O’Ward aproveita batida de Newgarden e vence GP de Iowa 2. Ericsson é 6º

Josef Newgarden liderou 148 voltas no domingo e caminhava para a segunda vitória do fim de semana, mas bateu sozinho e deixou o triunfo no colo de Patricio O'Ward

PALOU SEGUE FIRME NA INDY 2022 APESAR DE DRAMA GANASSI x McLAREN

O GP de Iowa 2 caminhava para uma repetição de sábado com uma vitória tranquila de Josef Newgarden, mas a prova deste domingo (24) ganhou uma proporção completamente diferente nas voltas finais. Depois de liderar 148 giros da corrida, o bicampeão perdeu o controle na curva 4 na volta 235 e estampou o muro. Melhor para o mexicano Pato O’Ward, da McLaren, que depois de largar de sétimo, partiu para vencer pela segunda vez em 2022.

Pole-position novamente, Will Power finalizou mais uma vez na segunda colocação com a Penske. Apesar de liderar as primeiras 84 voltas, acabou superado por Newgarden e não teve forças para atacar O’Ward no stint final. O neozelandês Scott McLaughlin, parceiro de equipe de Josef e Will, fechou o pódio.

Hexacampeão, Scott Dixon levou a Ganassi ao quarto lugar. Já Jimmie Johnson registrou o melhor resultado de sua curta carreira na Indy, em quinto, e foi seguido pelo atual líder do campeonato Marcus Ericsson, que nadou de 18º para 6º.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O sueco Felix Rosenqvist, o americano David Malukas, o francês Romain Grosjean e o japonês Takuma Sato finalizaram o top-10. Atual campeão, o espanhol Álex Palou ficou apenas na 13ª colocação.

O brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, finalizou a etapa na 21ª posição. O piloto acabou prejudicado por uma punição logo no início da prova e acabou completando 5 voltas atrás do vencedor.

A Indy retorna já no próximo sábado (30) com o GP de Indianápolis 2, que acontece no traçado misto do Speedway.

Saiba como foi o GP de Iowa 2:

A largada do domingo em Iowa (Vídeo: NBC/Indycar)

A bandeira verde veio às 16h30 (de Brasília, GMT -3). Power e Newgarden se mantiveram nas primeiras posições. Quem surpreendeu bem foi O’Ward, pulando de sétimo para terceiro executando várias ultrapassagens pela parte de fora da pista. Ericsson também teve destaque, pulando de 15º para 10º.

Com pouca movimentação no pelotão da frente, as primeiras 30 voltas foram completadas por Power na ponta, seguido por Newgarden, O’Ward, Sato, McLaughlin, Daly, Rosenqvist, Ericsson, VeeKay e Grosjean. Depois de largar em sexto, Jack Harvey despencou no pelotão sofrendo com o desgaste de pneus. O mesmo aconteceu com Conor Daly, que logo saiu do top-10.

Pagenaud, com problemas no rádio, e Daly fizeram os primeiros pit-stops da corrida. Agora lidando com tráfego, Power seguiu na liderança perseguido por Newgarden na volta 60. O’Ward, bastante atrás, era terceiro, e era seguido por Sato, McLaughlin, Rosenqvist, Ericsson, VeeKay, Grosjean e Malukas.

O primeiro pit-stop entre os líderes veio na volta 63, com O’Ward. Power veio na 65, junto de Newgarden. A ordem dos pilotos se manteve quando voltaram para a pista, enquanto Sato pulou para a liderança. O australiano da Penske voltou ao primeiro posto no 70º giro de corrida.

Newgarden finalmente promoveu um ataque sobre Power, e tomou a liderança na volta 84 quando o australiano tentava tornar Romain Grosjean como retardatário. Com 90 voltas, os dois da Penske seguiam ocupando as duas primeiras posições. O’Ward era o terceiro, seguido por Johnson, Ericsson, McLaughlin, Dixon, Rosenqvist, VeeKay e Herta. Pato começou a crescer e passou a cortar vantagem para os líderes.

Quando a corrida atingiu 120 voltas, finalmente apareceu a primeira bandeira amarela, por conta de Kyle Kirkwood. O piloto da Foyt era 17º e levava uma volta de Josef Newgarden quando passou na parte suja da pista e foi ao muro na curva 2. Os boxes foram abertos e os líderes Newgarden, Power, O’Ward e Ericsson pararam. Alguns giros depois, o pelotão também parou depois de terem descontado as voltas atrás.

