GUIA 2024: Vergara usa ‘modus operandi’ para levar vantagem na USF Juniors

Com exclusividade ao GRANDE PRÊMIO, jovem brasileiro destaca sistema de bolsa ao campeão e espera conquistar títulos até a Indy

João Vergara é mais um brasileiro que segue o caminho rumo à Indy. Em 2024, o jovem de 16 anos estreará na USF Juniors, a primeira categoria do USF Championships – antigo Road to Indy. Mas nem tudo será novidade para o piloto, que reside em Miami, na Flórida, há alguns anos, competindo no kart local desde 2020.

Vergara parte com a vantagem de conhecer algumas pistas, a cultura local e também já duelou contra alguns dos seus concorrentes – algo que ele considera ser uma vantagem, como revelou em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO. Fora isso, tem como coach um grande especialista do automobilismo norte-americano: Oswaldo Negri Jr., campeão das 24 Horas de Daytona e da Petit Le Mans, que também é tio do jovem piloto.

“As minhas participações no automobilismo norte-americano me ajudam, pois eu já sei como as coisas funcionam por aqui, que é bem diferente do Brasil. Outra coisa bem importante é saber contra quem você está correndo e eu conheço a maioria do grid desde os tempos do kart”, destacou.

A opção pela Exclusive Autosport também se deu pelo bom relacionamento do tio, que teve como engenheiro em boa parte da carreira Lou D’Agostino, que atualmente trabalha na equipe.

João Vergara durante testes no NOLA Motorsports Park (Foto: Lucas Bonemy)

“Eu já tenho um bom relacionamento com o Lou, que foi engenheiro do meu tio anos atrás, quando ele corria. A adaptação à equipe tem sido muito boa. Fui muito bem recebido e todos nós, os cinco pilotos, se dão muito bem, estamos nos ajudando muito e esse é um dos segredos para o sucesso da equipe”, comentou Vergara, que terá como companheiros de equipe Anthony Martella, Jack Jeffers, Evan Cooley e Giovanni Cabrera.

Por enquanto, o maior trabalho tem sido a adaptação às pistas e conhecer o carro da USF Juniors, que é bem diferente dos carros da Lucas Oil Scholarship, categoria que disputou em 2023.

“Acho que a coisa mais trabalhosa é a adaptação às pistas, pois não conhecia todas, e ao carro da USF Juniors, mas a Exclusive está com um programa ótimo para eu estar pronto para a temporada”, afirmou.

O sonho de Vergara é aquele comum a quase todos os pilotos da categoria: chegar à Indy e, de preferência, conquistando os títulos das divisões de base, assim, recebe como premiação uma temporada na categoria de cima – algo que, na visão do jovem de 16 anos, os pilotos brasileiros estão reconhecendo.

“O plano é chegar na Indy e as coisas nos Estados Unidos são bem estruturadas. O vencedor das categorias de base tem patrocínio para o campeonato de cima. Esse é o meu plano. Ganhando uma por uma, se Deus quiser, vou chegar lá na Indy”, afirmou.

“Muito legal que os brasileiros tem reconhecido a USF Pro Championship, que tem um sistema muito bom para você chegar à Indy. Temos visto uma invasão brasileiros nos campeonatos”, completou.

Por fim, Vergara espera repetir o sucesso de Nicolas Giaffone na USF Juniors, que foi o campeão em sua temporada de estreia na categoria. “Enquanto eu for piloto, minhas expectativas sempre serão altas. Eu acredito que vamos conseguir andar lá na frente e, se tudo der certo, fazer como o Nic e ganhar a categoria na estreia. Temos feito um ótimo trabalho com a equipe e com meu tio, que é meu coach”, finalizou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.