Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Indy

DRR joga bote salva-vidas e resgata Rahal para substituir Wilson na Indy 500

Dreyer & Reinbold teve de agir rápido e escolher um substituto apenas algumas horas depois da confirmação de que Stefan Wilson está fora da Indy 500. Graham Rahal, porém, larga em último

Mesmo após ser eliminado no Bump Day, Rahal estará na disputa da Indy 500 (Foto: Chris Jones / Divulgação - IndyCar Series)

Mesmo após ser eliminado no Bump Day, Rahal estará na disputa da Indy 500 (Foto: Chris Jones / Divulgação - IndyCar Series)

 
https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Acidente-Legge-Wilson-Indy-500-2023-2.mp4
O acidente de Legge e Wilson (Vídeo: Indycar)

A Dreyer & Reinbold teve horas agitadas entre a tarde da última segunda-feira e a manhã desta terça-feira (23). Após o primeiro grande acidente da preparação para a edição 2023 das 500 Milhas de Indianápolis mandar Stefan Wilson para o hospital e tirá-lo da corrida, a equipe teve de buscar um substituto. A decisão foi convocar Graham Rahal para o #24.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

É uma verdadeira ação de resgate da DRR, que salva Rahal e dá a ele um lugar no grid. Foi ele quem se deu pior nas dificuldades da RLL na classificação em Indianápolis no fim de semana e acabou sendo o 34º e último colocado na formação do grid. Assim, foi ‘bumpado’ e ficou eliminado para a corrida, algo que rendeu um “coração partido”. Não largaria. Agora, porém, forma o grid.

A vida de Rahal não será simples, porque terá de encontrar um novo carro e se preparar para largar na última colocação. Independente da posição de Wilson, que era o 25º lugar, o que classifica na Indy 500 é a junção carro-piloto. Assim, a vaga permanece com o carro, mas a posição do piloto se perde. Rahal larga em último e todo mundo que sairia entre 26º e 33º ganha uma posição. Parte de uma equipe com motor Honda, agora terá de se acostumar com o Chevrolet.

“Estamos animados em colocar Graham no carro, foi uma situação complicada e o Stefan ainda está passando por uma avaliação maior hoje no hospital. Tinham muitas barreiras que impediam o acordo, muitos conflitos, mas é a Indy 500 e todo mundo trabalha junto para fazer o evento ser tão especial”, disse Dennis Reinbold, dono da equipe.

Rahal ficou fora da Indy 500. Mas só por dois dias IFoto: Indycar)

Aliás, Rahal já defendeu a DRR anteriormente: foi em Iowa, 2010, quando substituiu um também contundido Mike Conway. Largou no 17º lugar e chegou a liderar a prova por nove voltas antes de terminar na nona colocação.

“Primeiro de tudo: eu sinto muito pelo Stef, ver o que aconteceu com ele nunca é bom. Sei que agora ele está em uma montanha-russa de emoções, a família Wilson teve impacto muito forte na minha vida. Quando recebi a ligação do Dennis, ontem de tarde, me senti convocado a vir e preencher essa vaga. É a vaga do Stef, o carro dele, uma honra estar aqui”, comentou Graham.

Wilson viu a sorte acabar de vez no treino livre da última segunda-feira. Uma pancada que envolveu também Katherine Legge rendeu fratura na 12ª vértebra torácica e definiu a impossibilidade médica de participar na prova. O piloto teve de passar a noite no hospital para ser observado, mas não teve maiores lesões.

O acidente aconteceu quando o treino passou de 1h10 de duração e tinha apenas 49 minutos restantes. Wilson sofreu uma súbita desaceleração e foi acertado em cheio pelo RLL de Legge. Ambos pilotos pararam no muro após o choque. Stefan precisou ser resgatado pelo time médico e foi levado ao hospital mais próximo, enquanto Katherine foi liberada ainda no centro médico do IMS.

Irmão do falecido piloto Justin, Stefan iria para a quinta participação nas 500 Milhas de Indianápolis. O melhor resultado foi um 15º lugar em 2018, pela Andretti, Nesta edição, o piloto foi inscrito no carro #24 da Dreyer & Reinbold em parceria com a Cusick Motorsports. Ele largaria da 25ª posição, escapando da disputa do Bump.

A largada das 500 Milhas de Indianápolis está marcada para às 13h30 (de Brasília, GMT-3) do próximo domingo (28), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Acidente-Legge-Wilson-Indy-500-2023.mp4
O acidente de Legge e Wilson por outro ângulo (Vídeo: Indycar)