Ericsson descarta focar no campeonato após Road America: “Vencer a cada fim de semana”

Marcus Ericsson avaliou positivamente o sexto lugar no GP de Elkhart Lake, em Road America, e disse que o seu foco ainda não está no campeonato, mas sim, nas etapas ao longo da temporada 2023 da Indy. Piloto sueco está a 74 pontos de Álex Palou na classificação

Marcus Ericsson manteve a escrita e, mais uma vez, marcou presença no top-10 de uma etapa da temporada 2023 da Indy. Neste domingo (18), no GP de Elkhart Lake, em Road America, o sueco largou da nona colocação e se manteve consistente durante toda a corrida para terminar em sexto, 11s520 atrás do companheiro de equipe e vencedor Álex Palou.

O resultado foi avaliado positivamente pelo dono do carro #8, em entrevista à emissora americana NBC. Segundo ele, o pódio era possível se não fossem os problemas nos pit-stops. Porém, a estratégia adotada pela Ganassi se mostrou assertiva, tanto é que além de Palou, Scott Dixon terminou em quarto.

“Acho que foi um bom resultado no final, acho que tivemos um ritmo incrível com o carro #8. Foi muito rápido o dia todo. Infelizmente, tivemos alguns problemas nos pit-stops hoje, o que é incomum, então perdemos algumas posições e se não fosse isso, talvez tivéssemos alcançado o pódio, mas isso faz parte das corridas. Garantimos o sexto lugar e o Álex [Palou] venceu, então foi um ótimo dia para nossa equipe”, comentou Ericsson.

Marcus Ericsson avaliou positivamente sexto lugar no GP de Elkhart Lake (Foto: Indy)

“A equipe fez uma ótima escolha em colocar os pneus vermelhos logo no início. Isso deu muito certo. A estratégia funcionou e fomos rápidos, lutamos bastante, teve muita disputa de posição e diversão lá fora, então foi um dia positivo”, completou.

Mas nem tudo se desenhou favoravelmente para Ericsson no GP de Elkhart Lake. Embora o sexto lugar tenha deixado uma boa impressão para o piloto, a classificação dá outro sentido ao resultado. Com a vitória de Palou, a diferença do espanhol, que lidera o campeonato, para o sueco, que está em segundo, subiu para 74 pontos — são 324 tentos a 250. O veterano de 32 anos, entretanto, não está preocupado com isso.

“Acho que no ano passado liderei o campeonato por um bom tempo e senti que estava focando muito no campeonato em vez de correr pelo campeonato a cada fim de semana. Isso é algo que eu queria fazer de forma diferente neste ano. Estou tentando vencer a cada fim de semana e tentando maximizar tudo, para que, quando chegarmos a Laguna Seca [último GP da temporada] ou nas últimas corridas, possamos pensar no título”, ponderou Ericsson.

“Claro, o Álex [Palou] está com uma grande vantagem, mas na Indy qualquer coisa pode acontecer. Temos de manter a cabeça baixa, trabalhar duro e aproveitar ao máximo cada fim de semana”, ainda disse.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Em grande fase, Álex Palou é o maior obstáculo de Marcus Ericsson no campeonato da Indy 2023 (Foto: Indy)

Por fim, Ericsson ainda revelou que estava fisicamente cansado após as provas de maio, quando defendeu a vitória das 500 Milhas de Indianápolis — sem sucesso, já que Josef Newgarden triunfou pela primeira vez. O descanso depois do GP de Detroit, realizado no último dia 4, serviu para o piloto da Ganassi recarregar as energias para o restante da temporada.

“Depois de tentar defender a vitória [na Indy 500], no mês de maio, me senti realmente exausto. Foi um mês muito difícil para mim, minha agenda estava bem intensa e depois fomos direto para Detroit, então depois de Detroit eu estava bem cansado. Tirei uma semana apenas para relaxar e descansar, e isso realmente me ajudou a recarregar as energias. Sinto que esta etapa em Road America marca o início da segunda parte da temporada para mim, e estamos começando bem, então estou animado para o restante dela”, afirmou.

A Indy retorna em duas semanas com mais uma corrida em circuito misto: a tradicional etapa de Mid-Ohio, que acontece no dia 2 de julho, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.