Indy estreia neste fim de semana circuito de rua do GP de Detroit. Veja trajeto

Após várias edições realizadas no Belle Isle Park, GP de Detroit transferiu a sede de sua etapa para um novo circuito na região central da cidade, que receberá pela primeira vez a Indy neste fim de semana. Veja o vídeo do novo traçado local

A Indy corre, neste fim de semana, em um novo circuito de rua. O GP de Detroit, que até o ano passado era realizado no Belle Isle Park, transferiu o seu traçado para a região central da cidade, próximo ao conjunto de prédios conhecido como Renaissance Centre e à sede da General Motors, dona da Chevrolet — que fornece motores para algumas equipes da categoria. As primeiras imagens foram divulgadas nesta sexta-feira (2) pelas redes sociais dos organizadores e também pelas escuderias.

O traçado tem 170 milhas (que, convertidas, correspondem a 2,7 km) e um total de 10 curvas, que atravessam as ruas Rivard, Franklin Street, St. Antoine, Atwater Street, Bates Street e Jefferson Avenue. A etapa da Indy terá 100 voltas. A RLL publicou um vídeo no qual mostra o trajeto que os pilotos farão na pista.

O trajeto de uma volta no novo circuito do GP de Detroit (Vídeo: RLL)

Relacionadas


Embora seja a estreia na Indy, não será a primeira atividade competitiva do circuito. Nesta sexta e neste sábado (3), também será promovida uma etapa do Michelin Pilot Challenge, categoria suporte do IMSA e que possui campeonatos próprios de endurance. Além disso, na manhã de hoje, um desfile de carros esportivos e de passeio do modelo Corvette Chevrolet foi realizado.

A iniciativa de mudar o traçado para a região central de Detroit se deu pela intenção de valorizar o comércio da região central, bem como se aproximar do Riverfort (atração turística da cidade, que se estende por quase 9 km entre Belle Isle e a ponte Ambassador).

“Trazer esse evento internacional anual de volta às ruas de Detroit vai ajudar nossos negócios no centro, iluminará nosso lindo Riverfront com um festival de verão e vai abrir novas possibilidades para nos engajar e conectar com nossos vizinhos e nossa comunidade”, destacou o diretor de eventos do circuito, Bud Denker, em entrevista concedida em novembro de 2021, semanas após a confirmação de que a prova seria transferida do Belle Isle Park ao Centro da maior cidade do estado de Michigan, nos Estados Unidos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Vista aérea do novo circuito de rua do GP de Detroit (Vídeo: Penske)

“O GP vai providenciar acesso sem precedentes aos presentes, com mais da metade da extensão ao longo da Jefferson Avenue e do Detroit Riverfront sendo de graça ao público”, completou.

O novo traçado também faz parte de um resgate histórico, já que a Fórmula 1 correu neste lugar, ainda que com algumas diferenças para o atual trajeto, de 1982 a 1988. A Indy também esteve no local de 1989 a 1991. Depois, o GP de Detroit só sediou etapas no circuito de Belle Isle Park, com ausências de 2002 a 2006 e de 2009 a 2011. Em 2020, a etapa foi cancelada por conta da pandemia da Covid-19.

Além da primeira sessão de treino livre nesta sexta, às 16h, a Indy também terá neste sábado a segunda etapa de treino, às 10h05, e a classificação, às 14h20. No domingo, estão previstos o Warmup, às 11h, e a corrida, que tem largada marcada para as 16h. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.