Newgarden desbanca Dixon e lidera primeiro dia de testes coletivos para Indy 500
Scott Dixon liderou boa parte do primeiro dia de testes coletivos para Indy 500, mas Josef Newgarden conseguiu o melhor tempo na última hora. Brasileiros têm performances tímidas
Em uma atividade de poucas mudanças de posição e marcada pelos fortes ventos, que chegaram a 25 km/h, Josef Newgarden registrou 39s528 (366,42 km/h) e foi o mais rápido do primeiro dia de testes coletivos para as 500 Milhas de Indianápolis, realizado nesta quinta-feira (20). Os brasileiros Tony Kanaan e Hélio Castroneves fecharam em 15º e 19º, respectivamente.
O americano superou o surpreendente Conor Daly, com 39s566 (366,07 km/h), e o veterano Scott Dixon, que liderou boa parte da prova, com 39s684 (364,97 km/h). O top-5 foi completado por Kyle Kirkwood e Takuma Sato.
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Também estiveram entre os 10 melhores pilotos do dia: Stefan Wilson, Colton Herta, Álex Palou, Pato O’Ward e Scott McLaughlin.
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A sessão começou com bandeira amarela por conta da possibilidade de chuva – que não aconteceu – e só foi permitida a entrada dos pilotos na pista após 18 minutos. Outra bandeira amarela, acionada por conta de detritos no traçado, interrompeu a etapa por 10 minutos.
Os pilotos retornam nesta sexta-feira (21), às 11h, para a última sessão de testes coletivos. A 107ª edição das 500 Milhas de Indianápolis está marcada para o dia 28 de maio. Antes disso, duas etapas da Indy estão agendadas: o GP do Alabama, no circuito de Barber, em 30 de abril; e o GP de Indianápolis 1, no circuito misto, em 13 de maio.
Confira como foram os testes coletivos desta quinta:
A possibilidade de chuva fez com que os testes coletivos começassem com bandeira amarela – que veio da prova anterior, de novatos e regressantes. A atividade prévia foi interrompida a 30 minutos para o fim e encerrada com a bandeira. Quando foi dado o sinal verde para o início da etapa coletiva, faltavam 4 horas e 12 minutos na contagem regressiva.
Os primeiros a saírem para a pista foram Romain Grosjean, que marcou 41s149 (351,98 km/h), e Marco Andretti, líder dos testes para novatos e regressantes, que fez uma volta de 41s321 (350,51 km/h).
O ritmo se manteve tranquilo na primeira hora de atividade com a liderança passando pelas mãos de Benjamin Pedersen com 40s888 (354,23 km/h), Scott Dixon com 40s269 (359,67 km/h) e, finalmente, por Kyle Kirkwood, o vencedor da última etapa da Indy, em Long Beach, que marcou 40s195 (360,34 km/h).
Christian Lundgaard também apareceu bem em terceiro: 40s413 (358,40 km/h). Hélio Castroneves era o 20º com 41s093 (352,46 km/h) e Tony Kanaan ainda não tinha participado.
A 3h para o fim dos testes, foi vista uma sequência de voltas rápidas que mudou os primeiros colocados da atividade. Takuma Sato fez 39s776 (364,13 km/h) e saltou para a primeira posição. Em segundo, apareceu Colton Herta com 3s834 (363,60 km/h) e Scott McLaughlin, na terceira colocação com 39s912 (362,89 km/h). Will Power em quarto, Stefan Wilson em sexto e Simon Pagenaud em oitavo também fizeram bons tempos.
Quando restavam 2h40 para o término da sessão, o brasileiro Kanaan registrou o seu primeiro tempo, apenas o 32º melhor da atividade, com 41s589 (348,26 km/h).

Com duas horas decorridas, o top-10 da atividade é composto por: Sato, Herta, McLaughlin, Power, Josef Newgarden, Kirkwood, Wilson, Dixon, Pagenaud e Ed Carpenter. Castroneves é o 29º e Kanaan, o 32º.
A 2h27 para o fim, as equipes lançaram os seus pilotos em grupos a fim de aproveitarem o vácuo. Neste ritmo, Dixon retomou a ponta com 39s684 (364,97 km/h), seguido por Newgarden que fez 39s698 (364,84 km/h). Wilson surpreendeu e sobiu para quarto com 39s830 (363,64 km/h).