Kirkwood bateu e causou amarela (Vídeo: NBC/Indycar)

A bandeira verde veio na volta 133. Enquanto Newgarden pulou bem na ponta, O’Ward foi para cima de Power, mas o australiano rapidamente deu o troco. Dixon superou Johnson e assumiu o sexto lugar.

A corrida chegou a 150 voltas com Newgarden líder, com 0s369 de distância para Power, que tinha O’Ward na cola. Ericsson era quinto, seguido por McLaughlin, Dixon, Johnson, Rosenqvist, Grosjean e Herta.

A corrida ficou mais monótona, e a dupla da Penske seguiu abrindo distância para a concorrência. Power chegou a encostar no companheiro de equipe, mas sem sucesso. Pato O’Ward foi o primeiro a ir para os boxes na terceira janela, na volta 195. Josef e Will vieram no giro seguinte. Na reorganização dos carros após toda a janela de pit-stops, Pato surgiu à frente de Power.

O novo top-10 tinha Newgarden, O’Ward, Power, McLaughlin, Dixon, Ericsson, Johnson, Ilott, Rosenqvist e Grosjean.

A lista dos primeiros se manteve sem grandes mudanças até a volta 230, quando Felix Rosenqvist foi para cima de Callum Ilott. Eis que, na volta 235, a corrida ganha uma proporção completamente diferente. Liderando com tranquilidade, Josef Newgarden rodou sozinho na saída da curva 4 e bateu no muro, colocando Pato O’Ward na liderança.

Newgarden rodou sozinho da liderança e bateu (Vídeo: Indycar/NBC)

Os boxes foram abertos e os pilotos aproveitaram a janela para a última parada da corrida. O’Ward assumiu a liderança com Power em segundo, Dixon em terceiro, McLaughlin em quarto, Ericsson em quinto e Johnson em sexto. O restante do pelotão aproveitou para recuperar a volta atrás.

A bandeira verde surgiu na volta 250. O’Ward pulou bem se se segurou na ponta. McLaughlin saiu muito bem e tomou o terceiro lugar de Dixon, enquanto Johnson superou Ericsson e entrou no top-5. Pato seguiu abrindo terreno e deixou a distância para Power em mais de 1s. Companheiros de Dale Coyne, David Malukas e Takuma Sato batalhavam pelo nono lugar.

Ericsson retomou o quinto lugar sobre Johnson, enquanto Sato superou Malukas. Na frente, O’Ward aproveitou o tráfego que Power teve de encarar para abrir mais distância na frente. O japonês duas vezes vencedor da Indy 500 manteve o bom momento e superou Colton Herta, que precisou controlar o carro para evitar uma batida.

Jimmie Johnson partiu para cima de Ericsson e retomou o quinto lugar, tal como Malukas voltou para o nono posto.

Indy 2022, GP de Iowa 2, Corrida:

1P O’WARDMcLaren Chevrolet300 voltas 
2W POWERPenske Chevrolet+4.247 
3S MCLAUGHLINPenske Chevrolet+9.446 
4S DIXONGanassi Honda+11.149 
5J JOHNSONGanassi Honda+12.325 
6M ERICSSONGanassi Honda+14.234 
7F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet+17.688 
8D MALUKASDale Coyne Honda+18.372 
9R GROSJEANAndretti Honda+19.557 
10T SATODale Coyne Honda+20.732 
11C ILOTTJuncos Chevrolet+21.493 
12C HERTAAndretti Honda+1 volta 
13A PALOUGanassi Honda+1 volta 
14G RAHALRLL Honda+1 volta 
15D DEFRANCESCOAndretti Honda+2 voltas 
16C DALYCarpenter Chevrolet+2 voltas 
17E CARPENTERCarpenter Chevrolet+3 voltas 
18A ROSSIAndretti Honda+4 voltas 
19R VEEKAYCarpenter Chevrolet+4 voltas 
20J HARVEYRLL Honda+4 voltas 
21H CASTRONEVESMeyer Shank Honda+5 voltas 
22D KELLETTFoyt Chevrolet+6 voltas 
23S PAGENAUDMeyer Shank Honda+19 voltas 
24J NEWGARDENPenske Chevrolet+65 voltasNC
25K KIRKWOODFoyt Chevrolet+183 voltasNC
26C LUNDGAARDRLL Honda+188 voltasNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.