Castroneves admite receio em testes após batida em Indianápolis: “Nem tentei acelerar”

Hélio Castroneves afirmou que ainda está longe de forçar o carro da Meyer Shank nos treinos para a Indy 500, principalmente após a batida no oval de Indianápolis em abril

O SORTUDO DA FÓRMULA 1 2022: COMO RUSSELL AGARROU CHANCES NA MERCEDES

Depois da batida sofrida no primeiro dia de testes para a Indy 500, ainda em abril, Hélio Castroneves disse que ainda não forçou o carro durante os momentos em que foi à pista para a nova rodada de testagem, nesta semana. Para se ter uma noção, o brasileiro foi apenas o 30º na tabela de tempos do TL1 e 18º no TL2, e os resultados têm muito a ver com o acidente sofrido pelo titular da Meyer Shank no mês passado.

Na ocasião, Castroneves rodou ao acelerar o carro na saída dos boxes e passou por cima da grama, indo diretamente de encontro ao muro. Logo que saiu do carro, Hélio lamentou os danos sofridos pelo monoposto e como resultado, prefere ‘pegar leve’ antes de ter certeza de que pode acelerar sem maiores consequências.

“Eu nem tentei”, respondeu Castroneves quando perguntado se sentiu alguma diferença ao acelerar o carro na saída dos boxes. “Estou indo com muita calma, nem quero. Espero que mais próximo ao final da semana [consiga acelerar], para conseguir ter uma prática boa. Os caras fizeram um trabalho absurdo consertando o carro, especialmente depois do que aconteceu há algumas semanas. Todos perguntam: ‘o carro está bem?’ O carro está perfeito”, salientou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O estranho acidente de Hélio Castroneves durante os treinos para a Indy 500 (Vídeo: Reprodução/Indy)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A pista recebeu algumas melhorias desde então, com o objetivo de aumentar a aderência para os pilotos — principalmente na volta de aquecimento, quando Castroneves bateu —, mas o tetracampeão da Indy 500 ainda prefere dar um passo de cada vez.

“Sabemos que temos um plano, precisamos continuar focados nisso”, avisou. “Você não pode contar de um a dez sem passar por dois, três, quatro. Precisa passar por todo o processo. Praticar tudo aquilo que você quer tentar, para melhorar cada vez mais”, afirmou.

Os pilotos participantes da Indy 500 ainda terão 29 horas de treinos disponíveis nos próximos dez dias — algo que pode mudar em caso de chuva, por exemplo —, antes da disputa oficial marcada para o dia 29 de maio, um domingo.

Castroneves possui quatro vitórias na Indy 500, em 2001, 2002, 2009 e 2021, o que já lhe dá o recorde de triunfos ao lado de A.J. Foyt, Rick Mears e Al Unser. Assim, o brasileiro vai em busca de sua quinta vitória na tradicional corrida de Indianápolis, feito que ninguém conseguiu realizar até o momento.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.