Franchitti marca melhor tempo, mas perde dez posições, e Viso larga na pole pela primeira vez na carreira

O venezuelano Ernesto Viso vai largar na pole-position pela primeira vez na carreira na Indy neste sábado (1), em Detroit. Melhor brasileiro do grid, Helio Castroneves começará a corrida na 12ª posição

Confira o grid de largada ilustrado na arte de Rodrigo Berton
As imagens da sexta-feira em Detroit
Acompanhe a cobertura da Indy 2013 no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Seis corridas, três poles da Andretti e agora com o terceiro piloto diferente. É Ernesto Viso quem vai liderar o pelotão, neste sábado, quando os 25 pilotos da Indy largarem para a primeira corrida da rodada dupla de Detroit.

A primeira pole-position da carreira do venezuelano foi herdada devido à punição imposta a Dario Franchitti. O escocês da Ganassi foi quem efetivamente marcou o melhor tempo no Fast Six, a última fase do treino classificatório realizado na tarde desta sexta-feira (31). Contudo, devido a uma troca de motor não-autorizada, ele perdeu dez posições e vai largar somente em 11º.

Viso sobressaiu em uma classificação que começou com pista molhada (Foto: John Cote/IndyCar)

Ao lado de Viso na hora da largada estará o inglês Mike Conway, que assumiu o carro que era de Bia Figueiredo até as 500 Milhas de Indianápolis na equipe Dale Coyne. Ele apresentou um bom rendimento desde o início dos treinos e chegou com méritos ao Q3. James Jakes, Ryan Hunter-Reay e Alex Tagliani foram os outros pilotos que participaram do Fast Six e vão largar em terceiro, quarto e quinto, respectivamente.

Os brasileiros não se destacaram: Helio Castroneves rodou na segunda fase da classificação, provocou uma bandeira vermelha e, com isso, vai largar na 12ª posição; Tony Kanaan, por sua vez, sequer passou do Q1 e estará apenas na 19ª colocação.

Antes de largarem para a primeira corrida do fim de semana, às 16h50 deste sábado, porém, os pilotos precisarão passar por outra tomada de tempos, a que definirá o grid da segunda prova, marcada para o domingo.

Q1: Tagliani e Sato lideram com a pista molhada. Kanaan fica pelo caminho

Já não estava chovendo quando a bandeira verde baixou no circuito de Belle Isle autorizando o início do treino classificatório para a corrida deste sábado em Detroit. Contudo, a pista ainda estava um tanto molhada, e os pilotos optaram por utilizar, em um primeiro momento, pneus para pista molhada.

Quem puxou a fila foi Alex Tagliani, que liderou único treino livre do fim de semana, realizado na manhã desta sexta, disposto a manter a boa forma. E o canadense, ao término dos dez minutos de atividade, conseguiu cumprir essa tarefa ao superar Tristan Vautier por míseros 0s050.

A sessão correu tranquila até o final, quando o norte-americano Charlie Kimball rodou e provocou uma bandeira amarela localizada. Mesmo assim, isso não impediu que os demais melhorassem seus tempos na última tentativa, já com a pista mais seca. Assim, Sébastien Bourdais caiu de terceiro para oitavo, superado por Ryan Hunter-Reay, James Jakes, Simon Pagenaud, Dario Franchitti e AJ Allmendinger – este último foi o primeiro eliminado.

Além da Penske de Allmendinger, dois carros da Andretti também não conseguiram avançar ao Q2: líder do campeonato, Marco Andretti ficou em décimo lugar no Grupo 1, logo à frente de James Hinchcliffe.

Os dois brasileiros integraram o Grupo 2, que entrou na pista liderado por Will Power e com o traçado já em condições bem melhores. Rapidamente, os tempos se mostraram bem mais baixos que os do Grupo 1. Na metade da sessão, Takuma Sato pulou para primeiro ao registrar um tempo 7s melhor que o de Tagliani.

O japonês ainda chegou a ser ultrapassado por Mike Conway, que está no carro que era da brasileira Bia Figueiredo, mas tratou de retomar a ponta. No fim das contas, o melhor tempo do Q1 foi 1min28s410. Conway ficou em segundo, seguido por Power, Ernesto Viso, Sebastián Saavedra e Helio Castroneves. Vencedor e pole-position das 500 Milhas de Indianápolis, Tony Kanaan e Ed Carpenter ficaram apenas em décimo e 12º, respectivamente.

Q2: Hunter-Reay marca melhor tempo. Castroneves roda e larga em 12º

Não é porque a pista estava melhor que os 12 pilotos que passaram para o Q2 tentaram arriscar. Todos deixaram os boxes com pneus de chuva, fizeram a primeira tentativa – Tagliani foi o mais rápido nesse primeiro momento – e retornaram aos pits para colocar pneus slicks.

