Michael Andretti deixa cargo de CEO e passa controle da Andretti para investidor

Dan Towriss, CEO do Group 1001, é quem assumiu o controle do negócio. Michael Andretti se torna consultor e embaixador da equipe

Michael Andretti não é mais o CEO da Andretti Global, que possui equipe na Indy, Fórmula E, IMSA SportsCar e outras quatro categorias, além de tentar insistentemente presença na Fórmula 1 nos últimos anos. Daniel Towriss, CEO do Group 1001 e investidor na estrutura, assume o comando do negócio.

Mais cedo, o Sportico, site de negócios do esporte, noticiou que Andretti decidiu vender todas as ações que possuía da Andretti Global. No entanto, em comunicado enviado pela equipe, não ficou claro se isso de fato ocorreu, mas é confirmado que Michael deixou o controle da estrutura.

A revista norte-americana Racer reporta que o relacionamento entre Andretti e Towriss não era dos melhores no últimos meses dentro do paddock da Indy, com uma crescente divisão entre ambos.

“O objetivo de Michael é fazer uma transição para um cargo mais estratégico na Andretti Global e focar menos nos aspectos da operação para as corridas. Michael e Dan Towriss tem trabalhado muito proximamente no desenvolvimento da nova estrutura, algo que deixa Michael animado para ver tomar forma sob a orientação de Dan”, disse a Andretti em comunicado.

Michael Andretti (Foto: Marco Miltenburg/Racepictures)

“Michael continua engajado e continuará servindo como consultor estratégico e um embaixador-chave. Teremos mais a compartilhar nas próximas semanas, depois que Michael e Dan tiverem a oportunidade de conversar com a equipe”, prosseguiu.

Michael Andretti atua como dono de equipe desde 2002, quando ingressou como sócio na antiga Forsythe/Green na Indy. O norte-americano comprou as ações de Gerald Forsythe e o time se tornou Andretti Green. A partir de 2009, Michael adquiriu a parte do sócio e a estrutura virou Andretti Autosport. Na última década, começou a expandir além dos Estados Unidos, operando na Extreme E, Supercars Australiana, Supercopa e a própria Fórmula E.

O grupo sofreu uma alteração de marca em 2023, quando passou a se chamar Andretti Global, pouco menos de um ano após Dan Towriss, dono da holding Group 1001, adquirir ações da companhia, sendo parte dos investimentos focados na potencial entrada da equipe na Fórmula 1 — algo que tem sido negado constantemente pela categoria, mesmo com a parceria da esquadra com a Cadillac.

O ingresso de Towriss na Andretti, no entanto, vem de antes de 2022, quando se tornou investidor da equipe. O Group 1001 é dono da Gainbrigde, que patrocina a equipe desde 2018, quando Zach Veach assumiu uma vaga na Andretti. Atualmente, a empresa estampa o carro #26 de Colton Herta.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Indy adota sistema de charters para 2025: mas o que isso quer dizer?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.