planos de seu piloto principal. Mas e se a Andretti fizer tudo certo?

Aí vai tudo ficar por conta de Herta e da pista, é claro. O calor absurdo pode afetar, as muitas ondulações do circuito podem atrapalhar e, obviamente, os rivais não podem ser descartados. Entre eles, destaque especial para Scott Dixon, que finalmente teve uma boa classificação e, saindo de segundo, pode fazer uma de suas largadas magistrais seguidas por suas estratégias altamente eficientes.

Álex Palou pode aprontar (Foto: IndyCar)

Entre os demais favoritos, cenário desfavorável. Pato O’Ward sai em oitavo e, apesar da McLaren parecer bem no fim de semana, a Chevrolet tem tomado atraso da Honda. Álex Palou, de nono, tem chances melhores, já que só sai do meio do pelotão por conta de punição. Josef Newgarden, por sua vez, não se encontrou ainda na pista de casa e deu no muro no Q2, ficando em 12º.

A estreia de Nashville na Indy deve ter um ‘todos contra Herta’. O americano já mostrou diversas vezes que, se depender dele, aguenta a pressão. Caso consiga mais uma vez, pode até voltar de forma inesperada para a briga pelo título de 2021.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Como ficou o top-10 da Indy após o GP de Mid-Ohio?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.