carregando
Indy

Newgarden atropela rivais diretos e crava pole em Gateway. Rossi larga em 11º

Josef Newgarden aproveitou o fato de ser o último a tentar a volta rápida e atropelou os rivais diretos para ser pole do GP de Gateway. Simon Pagenaud ficou em quarto, enquanto Scott Dixon foi oitavo e Alexander Rossi vai largar apenas de 11º

Grande Prêmio / GABRIEL CURTY, de São Paulo
A sexta-feira (23) foi perfeita para Josef Newgarden. Com excelente performance e um desempenho não mais que mediano dos concorrentes diretos ao título, o americano cravou a pole em Gateway e ainda terá outros dois carros no grid antes do primeiro rival, Simon Pagenaud, que parte da quarta colocação.

Newgarden combinou suas duas voltas para 48s255, foram os dois melhores giros da classificação, um rendimento impressionante. Entre o líder da Indy e Pagenaud ainda largarão Sébastien Bourdais, dono de ótima performance na sessão, e Will Power, o terceiro carro da Penske que vem de triunfo em Pocono.

Takuma Sato se garantiu no quinto lugar do grid, com Santino Ferrucci e James Hinchcliffe aparecendo logo atrás. Scott Dixon, que vem atropelando nas últimas provas, não conseguiu render com a Ganassi e terá de remar do oitavo lugar na corrida noturna do oval curto de Madison.

Ryan Hunter-Reay e Felix Rosenqvist completam o top-10 do grid de largada na frente de um Alexander Rossi que, certamente, teve o desempenho mais decepcionante da noite. O americano, atual vice-líder do campeonato, parte nada menos que dez posições atrás de Newgarden. A Foyt voltou a sofrer, com Tony Kanaan em 20º e Matheus Leist em 21º.
Josef Newgarden cravou a pole em Gateway (Foto: IndyCar)
Saiba como foi a definição do grid em Gateway
 
A classificação da Indy em Gateway começou pontualmente às 19h15 (em Brasília), no tradicional esquema de duas voltas rápidas por piloto pela ordem inversa da classificação do campeonato. Assim, as Carlin abriram o trabalho, com Conor Daly levando pequena vantagem em cima de Charlie Kimball: 50s167 a 50s284 para Daly.
 
Vieram as Foyt na sequência e o rendimento não foi muito distante do das Carlin, mas o resultado foi meio que o de sempre para o time. Tony Kanaan perdeu de Kimball por meros 0s003, enquanto Matheus Leist ficou com 50s480.
 
A pista estava bastante escorregadia e os carros derrapavam bastante ali na parte interna da curva 1. Zach Veach driblou isso e se colocou na liderança provisória com 49s303, mas Marco Andretti escorregou bonito e jogou a volta 1 no lixo, ou seja, mesmo se recuperando na segunda, atrás de Leist.
 
Duas boas marcas vieram em sequência, com Colton Herta superando Marcus Ericsson, mas os dois andando bem abaixo do tempo de Veach. Colton ficou com 49s073 ali na ponta.
 
As Carpenter também saíram seguidas uma da outra, mas com desempenhos diferentes. Ed Carpenter foi só mediano, em um quarto que logo virou quinto após Spencer Pigot ser bem competitivo, especialmente na segunda volta. 
 
A pista ia melhorando e os dois pilotos que saíram na sequência melhoraram muito os tempos. Santino Ferrucci, líder do TL1, confirmou o bom momento com duas grandes voltas combinando 48s693 contra 48s793 de James Hinchcliffe, também na frente de Herta para virar segundo.
Colton Herta andou de forma regular na classificação (Foto: IndyCar)
E o que falar de Sébastien Bourdais? Em baixa total em 2019, o francês renasceu na classificação de Gateway e mostrou que Ferrucci vinha bem, mas que a Dale Coyne tinha ainda mais para mostrar. Voou em 48s406 e dominou a dianteira. Aí veio Felix Rosenqvist, que foi não mais que mediano e se colocou entre Hinch e Herta.
 
A disparidade maior entre companheiros que foram dar suas voltas quase ao mesmo tempo ficou por conta da RLL. Se Takuma Sato conseguiu até dar uma pressionada em Bourdais e se meteu em segundo, Graham Rahal já fez uma primeira volta alta e não se recuperou depois. O resultado foi um décimo lugar parcial.

Ryan Hunter-Reay, em quinto, teve performance bastante discreta e deixou uma impressão forte que Bourdais poderia mesmo sonhar com a pole. Isso só ficou mais forte quando Will Power praticamente igualou - mas perdeu - na disputa com o francês. Ou seja: o rei das poles já estava 0s008 atrás.
 

Era hora, então, dos candidatos ao título. Em mais uma classificação no oval sem sucesso da Ganassi, Scott Dixon foi ali meio que para minimizar o estrago e pelo menos bateu Hunter-Reay, mesmo que tenha ficado bem atrás dos líderes, em sexto. Simon Pagenaud, por sua vez, melhorou bem na segunda volta, mas não brilhou na primeira e o resultado foi perder de Power. Restavam Rossi e Newgarden para ver se Bourdais seria pole.

Rossi foi um desastre, não conseguiu ter o menor ritmo e se colocou apenas num décimo lugar que virou 11º porque Newgarden não tomou conhecimento de ninguém. Muito forte, o líder do campeonato cravou a pole com estilo.

Indy 2019, GP de Gateway, Grid de largada:

1 J NEWGARDEN Penske Chevrolet 48.255  
2 S BOURDAIS Dale Coyne Honda 48.406 +0.151
3 W POWER Penske Chevrolet 48.414 +0.159
4 S PAGENAUD Penske Chevrolet 48.611 +0.356
5 T SATO RLL Honda 48.636 +0.381
6 S FERRUCCI Dale Coyne Honda 48.693 +0.438
7 J HINCHCLIFFE SPM Honda 48.793 +0.538
8 S DIXON Ganassi Honda 48.835 +0.580
9 R HUNTER-REAY Andretti Honda 48.858 +0.603
10 F ROSENQVIST Ganassi Honda 48.879 +0.624
11 A ROSSI Andretti Honda 48.895 +0.640
12 C HERTA Harding Honda 49.073 +0.818
13 S PIGOT Carpenter Chevrolet 49.124 +0.869
14 M ERICSSON SPM Honda 49.132 +0.877
15 Z VEACH Andretti Honda 49.303 +1.048
16 G RAHAL RLL Honda 49.433 +1.178
17 E CARPENTER Carpenter Chevrolet 49.632 +1.377
18 C DALY Carlin Chevrolet 50.167 +1.912
19 C KIMBALL Carlin Chevrolet 50.284 +2.029
20 T KANAAN Foyt Chevrolet 50.287 +2.032
21 M LEIST Foyt Chevrolet 50.480 +2.225
22 M ANDRETTI Andretti Honda 51.372 +3.117
 


Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.