Abel vence em Portland e mantém chance de título na Indy NXT. Collet é 4º

Vitória em Portland deixa Jacob Abel ainda com chances de ser campeão da Indy NXT 2024, apesar das possibilidades serem remotas

Jacob Abel mantém a esperança de ser campeão da Indy NXT em 2024. O norte-americano tem uma dura missão pela frente, mas as chances continuam vivas após a vitória do GP de Portland deste domingo (25). O representante da Abel Motorsports desbancou Louis Foster, líder do campeonato, logo na largada e manteve a dianteira pelas 35 voltas.

Para Abel ser campeão, no entanto, a combinação parece bastante improvável. Precisa vencer as duas provas e torcer para Louis Foster não alinhar nas duas provas restantes — Milwaukee e Nashville.

Caio Collet fez uma grande corrida de recuperação. Após sair na oitava posição em decorrência da punição sofrida pelo acidente causado em Gateway, quando tocou no carro de Jamie Chadwick, o brasileiro ganhou quatro colocações e finalizou em quarto, logo atrás de Bryce Aron. O representante da HMD segue na terceira posição do campeonato e o melhor novato da temporada.

Caio Collet terminou em quarto o GP de Portland (Foto: IndyCar)

Christian Brooks fechou o top-5, com Reece Gold e Myles Rowe na sequência. Yuvem Sundaramoorthy concluiu na oitava posição, com Josh Pearson e Jonathan Browne na décima posição.

A Indy NXT retorna no próximo sábado (31) com o GP de Milwaukee, a 13ª das 14 etapas da temporada 2024, um circuito oval curto, localizado no Wisconsin.

Confira como foi o GP de Portland da Indy NXT 2024:

A bandeira verde foi agitada às 14h20 [de Brasília, -3 GMT] e Jacob Abel pulou muito bem, desbancando Louis Foster na primeira curva. Como é de praxe em Portland, alguns toques aconteceram no ‘S’ inicial da pista, com alguns pilotos escapando da pista. Pior para Salvador de Alba, que rodou e caiu para o final do grid.

Collet evitou os enroscos e completou a primeira volta na quinta posição, ganhando três posições com relação à colocação de partida. Ricardo Escotto, que tinha ganho sete postos no primeiro giro, recebeu uma punição, pois a direção prova viu que o piloto da Juncos cortou caminho.

Louis Foster (Foto: IndyCar)

No sexto giro, Collet superou Christian Brooks e assumiu a quarta colocação. O brasileiro tinha um forte ritmo e logo abriu para o companheiro da HMD, além de encurtar a diferença para Bryce Aron, o terceiro. Enquanto isso, na liderança, Foster seguiu acompanhando Abel.

Na oitava volta, um toque entre Escotto e James Roe trouxe a única bandeira amarela da prova. O piloto da Juncos atropelou o concorrente da Andretti, que ficou rodado entre as curvas 1 e 2 — o mexicano ficou a asa dianteira danificada.

A relargada veio na volta 11 das 35 programadas, sem maiores intercorrências. Foster saiu muito bem e chegou a emparelhar com Abel antes da curva 3, mas o piloto conseguiu defender a liderança. No giro seguinte, o britânico tentou novamente no trecho final do circuito, mas o adversário fechou a porta, o que gerou um leve toque roda com roda entre ambos.

Na volta 15, Alba e Jack Miller brigaram duramente pela 13ª posição nas curvas 1 e 2. O duelo foi tão feroz que ambos se enroscaram, perderam tempo e abriram caminho para Christian Bogle passar os dois e assumir o posto. No entanto, o mexicano conseguiu, ao menos, desbancar Miller.

Depois dessa movimentação, a corrida ficou bastante morna, com brigas em posições intermediárias. Com nove voltas para o final, Callum Hedge atacou Jamie Chadwick pelo décimo posto. Ambos foram com muita sede ao pote e passaram retos pela curva 1, caindo várias colocações.

Nas últimas voltas, Aron ensaiou uma aproximação da dupla de líderes, mas não chegou efetivamente à briga, enquanto Abel conseguiu se segurar muito bem na frente para concluir com a vitória em Portland.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Herta encara ‘missão Franchitti 2010’ para impedir tri de Palou e levar título na Indy

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.