Colton Herta foi um dos principais nomes do criticado Desafio do US$ 1 Milhão da Indy, realizado no último domingo (24). Após se classificar para a corrida principal, o piloto da Andretti chamou atenção por retardar o ritmo na metade inicial da prova para poupar pneus, já que uma pausa de 10 minutos para reabastecimento e uma relargada estavam previstos.
A estratégia de Herta funcionou, e o piloto americano saiu de décimo para quarto no stint final, levando um prêmio de US$ 80 mil (cerca de R$ 400 mil pela cotação atual) depois de ultrapassar Marcus Armstrong nos giros finais do Desafio, vencido por Álex Palou.
“Estávamos falando sobre. Em termos de ritmo, poderíamos ganhar seis lugares, no máximo, se tivéssemos sorte e alguns carros tivessem problemas, mas se economizássemos pneus, conseguiríamos mais. Foi o que tentamos. O desgaste é muito alto na pista, então conseguimos subir até o quarto lugar”, comentou o americano da Andretti.
Herta também mencionou que não ficou triste pela oportunidade de não brigar pela vitória. Palou, da Ganassi, foi amplamente dominante e não perdeu a liderança em nenhum momento das 20 voltas do evento principal, levando o prêmio máximo de US$ 500 mil (cerca de R$ 2,5 milhões).
“Quarto lugar não é tão ruim por onde largamos. As pessoas queriam ver os 12 brigando, mas você teve isso na segunda metade. Para nós, chegar ao top-5 só era possível com algo diferente. Nossa estratégia funcionou. Foi bem divertido”, concluiu.
A Indy só retorna daqui quatro semanas com o GP de Long Beach, agora valendo pontos para o campeonato, no dia 21 de abril, que acontece no circuito de rua montado na Califórnia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.