Opinião GP: Indy expõe fragilidade de comando com regras confusas e pode comprometer popularidade
Categoria se perde ao definir sistemas esdrúxulos de classificação, anuncia cancelamento de largada parada pelo Twitter com prova em andamento e inventa sanção a Franchitti por suposta fechada em Power. Audiência e credibilidade podem correr risco até nos EUA
Mas o que chamou mais a atenção para quem acompanha e vive a categoria foi uma espécie de ponto alto da falta de organização, o que resultou em modificações de última hora, tanto em relação ao procedimento de largada quanto à punição fantasma atribuida a Dario Franchitti na primeira corrida, realizada no sábado (13).
Após o fim da prova 1 em Toronto, na qual completou o pódio ao cruzar a linha de chegada na terceira posição, o escocês foi punido com o acréscimo de 25s em seu tempo final. Motivo: o piloto da Ganassi foi acusado de fechar Will Power na última relargada.
A cobertura completa da rodada dupla de Toronto no GRANDE PRÊMIO | |
Confira a classificação do campeonato da Indy após 13 etapas | |
Veja as melhores imagens da Indy neste domingo (14) em Toronto |
Relacionadas
Cerca de duas horas depois do anúncio da sanção e da divulgação da classificação oficial com Franchitti punido, no entanto, a direção da Indy voltou atrás e revogou a punição, devolvendo ao piloto o terceiro lugar. De acordo com o comunicado, as imagens da relargada foram analisadas novamente por um outro ângulo, no qual ficava claro que o escocês não havia tido nenhum tipo de atitude antidesportiva.
Companheiro de equipe de Franchitti na Ganassi, Dixon também não economizou nas críticas à direção da categoria em relação ao episódio "A última relargada foi uma piada completa, na minha opinião. Discutimos isso tantas vezes nas reuniões, os líderes devem ser os primeiros a partir, e o bandeira obviamente não estava assistindo a corrida, também", disse o piloto, em coletiva logo após a corrida 1.
O verdadeiro 'circo' da Indy
Na tarde de sábado, na primeira prova canadense, o script para um início nos mesmos moldes de várias outras categorias de monopostos ao redor do mundo foi mantido até os 24 carros se alinharem no grid. Mas o que se viu na sequência foi constrangedor.
Enquanto todos aguardavam a luz verde, bandeiras amarelas eram agitadas por toda a reta principal, em função de Josef Newgarden ter deixado seu carro morrer. Assim que os carros deixaram o grid, os caracteres da transmissão da prova indicavam que era a primeira volta. Foram cinco, ao todo, sob bandeira amarela. No Twitter oficial da Indy, veio, sorrateiramente, o anúncio de que a largada parada estava cancelada e o procedimento seria o habitual, em movimento, como de fato ocorreu na abertura da sexta volta. Um verdadeiro vexame.
— IZOD IndyCar Series (@IndyCar) July 13, 2013
Se há a aceitável intenção de se promover uma inovação jamais vista antes na Indy, que se faça isso da maneira correta, com carros, pilotos e condições de segurança adequados e preparados para tal. Somente veteranos oriundos de categorias de base de fora dos EUA – como Dixon e Franchitti, além dos brasileiros Tony Kanaan e Helio Castroneves – já haviam feito este tipo de procedimento. E mesmo assim, realizaram isso pela última vez há quase ou mais de 20 anos. Todos esses pontos devem e precisam ser vistos antes de uma alteração como essa, em uma série que jamais em sua história havia feito algo do tipo.
Não podem ser desconsideradas, também, as mudanças drásticas e inexplicáveis nos regulamentos das sessões classificatórias. No oval de Iowa, foram três exaustivas heats de 50 voltas cada, além de uma mini-classificação para definir eliminados e classificados para as provas que definiriam o grid para a corrida que realmente valia, no domingo. Já em Toronto, o sistema que definiu as posições de largada para a corrida 2 foi diferente do utilizado na corrida 1 e não seguiu qualquer critério aparentemente sensato do que se espera de uma sessão classificatória, ou de uma competição séria.
O Opinião GP é o editorial semanal do GRANDE PRÊMIO que expressa a visão dos jornalistas do site sobre um assunto de destaque, uma corrida específica ou o apanhado do fim de semana de automobilismo.