Hinchcliffe encerra jejum de mais de um ano e vence GP de Iowa. Newgarden é 4º e embola campeonato
O GP de Iowa foi, disparada, a melhor corrida em oval da temporada 2018 da Indy. Em grande exibição, James Hinchcliffe bateu Josef Newgarden no fim e encerrou um jejum de mais de ano sem vitória. Newgarden, em quarto, embolou o campeonato totalmente, mas poderia ter sido segundo, se a Penske não tivesse o parado antes da bandeira quadriculada sob safety-car
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
O GP de Iowa foi sensacional. Cheio de ultrapassagens e briga pela liderança, a corrida teve uma exibição de gala de James Hinchcliffe, que encerrou um jejum de mais de um ano e venceu neste domingo (8).
O resultado foi uma verdadeira volta por cima para o canadense. Além do jejum longo sem triunfar na categoria, foi num oval – longo, é verdade – que Hinch teve grande decepção em 2018 e começou a cair pelas tabelas: James foi um dos pilotos que caíram no Bump Day da Indy 500 e sequer pode largar na corrida principal do calendário.
O GP de Iowa também foi excelente para a temporada, embolando a classificação. Só que poderia ter sido ainda melhor nesse sentido, com Josef Newgarden e a Penske jogando um segundo lugar certo no lixo ao tentar uma parada extra com safety-car nas voltas finais, o safety-car ficar até a bandeira quadriculada e, assim, o americano cair de segundo para quarto.
A mesma situação aconteceu com Robert Wickens. Sonhando com a dobradinha, a Schmidt Peterson também parou o canadense e, com a relargada nunca acontecendo, o pódio virou quinto lugar.
Melhor para Spencer Pigot e Takuma Sato, que foram para o pódio com o vacilo dos dois. Aliás, Pigot teve um desempenho espetacular a corrida toda e chegou no melhor resultado da carreira após largar apenas em 18º. Para Sato, muita sorte, já que o japonês chegou a tocar em Ed Carpenter no lance que gerou bandeira amarela.
O top-10 ainda teve Will Power, Graham Rahal, Simon Pagenaud, Alexander Rossi, que teve uma corrida sofrível bem como todo resto da Andretti, justamente na 'corrida de casa', e Ed Carpenter.
Confira como foi o GP de Iowa
O GP de Iowa começou às 15h42 (em Brasília). Will Power segurou bem a ponta e travou as investidas de Josef Newgarden, que precisou se virar para segurar Ryan Hunter-Reay. Logo atrás, Alexander Rossi passava Simon Pagenaud por baixo e tomava um troco por cima.
? REPLAY: @zachveach makes contact with the wall.
? LIVE on @NBCSN
? https://t.co/SAdeSxSfa7
? @verizon INDYCAR Mobile
? @AdvanceAuto IndyCarRadio?ref_src=twsrc%5Etfw">@IndyCarRadio Network#INDYCAR // IowaCorn300?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#IowaCorn300 pic.twitter.com/favDgi5zVx— IndyCar Series (@IndyCar) July 8, 2018
For the lead the of IowaCorn300?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#IowaCorn300, it's @Hinchtown!
? LIVE on @NBCSN
? https://t.co/SAdeSxSfa7
? @verizon INDYCAR Mobile
? @AdvanceAuto IndyCarRadio?ref_src=twsrc%5Etfw">@IndyCarRadio Network#INDYCAR // IowaCorn300?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#IowaCorn300 pic.twitter.com/6cCZiaDJSO— IndyCar Series (@IndyCar) July 8, 2018
Enquanto Pigot tentava encostar em Newgarden, mais uma leva de retardatários apareceu e atrapalhou o americano, que acabou perdendo o lugar no pódio para Wickens com 18 voltas para o fim.
Com sete voltas para o fim, Carpenter escapou e, quando estava prestes a parar no muro, tocou em Sato, que inacreditavelmente acabou corrigindo a linha do americano. Só uns pedaços de asa na pista, mas o suficiente para uma bandeira amarela que parecia definitiva.
Bom, parecia para todo mundo, menos para a Penske e a Schmidt Peterson, que resolveram chamar Newgarden e Wickens para os boxes. Resultado? Corrida encerrada com safety-car e dois pódios jogados no lixo. Newgarden tinha tudo para colar em Scott Dixon na liderança do campeonato, aliás.
1 | 5 | James HINCHCLIFFE | CAN | Schmidt Peterson Honda | 300 voltas | |
2 | 21 | Spencer PIGOT | EUA | Carpenter Chevrolet | +2.649 | |
3 | 30 | Takuma SATO | JAP | RLL Honda | +3.251 | |
4 | 1 | Josef NEWGARDEN | EUA | Penske Chevrolet | +4.530 | |
5 | 6 | Robert WICKENS | CAN | Schmidt Peterson Honda | +6.321 | |
6 | 12 | Will POWER | AUS | Penske Chevrolet | +1 volta | |
7 | 15 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda | +1 volta | |
8 | 22 | Simon PAGENAUD | FRA | Penske Chevrolet | +1 volta | |
9 | 27 | Alexander ROSSI | EUA | Andretti Honda | +2 voltas | |
10 | 20 | Ed CARPENTER | EUA | Carpenter Chevrolet | +2 voltas | |
11 | 18 | Sébastien BOURDAIS | FRA | Dale Coyne Honda | +3 voltas | |
12 | 9 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda | +4 voltas | |
13 | 10 | Ed JONES | ING | Ganassi Honda | +5 voltas | |
14 | 23 | Charlie KIMBALL | EUA | Carlin Chevrolet | +5 voltas | |
15 | 59 | Max CHILTON | ING | Carlin Chevrolet | +6 voltas | |
16 | 98 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Honda | +7 voltas | |
17 | 14 | Tony KANAAN | BRA | Foyt Chevrolet | +8 voltas | |
18 | 19 | Zachary CLAMAN DEMELO | CAN | Dale Coyne Honda | +9 voltas | |
19 | 28 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Honda | +17 voltas | NC |
20 | 26 | Zach VEACH | EUA | Andretti Honda | +21 voltas | |
21 | 88 | Gabby CHAVES | COL | Harding Chevrolet | +201 voltas | NC |
22 | 4 | Matheus LEIST | BRA | Foyt Chevrolet | +260 voltas | NC |