Indy diz que já vacinou 90% do paddock contra Covid-19: “E vai seguir crescendo”

A Indy aproveitou o teste coletivo em Indianápolis para acelerar a vacinação de pilotos e funcionários das equipes. Agora com 90% de vacinados, a categoria tenta chegar aos 100% até a Indy 500

Chamada da Cultura trouxe trilha antiga do SBT (Vídeo: TV Cultura)

A temporada nem começou, mas a Indy já tem motivos para celebrar 2021. A categoria afirma já ter 90% do paddock vacinado contra Covid-19 às vésperas da primeira corrida do ano, se vendo capaz de chegar “bem perto” do 100% antes mesmo das 500 Milhas de Indianápolis, em maio.

Os números foram confirmados pela alta cúpula da Indy, em uma coletiva com o diretor-executivo Mark Miles e o presidente Jay Frye. A dupla exaltou os esforços de usar os testes de pré-temporada em Indianápolis, com grande número de membros do paddock já presentes, para acelerar a vacinação.

“Já temos 90%, e acho que esse números vai seguir crescendo”, disse Miles. “Quando digo que trabalhamos pesado por isso, digo que demos uma oportunidade de primeira dose de vacinação para todo que esteve no teste [em Indianápolis] sexta-feira passada. Vamos fazer isso mais uma vez no Texas. Ainda teremos mais uma oportunidade depois disso, na primeira semana de maio em Indianápolis. Eu espero já estar bem perto do 100% de vacinação quando chegarmos lá [na Indy 500], e aí veremos qual vai ser o número exato”, destacou.

A fila de carros para tomar a pista em teste no oval de Indianápolis (Foto: Indy)

“Estávamos na casa dos 60% antes. Agora, estamos acima de 90%, como um grupo. Está sendo um grande esforço coletivo no paddock”, reforçou Frye.

A Indy tirou proveito de uma campanha de vacinação até aqui eficaz nos Estados Unidos. Dados do CDC (Centro de Controle de Doenças), órgão sanitário americano, apontam que 37% da população já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina contra Covid-19. Mantido o ritmo atual, a projeção é de que 90% da população inteira já esteja parcialmente imunizada em julho.

A postura da Indy é diferente, por exemplo, da vista na Fórmula 1. A categoria europeia, ao ser oferecida vacinas no Bahrein, adotou a postura de não furar a fila, apesar de permitir que equipes tomassem decisões por conta própria. Ferrari e AlphaTauri aproveitaram para vacinar seus funcionários.

A temporada 2021 da Indy começa neste domingo (18), data do GP do Alabama, em Barber.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.