Harding afasta crise e domina testes em Austin, mas é Andretti quem mais deve se animar com pré-temporada

O desempenho espetacular de Colton Herta e da Harding foi o principal destaque dos testes coletivos de Austin, mas a crise pela qual a equipe passa e a estrutura reduzida nos fazem olhar mais atentamente para a parceira da Harding ,que também andou muito forte: a gigante Andretti

Se alguém disser que esperava Colton Herta na liderança da maioria dos testes de pré-temporada da Indy em Austin ou é louco ou está mentindo. Fato é que, no meio de uma grave crise pela qual passava a Harding, o americano liderou três das quatro sessões e ficou no segundo lugar na outra. Pintou o grande favorito ao título?
 
Não, não pintou. É óbvio que o resultado conquistado pela Harding é impactante e o carro parece mesmo ser bem rápido, mas ainda trata-se de uma equipe com poucos recursos, em crise que fez perder Pato O'Ward e muito provavelmente o segundo carro e com poucos funcionários na comparação com outros times do grid. Some isto ao fato de que a Harding tem a Andretti como parceira para entender quem sai, de fato, como a principal força dos testes coletivos.
 
Uma das três gigantes do grid, a Andretti sempre é um favorita natural, mas, além de ter conseguido tempos parecidos com os de Herta com Alexander Rossi e Ryan Hunter-Reay, ainda vai aproveitar tudo que a Harding fez de bom em Austin e, se o carro do quase novato for mesmo bom desse jeito, melhor para a Andretti, que vai saber bem mais evoluir em cima de uma boa base.
Alexander Rossi foi destaque no Circuito das Américas (Foto: IndyCar)

Pré-temporada não deve ser parâmetro para conclusões definitivas ou palpites que não tenham margem de erro, mas a Andretti foi quem mais chamou a atenção entre as reais favoritas. Outro ponto importante é que o Circuito das Américas é um traçado misto, tipo de pista em que a Penske liderou na primeira metade de 2018 e perdeu a mão na segunda, com a Honda de Andretti e Ganassi tomando o protagonismo.

 
Mas a margem de distância da Andretti para a Penske – e até para a Ganassi – nem foi tão grande assim, num sintoma de que o trio-de-ferro da Indy pode muito bem chegar equiparado em São Petersburgo e nas demais provas do início do calendário. Chama mesmo a atenção o fato de o time de Michael Andretti ter uma parceira despontando tão bem.
 
Se Honda e Chevrolet não parecem assim tão distantes entre as gigantes, dá quase para cravar que, pelo menos por enquanto, os méritos são todos da Penske. Isso porque, se analisarmos friamente, fora o quarteto da Penske, todos os demais carros da Chevrolet – e aí entram, inclusive, as Foyt de Tony Kanaan e Matheus Leist – ocupam sete dos dez últimos lugares, sendo os cinco piores tempos no combinado dos testes da marca americana.
Colton Herta foi a surpresa no Circuito das Américas (Foto: IndyCar)
Isso é um sinal preocupante, afinal, a Honda foi consideravelmente superior em 2018, o primeiro ano dos kits universais. Outro fator importante é a distância nem tão curta de Graham Rahal – o melhor do resto do pelotão – para os melhores carros de Andretti, Penske e Ganassi. Tirando a Harding e Herta, ninguém conseguiu efetivamente se meter na briga das maiores forças do grid.
 
É obviamente cedo para qualquer tipo de previsão, mas não foi uma semana das mais animadoras para a Chevrolet e, ainda que a Ganassi e a Penske estejam lá, é a Andretti quem sai mais forte do solo texano.

Indy 2019, Pré-temporada, Circuito das Américas, tempos combinados

1 C HERTA Harding Honda 1:46.640  
2 A ROSSI Andretti Honda 1:46.854 +0.214
3 W POWER Penske Chevrolet 1:47.104 +0.464
4 R HUNTER-REAY Andretti Honda 1:47.176 +0.536
5 S PAGENAUD Penske Chevrolet 1:47.212 +0.572
6 F ROSENQVIST Ganassi Honda 1:47.294 +0.654
7 G RAHAL RLL Honda 1:47.366 +0.726
8 S DIXON Ganassi Honda 1:47.368 +0.728
9 J HINCHCLIFFE SPM Honda 1:47.538 +0.898
10 S FERRUCCI Dale Coyne Honda 1:47.597 +0.957
11 J NEWGARDEN Penske Chevrolet 1:47.663 +1.023
12 H CASTRONEVES Penske Chevrolet 1:47.695 +1.055
13 T SATO RLL Honda 1:47.718 +1.078
14 M ERICSSON SPM Honda 1:47.796 +1.156
15 J HARVEY Meyer Shank Honda 1:47.889 +1.249
16 R ENERSON Carlin Chevrolet 1:47.909 +1.269
17 M ANDRETTI Andretti Honda 1:47.999 +1.359
18 S BOURDAIS Dale Coyne Honda 1:48.017 +1.377
19 M LEIST Foyt Chevrolet 1:48.149 +1.509
20 Z VEACH Andretti Honda 1:48.189 +1.549
21 E JONES Carpenter Chevrolet 1:48.196 +1.556
22 M CHILTON Carlin Chevrolet 1:48.364 +1.724
23 S PIGOT Carpenter Chevrolet 1:48.399 +1.759
24 T KANAAN Foyt Chevrolet 1:48.555 +1.915
25 K KAISER Juncos Chevrolet 1:48.850 +2.210

 
 

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