Hinchcliffe valoriza experiência como comentarista, mas diz: “Não me aposentei”

James Hinchcliffe voltou a ficar sem vaga no grid da Indy e assinou contrato para comentar as provas na rede de TV norte-americana NBC

James Hinchcliffe não vai correr mais de forma integral depois de mais de dez temporadas na Indy. Em 2022, o canadense fará parte da equipe de transmissão do canal americano NBC para as corridas da própria categoria e do IMSA. Mas, mesmo aos 36 anos, o veterano afirma que a mudança não significa uma aposentadoria das pistas, mas, sim, uma pausa.

Ainda, Hinch deixa claro que ainda tem outras categorias que deseja experimentar, expandindo os horizontes além da Indy, onde se dedicou por tantos anos.

“Eu, definitivamente, não estou aposentado. Esta só é uma decisão de deixar de correr integralmente na Indy. E isso, com certeza, abre oportunidades para uma corrida ou outra na Indy e também para explorar outras opções de coisas que sempre quis fazer”, disse o canadense, em entrevista à revista americana Autoweek.

James Hinchcliffe não pensa em pendurar o capacete (Foto: IndyCar)

Hinchcliffe, inclusive, demonstrou interesse em tentar novamente as 500 milhas de Indianápolis e, quem sabe, até ser um repórter de dentro do cockpit. Mas, para isso acontecer, Hinchcliffe quer ter um bom carro: “Eu não preciso correr a Indy 500 só para falar que estou correndo novamente. Teria de ser em um carro competitivo, que nos dê uma chance de vencer. Se algo assim aparecer, com certeza será uma opção”, afirmou.

James ficou sem vaga na Indy no final de 2021 depois de terminar a temporada na 20ª colocação com o carro #29 da Andretti. O piloto de 36 anos também teve passagens pela Newman-Haas e Schmidt Peterson, tendo sua melhor temporada em 2013, quando venceu três corridas e terminou em oitavo.

A primeira experiência na imprensa veio ainda em 2020, quando Hinchcliffe passou a fazer reportagens dos boxes para a própria NBC. A proposta para comentar as provas da Indy e IMSA em 2022 não foi difícil de aceitar.

“A oportunidade da NBC estava lá, e era muito boa para deixar passar. Era uma dessas coisas em que você olha, tenta pensar de forma inteligente e diz ‘Ok, eu chuto, grito e luto por talvez mais um ano, ou começo a me encaminhar para o próximo passo na carreira e os próximos 15, 20 anos?’”, refletiu o canadense.

O primeiro trabalho de Hinchcliffe nas cabines da televisão será no GP de São Petersburgo, no próximo dia 27, na etapa de abertura da temporada de 2022 da Indy.

LEIA MAIS: Alfa Romeo busca autonomia e abre mão de caixa de câmbio e suspensão da Ferrari

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.