Kanaan isenta novo carro da Indy de culpa em acidente de Wickens: “Fez seu trabalho”

Aos olhos de Tony Kanaan, as fraturas e lesões de Robert Wickens não foram causadas por alguma falha do novo carro da Indy. O brasileiro recorda que, em impacto de força semelhante com modelo antigo, Dan Wheldon não escapou vivo

Para Tony Kanaan, as graves consequências do acidente de Robert Wickens em Pocono não são culpa de alguma falha do novo carro da Indy, introduzido nesta temporada. Aos olhos do piloto brasileiro, o novo chassi “fez seu trabalho” ao garantir que o canadense escapasse ainda com vida, mesmo que com lesões sérias.
 
“Não foi por causa do carro, o carro fez o seu trabalho”, disse Kanaan, falando ao GRANDE PRÊMIO. “É claro que não tem como medir as consequências em um acidente desses. Para quem lembra, o último acidente desse tipo que a gente teve, que foi com o Dan [Wheldon], ele não sobreviveu. E o carro desde então teve uma melhora muito grande”, continuou. Kanaan cita o acidente fatal que marcou a etapa de Las Vegas da temporada 2011 da Indy.
Robert Wickens atravessa processo de recuperação após acidente em Pocono (Foto: IndyCar)

Kanaan, todavia, não nega que a proteção do carro da Indy pode ser ainda melhor. O brasileiro cita o uso do Aeroscreen, proteção de cockpit estudada pela categoria e já testada por Scott Dixon em Phoenix.

 
“Em termos de segurança, o carro está a 95% do que pode fazer. Acho que tem algumas coisas que ainda podemos melhorar. Estamos tentando colocar aquela coisa [Aeroscreen]. Agora a gente precisa melhorar as pistas, que aos poucos vão se adaptar à nova geração”, encerrou.
 
Wickens está internado, se recuperando de fraturas nas duas pernas e no braço direito. Mas a grande preocupação é uma lesão na medula espinhal, com nível de gravidade ainda não determinado. O canadense segue sem qualquer previsão de retorno às pistas.
 
Enquanto Wickens se recupera, o resto do grid da Indy parte para Gateway. O oval de Illinois recebe a antepenúltima etapa da temporada 2018.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.