A primeira bandeira amarela dos testes coletivos foi acionada quando faltava 1h49 para o término da sessão. O motivo foi um detrito na pista, que inclusive foi atropelado por Katherine Legge. Aproximadamente 10 minutos foram necessários para que o pedaço fosse retirado da pista.
Os testes coletivos chegaram a três horas realizadas com destaque para o forte vento, de 25 km/h, no Indianápolis Motorsport Speedway. Os melhores pilotos eram, nesta ordem: Dixon, Newgarden, Sato, Wilson, Herta, McLaughlin, Andretti, Power, Kirkwood e Graham Rahal.

Depois de quase uma hora e 40 minutos sem mudanças entre os cinco primeiros, Newgarden anotou 39s528 (366,42 km/h) e tirou a liderança de Dixon.
Quando faltavam 40 minutos para o término dos testes coletivos, Kanaan conseguiu o tempo de 40s037 (361,76 km/h) e subiu para a 12ª colocação, ultrapassando todos os seus companheiros de McLaren.
A prova completou quatro horas de realização com Newgarden, Dixon e Kirkwood entre os três primeiros. Já o top-10 é completado por: Sato, Wilson, Herta, McLaughlin, Álex Palou, Andretti e Will Power.
A 25 minutos para o fim, Callum Ilott tentou sair para uma volta rápida, mas o carro apresentou problemas e o britânico usou a faixa rápida do pitlane para voltar para os boxes da Juncos. Nesta manobra irregular, ele bateu rodas com Rinus VeeKay e foi, posteriormente, punido com cinco minutos sem poder participar dos testes.
A 3 minutos para o término, três pilotos fizeram grandes tempos: Conor Daly com 39s566 (366,07 km/h), que saltou para segundo; Palou com 39s847 (363,49 km/h), o oitavo; e Pato O’Ward com 39s902 (362,99 km/h), que foi para nono. Mas ninguém conseguiu tomar a ponta de Newgarden, o mais rápido do primeiro dia de testes coletivos.
Indy 2023, Testes coletivos, 500 Milhas de Indianápolis, Primeiro dia:
VOLTAS | |||||
1 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 39.528 | 93 | |
2 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 39.566 | +0.038 | 119 |
3 | S DIXON | Ganassi Honda | 39.684 | +0.156 | 58 |
4 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 39.695 | +0.167 | 43 |
5 | T SATO | Ganassi Honda | 39.776 | +0.248 | 48 |
6 | S WILSON | Dreyer & Reinbold Chevrolet | 39.830 | +0.302 | 106 |
7 | C HERTA | Andretti Honda | 39.834 | +0.306 | 29 |
8 | A PALOU | Ganassi Honda | 39,847 | +0,319 | 96 |
9 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 39.902 | +0.374 | 79 |
10 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 39.912 | +0.384 | 109 |
11 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 39.950 | +0.422 | 23 |
12 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | 39.971 | +0.443 | 91 |
13 | W POWER | Penske Chevrolet | 39.972 | +0.444 | 85 |
14 | R HUNTER-REAY | Dreyer & Reinbold Chevrolet | 40.006 | +0.478 | 59 |
15 | T KANAAN | McLaren Chevrolet | 40.037 | +0.509 | 40 |
16 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 40.054 | +0.526 | 91 |
17 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | 40,079 | +0,551 | 47 |
18 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 40.082 | +0.554 | 120 |
19 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 40.242 | +0.714 | 75 |
20 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 40.265 | +0.737 | 87 |
21 | R GROSJEAN | Andretti Honda | 40.269 | +0.741 | 54 |
22 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 40.305 | +0.777 | 73 |
23 | G RAHAL | RLL Honda | 40.315 | +0.787 | 81 |
24 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 40.316 | +0.788 | 112 |
25 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 40.354 | +0.826 | 72 |
26 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 40.413 | +0.885 | 111 |
27 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 40.510 | +0.982 | 38 |
28 | J HARVEY | RLL Honda | 40.516 | +0.988 | 97 |
29 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | 40.579 | +1.051 | 73 |
30 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | 40.666 | +1.138 | 36 |
31 | K LEGGE | RLL Honda | 40.888 | +1.360 | 33 |
32 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | 40.889 | +1.361 | 62 |
33 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | 42.399 | +2.871 | 10 |

