Indy anuncia calendário 2019 com Circuito das Américas e etapa final em Laguna Seca

A versão de 2019 do calendário da Indy traz duas adições. Uma já estava apalavrada, a de Laguna Seca, enquanto a outra surpreende: o Circuito das Américas, casa da F1 nos Estados Unidos, estreia no certame. Sonoma e Phoenix estão fora

A terça-feira (4) reservou o anúncio do calendário final da Indy para a temporada 2019, e com a adição de duas novas etapas. A categoria confirmou a realização de etapas no Circuito das Américas, casa da F1 nos Estados Unido, e em Laguna Seca, de volta após longo hiato.
 
A etapa de Laguna Seca já estava confirmada, enquanto a do Circuito das Américas era alvo de rumores. O autódromo de Austin tem um interesse antigo pela Indy, só entrando de vez no calendário sete anos após a inauguração, em 2012.

"O Circuito das Américas é uma das melhores estruturas do automobilismo mundial e Austin é uma cidade em que as coisas acontecem", comemorou Mark Miles, diretor-executivo da Indy. "Esse é um encaixe naturnal para a Indy. A Indy tem muito fãs apaixonados no Texas, com fome de mais corridas. Essa data extra vai permitir que a gente promova eventos tanto em ovais quanto em mistos [no Texas] na mesma temporada", seguiu. O oval do Texas, casa já tradicional da Indy, tem contrato até 2022. O acordo de Austin, por sua vez, vale até 2021.

Com a confirmação, o Circuito das Américas se confirma como um raro caso de autódromo a receber provas de quatro grandes campeonatos ao mesmo tempo. Além de Indy e F1, Austin também recebe a MotoGP. Até 2017, o repertório também incluia o Mundial de Endurance.

Laguna Seca volta a encerrar a temporada da Indy (Foto: Cart)

O retorno de Laguna Seca tem um significado importante para a Indy. É a primeira corrida no formato vigente do campeonato: a última foi realizado em 2004, ainda nos dias da Champ Car.

A corrida em Austin é a segunda do calendário de 2019, após São Petersburgo, que segue com a honra de abrir a disputa em 10 de março. Conforme já anunciado, Laguna Seca encerra o ano em 22 de setembro. Em termos de duração, é uma temporada com duração semelhante à de 2018, sendo apenas uma semana mais longa.

 
As únicas quedas no calendário são Sonoma e Phoenix. O circuito misto foi substituído justamente por Laguna Seca. A proximidade entre os dois autódromos californianos foi citada como causa de um conflito. Já o oval chegou ao fim do acordo de três anos com a Indy e, sem agradar tanto, não renovou.

Calendário da temporada 2019 da Indy:

  DATA ETAPA
1 10/3 SÃO PETERSBURGO
2 24/3 AUSTIN
3 7/4 BIRMINGHAM
4 14/4 LONG BEACH
5 11/5 INDIANÁPOLIS
6 26/5 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS
7 1/6 DETROIT 1
8 2/6 DETROIT 2
9 8/6 TEXAS
10 23/6 ROAD AMERICA
11 14/7 TORONTO
12 20/7 IOWA
13 28/7 MID-OHIO
14 18/8 POCONO
15 24/8 GATEWAY
16 1/9 PORTLAND
17 22/9 LAGUNA SECA

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=’https://embed.playbuzz.com/sdk.js’;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’playbuzz-sdk’));

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.