GUIA 2025: O’Ward sobrevive em McLaren rejuvenescida e busca taça na Indy

Único piloto a vencer em três tipos de pista diferentes na Indy em 2024, Pato O'Ward tenta juntar o necessário para conquistar a Astor Cup em uma McLaren que partiu para reformulação

Aos 25 anos de idade, Pato O’Ward vive o melhor momento na Indy. É certo que não conseguiu ser um candidato ao título em 2024 como passou perto de ser em 2021, mas conseguiu se recuperar de um indesejado jejum de vitórias e conseguiu demonstrar muita personalidade: no ano passado, foi o único piloto a vencer nos três tipos de pista da categoria. E com tudo resetado, tem condições, mais uma vez, de se colocar na briga.

O’Ward é a face de uma McLaren que mudou de novo, sabendo de que precisa brigar mais pelo título. O time comprou a parte restante da dupla Sam Schmidt e Ric Peterson, se tornando dona de todas as ações da equipe na Indy. Tentou rebaixar Gavin Ward, que não quis o posto. Então, foi a vez de Tony Kanaan colocar mais um capítulo da impressionante ascensão executiva ao subir para o posto de chefe de equipe.

E tudo isso demonstra que a McLaren quer crescer ao redor de Pato, que apesar de momentos instáveis em 2024, com direito ao forte acidente em Toronto, demonstrou de diversas maneiras que tem versatilidade o suficiente para brigar pelo título. Resta apenas o carro, e esse papel será todo do time papaia, que também trocou radicalmente os pilotos do programa, partindo para um rejuvenescimento com Christian Lundgaard e Nolan Siegel.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: GUIA 2025: Palou inicia ano como homem a ser batido e busca tetra da Indy

Pato O’Ward (Foto: IndyCar)

Ao mesmo tempo, fica evidente também a face de Pato dentro da Indy. Depois de toda a polêmica envolvendo Mark Miles em 2024, é certo que o mexicano já virou um dos rostos da categoria em termos de popularidade e vai trazer mais gente por conta de sua personalidade em 2025. É uma aposta que a categoria faz também pensando no que o mexicano pode trazer.

De qualquer forma, O’Ward vem se tornando um dos pilotos que mais consegue se adaptar nas situações que a Indy apresenta. E talvez seja um dos melhores em termos de entregar desafio para Álex Palou. E é por isso que a expectativa para Pato sempre será alta. Resta compensar isso com mais consistência em classificações e com um equipamento à altura.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.