“Direitos, justiça e oportunidade”: Hildebrand pede igualdade racial em capacete na Indy 500

JR Hildebrand se juntou aos movimentos por igualdade racial e preparou uma pintura especial para o capacete das 500 Milhas de Indianápolis de 2020

JR Hildebrand apresentou uma nova pintura de capacete para as 500 Milhas de Indianápolis de 2020. Nesta quinta-feira (20), o americano da Dreyer & Reinbold, que vai largar em 32º, mostrou ao mundo um casco que pede igualdade racial, em mais um movimento do mundo do automobilismo depois da morte de George Floyd pelas mãos de policiais brancos em Minnesota.

Lewis Hamilton, único piloto preto do grid da Fórmula 1, levou as manifestações do ‘Vidas Negras Importam’ para a categoria, enquanto Bubba Wallace, na Nascar, ajudou o movimento a ganhar força nos EUA, mas também foi alvo de atos preconceituosos, especialmente quando se posicionou pelo fim do uso da bandeira confederada nos autódromos, um símbolo dos tempos da escravidão.

JR Hildebrand pede igualdade racial nas 500 Milhas de Indianápolis (Foto: Reprodução/Twitter)

Diversos pilotos da Indy manifestaram solidariedade a Bubba na oportunidade, mas o capacete de Hildebrand é um passo adiante. Com uma pintura preta, o californiano de 32 anos escreveu “direitos, justiça e oportunidade”, pedindo igualdade racial nos EUA.

“Nos últimos meses, percebi o quão profundamente valorizo esses três elementos fundamentais da construção dos EUA. E como é importante que exista um trabalho que siga sendo feito para garantir que esses três pontos sejam reais e atingidos de maneira igualitária. Eu vejo um fato indiscutível de como nem todos são tratados da mesma forma neste país: americanos pretos e outras etnias e minorias raciais enfrentam isso há muito tempo e isso não é bom para ninguém. Então, para o meu capacete da Indy 500 2020, escolhi tirar meu nome e colocar essas três palavras para reafirmar o que eu espero do país e o que eu acho que seria a melhor América que poderíamos oferecer aos outros. Vamos juntos nessa, pelo futuro, com tudo”, escreveu.

JR Hildebrand larga em 32º na Indy 500 2020 (Foto: IndyCar)

Marcado até hoje pelo segundo lugar em 2011, quando liderava até bater na última curva em sua aparição como novato na Indy 500, Hildebrand vai correr com o carro #67. Nos últimos três campeonatos, o americano só atuou na principal prova do calendário.

Dono de três temporadas completas na Indy, Hildebrand tem quatro top-10 em suas nove participações na Indy 500 com Panther, Carpenter e DRR. No ano passado, o americano ficou com a 20ª colocação.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.