Hinchcliffe relembra Wheldon após vitória em St. Pete e diz: “Conseguir essa vitória aqui significa muito”

Piloto foi contratado justamente para substituir Dan na Andretti, que morreu durante a etapa de Las Vegas de 2011. O canadense revelou que mantém uma relação próxima com a família de Wheldon e contou que teve a aprovação de todos quando foi contratado pela equipe em 2012

James Hinchcliffe começou a construir sua vitória no GP de São Petersburgo, disputado neste domingo (24), ainda no início da corrida, quando conseguiu se posicionar entre os quatro melhores nas primeiras voltas. Mesmo com um erro nos boxes da Andretti, ele ainda conseguiu entrar em uma das relargadas atrás de Helio Castroneves, então líder da prova.

Em uma boa manobra, o canadense tomou a ponta do brasileiro e não perdeu mais, sendo o primeiro vencedor da temporada da Indy. Após a corrida, o piloto contou que a equipe colocou um objetivo para esta temporada: minimizar os erros cometidos no último ano.

As informações do GP de São Petersburgo em tempo real
As imagens do GP de São Petersburgo deste domingo
James Hinchcliffe falou que gostaria de honrar a memória de Dan Wheldon ao substituí-lo na Andretti (Foto: IndyCar)

“É incrível [vencer]. A gente conversou muito na pré-temporada sobre quando essa primeira vitória chegaria e a minha resposta sempre foi a mesma: é preciso errar menos. O time é bom, o pacote é bom, os engenheiros são bons. Provamos ano passado que o time é capaz de vencer. E aí dependia de mim. Hoje fizemos isso: minimizamos os erros”, explicou Hinchcliffe.

O piloto exaltou a própria atuação, que teve como ponto principal segurar Castroneves na parte final da corrida. “Segurar Castroneves, que venceu essa corrida três vezes, estando com pneus teoricamente mais lentos me deixou muito feliz. É a minha primeira vitória na Indy, a Chevrolet dominando o pódio, é um belo dia”, contou.

A vida de Hinchcliffe sofreu uma drástica virada graças à última grande tragédia da Indy. Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2011, Dan Wheldon estava acertado para ser piloto da Andretti para o ano seguinte, mas acabou sofrendo um grave acidente em Las Vegas e morreu. E isso abriu uma vaga na equipe, justamente a que foi preenchida pelo jovem canadense.

Ao falar de sua primeira vitória na categoria, ele não esqueceu Wheldon e da responsabilidade de substituí-lo na equipe. “Era uma responsabilidade enorme honrar Dan e fazer um trabalho bom o suficiente para honrar o que ele teria feito com esse carro”, falou. “Conseguir a primeira vitória aqui, na cidade dele (Wheldon morava em St. Pete), com a família dele aqui, significa muito. Não havia outro lugar para conquistar a minha primeira vitória com esse carro que não fosse St. Pete.”

Ele revelou que mantém uma relação de proximidade com a irmã de Dan, já que sua namorada e ela são amigas, e que a família do piloto não se opôs quando soube que James assumiria o carro. “Eu vi Holly (irmã de Wheldon, depois da vitória). Holly e eu somos próximos, minha namorada e ela são melhores amigas, e é incrível. Eles foram muito legais comigo e aceitaram muito bem eu estar nesse carro”, disse.

“Antes de ser anunciado, recebi uma mensagem de Holly dizendo ‘é verdade que você vai pilotar aquele carro?’. E eu disse que estava muito orgulhoso por eles terem me procurado porque eu queria falar com eles sobre isso. Eles disseram: ‘Não havia ninguém melhor e estaremos apoiando você completamente’. Eu disse ‘meu trailer é seu trailer, meu carro é seu carro’”, encerrou.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube