O’Ward supera Palou e coloca McLaren na pole na corrida 2 de Elkhart Lake

Pato O'Ward derrotou Álex Palou e Colton Herta em uma classificação maluca em Elkhart Lake. O mexicano colocou a McLaren na pole da corrida 2. Scott Dixon sai em sexto

A zebra passeou na classificação da corrida 2 da Indy em Elkhart Lake. Neste domingo (12), Pato O’Ward encontrou uma grande volta com o cronômetro zerado e superou Colton Herta e Álex Palou, colocando a McLaren na pole.

No fim, foi uma batalha inteira da nova geração da categoria. Pato virou 1min44s897, apenas 0s02 mais rápido que Palou, que vem tendo um final de semana de gente grande. Herta, mais experiente na Indy dos três no alto de seus 20 anos, liderou o primeiro grupo também com uma volta voadora em 1min44s9.

Na segunda fila, ao lado de Palou pela regra da classificação da Indy em mistos de rodada dupla, sai Ryan Hunter-Reay, o veterano da turma da frente. A terceira fila também vem com história: Graham Rahal e Scott Dixon, que nem foi brilhante, mas voltou a cravar os rivais na disputa pelo título.

Pato O’Ward é pole em Road America (Foto: IndyCar)

Felix Rosenqvist e Will Power vão dividir a quarta fila na corrida da tarde, enquanto Jack Harvey e Alexander Rossi completam o top-10.

Os grandes rivais de Dixon foram novamente, muito mal. Além de Rossi em décimo, Josef Newgarden sai de um modestíssimo 14º lugar, enquanto Simon Pagenaud vai precisar remar de 22º.

A largada da corrida 2 da Indy em Elkhart Lake está prevista para 13h42 (em Brasília).

Colton Herta deu show na classificação (Foto: IndyCar)

Saiba como foi a definição do grid de largada da corrida 2 em Elkhart Lake

Assim como na primeira prova, a classificação foi dividida em dois grupos, cada um com 14 minutos. Novamente, o melhor tempo geral ficaria com a pole e jogaria os demais pilotos do grupo para o lado ímpar do grid, enquanto que o mais veloz do outro grupo largaria em segundo, com os companheiros de grupo do lado par.

O primeiro grupo era formado por: Josef Newgarden, Marcus Ericsson, Scott Dixon, Will Power, Oliver Askew, Dalton Kellett, Conor Daly, Simon Pagenaud, Alexander Rossi, Ryan Hunter-Reay, Takuma Sato e Colton Herta.

Os primeiros tempos competitivos vieram com Newgarden e Herta, em 1min46s6, enquanto Sato já encontrava um giro em 1min46s3. Dixon e Power conseguiram superar Newgarden e Herta, enquanto Askew virou 1min46s0. Só não assumia a ponta porque Sato achava uma baita volta em 1min45s717.

Josef Newgarden não classificou bem (Foto: IndyCar)

Foi na última volta, para variar, que tudo se decidiu. E aí virou uma loucura. Logo depois de Askew, Power e Pagenaud tomarem drive-through por correrem nos boxes, chegou o momento do estouro do cronômetro e Herta encontrou uma volta mágica. O americano cravou 1min44s9.

Provando que a Andretti melhorou bastante desde ontem, Hunter-Reay se meteu em segundo e Rossi em quinto, na frente de Sato e Newgarden. Entre os companheiros, Dixon e Power. O neozelandês não brilhou, mas arrumou um terceiro lugar excelente para quem já está sobrando no campeonato.

E Pagenaud, hein? 11º, melhor apenas que Kellett, atrás de Ericsson, Askew e Daly. Mais uma corrida de recuperação no radar.

Álex Palou quase foi pole (Foto: IndyCar)

O segundo grupo partiu para a pista logo na sequência. Nele estavam: Charlie Kimball, Pato O’Ward, Felix Rosenqvist, Graham Rahal, Santino Ferrucci, Rinus VeeKay, Zach Veach, Max Chilton, Marco Andretti, Jack Harvey e Álex Palou.

O começo foi bem esquisito e teve Kimball tentando dar o bote de pneus macios, cravando 1min46s0. É claro que não seria suficiente para uma grande posição de largada, mas já forçava os rivais a anteciparem os pneus vermelhos.

Antes do cronômetro zerar, quatro pilotos já tiraram Kimball do comando das ações: Palou, Rosenqvist, Harvey e Rahal, com o espanhol em nada menos que 1min45s2, próximo de Herta.

Foi aí que Palou virou 1min44s912 e arrancou a pole provisória de Herta. Rahal e Rosenqvist até se aproximavam, mas a zebra passeou em Elkhart Lake: 1min44s897 e a primeira pole da carreira de O’Ward.

Indy 2020, GP de Elkhart Lake, Corrida 2, Grid de Largada:

1P O’WARDMcLaren Chevrolet1:44.897 
2C HERTAAndretti Honda1:44.925+0.028
3A PALOUDale Coyne Honda1:44.919+0.022
4R HUNTER-REAYAndretti Honda1:45.153+0.256
5G RAHALRLL Honda1:45.032+0.135
6S DIXONGanassi Honda1:45.267+0.370
7F ROSENQVISTGanassi Honda1:45.149+0.252
8W POWERPenske Chevrolet1:45.300+0.403
9J HARVEYMeyer Shank Honda1:45.509+0.612
10A ROSSIAndretti Honda1:45.372+0.475
11S FERRUCCIDale Coyne Honda1:45.568+0.671
12T SATORLL Honda1:45.432+0.535
13C KIMBALLFoyt Chevrolet1:45.834+0.937
14J NEWGARDENPenske Chevrolet1:45.461+0.564
15R VEEKAYCarpenter Chevrolet1:46.033+1.136
16M ERICSSONGanassi Honda1:45.785+0.888
17Z VEACHAndretti Honda1:46.182+1.285
18O ASKEWMcLaren Chevrolet1:46.074+1.177
19M ANDRETTIAndretti Honda1:46.221+1.324
20C DALYCarpenter Chevrolet1:46.485+1.588
21M CHILTONCarlin Chevrolet1:46.609+1.712
22S PAGENAUDPenske Chevrolet1:46.573+1.676
23D KELLETTFoyt Chevrolet1:47.313+2.416

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube