Rahal defende botão de ultrapassagem na Indy e critica DRS da F1: “É uma porcaria”

O piloto da RLL perdeu a prova em Indianápolis por 0s4 para Scott Dixon e, mesmo assim, defendeu a versão de estímulo para ultrapassagem usada na Indy em detrimento da escolhida pela F1

Graham Rahal segue com o jejum de vitórias na Indy desde 2017, mas passou perto no último fim de semana, quando ficou apenas 0s4 atrás de Scott Dixon no GP de Indianápolis 2. Mesmo assim, seguiu na defesa implacável do botão de ultrapassagem, em comparação com o DRS utilizado na Fórmula 1.

A estratégia de economizar combustível após rodar na primeira volta e ainda ser capaz de usar o push-to-pass para manter distância do segundo colocado foi ideal para Dixon. Graham sabe disso e defendeu o neozelandês, afirmando que a situação utilizada por ele foi uma luta justa.

“É isso que adoro na nossa versão de disputas por ultrapassagem. Nossa batalha é mano a mano, você ataca e se defende, não é como esta porcaria de DRS que facilita. Tentei fazer o melhor que pude para desafiá-lo, mas acabei perdendo fôlego e, na minha visão, Scott fez o certo”, analisou.

Graham Rahal largou da pole, mas foi engolido pela estratégia de Scott Dixon em Indianápolis (Foto: IndyCar)

Rahal seguiu com a análise da prova em Indianápolis e acredita que faltou pouco para ficar mais perto de Dixon na curva 13 e, quem sabe, garantir o triunfo. Mas que o neozelandês ter poupado o push-to-pass fez diferença.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aq
ui!

“Francamente, quase consegui o que precisava. Ele [Dixon] tem um padrão de fazer uma corrida gerindo combustível. Em certo momento da prova, ele tinha 60s de acionamento a mais do que eu e acho que ficaríamos empatados no final, estava chegando bem perto”.

Rahal, por fim, criticou a duração da bandeira amarela nas primeiras voltas. Na visão do experiente americano, esse foi o divisor de águas que potencializou a estratégia de Dixon. “Disse que não fazia sentido não irmos para a bandeira verde. Dixon é o melhor em economia de combustível. E sabia que essa estratégia funcionaria, afinal, fiz a mesma coisa dois anos atrás”, completou.

Indy retorna em duas semanas, no próximo dia 26, com o último oval do ano, a etapa de Gateway, no circuito localizado em Madison, Illinois.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.