Malukas admite “temporada caótica” na Indy e fala em “recomeço” na Foyt em 2025

David Malukas afirma que "nada saiu como planejado" em 2024. O piloto viu contrato com McLaren encerrado após lesão de mountain bike

David Malukas surpreendeu os bastidores da Indy ao anunciar na última terça-feira (13) que disputará a temporada 2025 pela Foyt. O norte-americano listou alguns motivos para deixar a Meyer Shank ao final do atual campeonato, mas destacou que mira um recomeço depois de um “ano caótico”, como admitiu.

De fato, a temporada de Malukas saiu do prumo. O piloto começou o ano contratado pela McLaren, mas antes de iniciar o campeonato, fraturou a mão após cair de mountain bike. A previsão era de que o norte-americano pudesse assumir o carro no final de março, o que daria a possibilidade dele disputar o Desafio do US$ 1 Milhão, segundo evento de 2024 da Indy. Caso não fosse possível, a expectativa do time era de que o piloto assumisse o #6 no GP de Long Beach, que seria realizado quase um mês depois.

Malukas não se recuperou a tempo da etapa da Califórnia e nem da seguinte, o GP do Alabama, o que fez a McLaren rescindir o acordo. O norte-americano só esteve apto a pilotar no final de junho, no GP de Laguna Seca — nesse momento, assumiu a vaga do #66 da Meyer Shank, que ficou aberta após a demissão de Tom Blomqvist e que teve Helio Castroneves, um dos sócios da equipe, em Detroit e Road America.

Malukas também oscilou dentro da pista. Mostrou em Toronto o talento que encantou boa parte do paddock da Indy nas temporadas passadas ao conquistar o sexto lugar, melhor resultado do carro no ano. Desempenho que contrastou à rodada na primeira volta da corrida 1 de Iowa, que ocasionou um strike antes de sair da segunda curva. Por essas e outras, o norte-americano almeja um novo começo para 2025.

David Malukas tem nova casa em 2025 (Foto: Indycar)

“Para mim, a temporada 2024 tem sido muito caótica e não saiu como foi planejado. Estou ansioso por um novo começo e para fazer parte de uma equipe tão especial”, declarou.

Malukas enalteceu a parceria que a Foyt tem com a Penske, o que fez a equipe dar um salto de qualidade — recebeu alguns engenheiros do time de Roger Penske, além de ambas compartilharem dados. Apesar de Sting Ray Robb não acompanhar, Santino Ferrucci é o 10º do campeonato, com sete corridas no top-10 — retrato bem diferente das últimas temporadas, quando o time andava no fundo do grid.

“A parceria técnica com a Penske tem sido claramente benéfica. Quero ter certeza de que vamos construir o ambiente certo, não apenas para mim, mas para mecânicos, engenheiros e todos os outros que fazem parte da equipe”, destacou Malukas.

“Tenho poucos anos na Indy, mas descobri que uma forte dinâmica de equipe é fundamental para o sucesso. Se nos concentrarmos em construir uma boa química, confio que os resultados virão”, encerrou.

Indy retorna neste fim de semana com a etapa no oval de Gateway, que será disputada na noite do sábado (17) em Madison, no Illinois.

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