Os tempos de todos então despencaram mais de 7s. Hunter-Reay imprimiu um ritmo forte, cravou 1min20s248 e assumiu a primeira colocação, à frente de Franchitti, Conway, Tagliani, Viso e Jakes.

Tentando entrar nesse grupo e avançar para a disputa pela pole-position, Castroneves cometeu um erro a quatro minutos do fim e rodou na curva 3. O brasileiro ficou parado ali por algum tempo e a direção de prova manteve uma bandeira amarela localizada por dois minutos até dar bandeira vermelha para remover a Penske do local. Na prática, o treino se encerrou naquele momento.

De fora da briga pela pole ficaram, junto de Castroneves, Vautier, Sato, Pagenaud, Power e Saavedra. Isso resultou em um Fast Six um tanto diferente, com quatro carros da Honda e apenas dois da Chevrolet e três pilotos que não vinham frequentando as primeiras posições nas últimas corridas.

Q3: Viso capitaliza em cima de punição de Franchitti e fica com pole

Conway foi o primeiro a deixar os boxes na última parte do treino classificatório em Detroit. O inglês completou sua primeira volta em 1min20s474 e emendou uma segunda tentativa, mas não conseguiu melhorar. Na terceira, aí sim, um tempo melhor: 1min19s828. Nesse intervalo, Jakes subiu para segundo no carro da RLL, à frente de Tagliani e Franchitti.

Os pilotos da Andretti esperaram a última metade do treino para entrar em ação e, quando finalmente entraram na pista, Hunter-Reay rodou na curva 3. Sorte dele que ele não acertou o muro de proteção e pôde continuar brigando pela pole-position.

Dario Franchitti em ação no molhado traçado de Detroit (Foto: John Cote/IndyCar)

Por outro lado, Viso tratou de dar uma boa volta ao redor do traçado de Belle Isle para alcançar à primeira posição. O venezuelano rapidamente foi superado por Franchitti, mas continuava sendo o dono da pole provisória, já que o escocês perderia dez posições por ter feito uma troca de motor não-autorizada.

Nos minutos finais, Conway conseguiu andar mais rápido do que antes, mas isso foi o suficiente apenas para que ele superasse Jakes. O mesmo valeu para Hunter-Reay, que foi mais veloz apenas em relação a Tagliani.

Indy, Detroit, Belle Isle, classificação 1, grid de largada:

1 Ernesto VISO VEN Andretti Chevrolet   1:19.557  
2 Mike CONWAY ING RLL Honda   1:19.828 +0.271
3 James JAKES ING RLL Honda   1:19.989 +0.432
4 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Chevrolet   1:20.003 +0.446
5 Alex TAGLIANI CAN Bryan Herta Honda   1:20.351 +0.794
6 Tristan VAUTIER FRA Schmidt Peterson Honda   1:22.499 +2.942
7 Takuma SATO JAP Foyt Honda   1:22.716 +3.159
8 Simon PAGENAUD FRA Schmidt Hamilton Honda   1:22.825 +3.268
9 Will POWER AUS Penske Chevrolet   1:22.953 +3.396
10 Sebastián SAAVEDRA COL Dragon Chevrolet   1:22.805 +3.248
11 Dario FRANCHITTI ESC Ganassi Honda P +10 1:19.331  
12 Helio CASTRONEVES BRA Penske Chevrolet      
13 AJ ALLMENDINGER EUA Penske Chevrolet   1:37.716 +18.159
14 Sébastien BOURDAIS FRA Dragon Chevrolet   1:37.802 +18.245
15 Scott DIXON NZL Ganassi Honda   1:30.692 +11.135
16 Justin WILSON ING Dale Coyne Chevrolet   1:37.889 +18.332
17 Simona DE SILVESTRO SUI KV Chevrolet   1:31.062 +11.505
18 Marco ANDRETTI EUA Andretti Chevrolet   1:37.072 +17.515
19 Tony KANAAN BRA KV Chevrolet   1:31.555 +11.998
20 James HINCHCLIFFE CAN Andretti Chevrolet   1:38.200 +18.643
21 Ryan BRISCOE AUS Penske Chevrolet   1:31.622 +11.633
22 Ed CARPENTER EUA Carpenter Chevrolet   1:33.391 +13.388
23 Graham RAHAL EUA RLL Honda P +10 1:30.525 +10.174
24 Josef NEWGARDEN EUA Fisher Hartman Honda P +10 1:38.865 +18.643
25 Charlie KIMBALL EUA Ganassi Honda P +10 1:44.031 +24.474

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.