Indy muda sistema de refrigeração com nova entrada de ar no cockpit

Após diversas reclamações dos pilotos no Texas e em Indianápolis, Indy também mudou a posição das bolsas de água, utilizadas para hidratação dos pilotos durante as corridas

A Indy permitirá uma segunda entrada de ar no aeroscreen a partir da etapa de Elkhart Lake. Constantes reclamações dos pilotos surgiram após altas temperaturas no cockpit nas primeiras etapas do campeonato.

Conor Daly, da Carpenter, relatou que perdeu 5,4 kg durante o GP de Indianápolis, enquanto Colton Herta exibiu as mãos queimadas após uma série de voltas no treino livre no Speedway.

Antes, as equipes poderiam montar um duto de refrigeração na parte traseira do aeroscreen, dando ar ao piloto. A partir da etapa de Road America, as equipes poderão colocar um segundo duto no lado oposto da peça.

O aeroscreen é uma peça desenvolvida para reduzir o risco de lesões causadas por peças de carro e outros objetos que podem atingir o cockpit, como no caso de Justin Wilson, piloto que morreu na etapa de Pocono, em 2015, ao ser atingido por parte da asa dianteira de Sage Karam, que colidiu contra o muro momentos antes. 

Pilotos como Colton Herta reclamaram do calor no cockpit

A categoria também analisa dados das equipes Penske, Ganassi e Andretti para estudar a criação de uma terceira entrada de ar, agora no topo do aeroscreen, buscando maior refrigeração dentro do cockpit.

A categoria também pediu para que as equipes mudassem o sistema de hidratação dos pilotos via água. Agora, não estará próximo dos radiadores, e sim em uma posição à frente no cockpit, buscando reduzir a temperatura nos carros. Também foi permitido que um membro da equipe dê água ao piloto durante o pit-stop por meio de um canudo, tentando limitar o uso do sistema apenas para atividade na pista.

“Qualquer hora que os pilotos falarem, certamente iremos escutar. Tivemos dois testes extremos para começar o ano. Estava muito, muito quente no Texas na abertura da temporada, e semana passada fomos ao IMS, onde estava muito quente também. O bom disso é que dá uma indicação de onde estamos. Se tivéssemos eventos não tão extremos, talvez pintasse uma falsa sensação de que tudo está perfeito”, explicou Jay Frye, presidente da Indy ao site Racer.com

“Sempre tentamos vir com um consenso de opinião ou seguir uma tendência. Uma das tendências é que as bolsas de água estavam muito quentes e causavam alguns dos problemas, de não estar refrigerado o suficiente. Então, trabalhamos nesta semana com a opção de colocar as bolsas no cockpit, no lado direito do joelho, e deixar as mangueiras menores. Acho que vai ajudar”, completou.

A rodada dupla de Elkhart Lake tem início no sábado (11) com treino livre, classificação e largada marcada para 18h00 (de Brasília, GMT -3). A corrida 2 no domingo acontece a partir de 13h00.

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