Penske vê “falha significativa interna” e suspende presidente após fraude em St. Pete
A Penske emitiu comunicado nesta terça-feira (7) anunciando a suspensão de vários integrantes do corpo técnico, incluindo o presidente, Tim Cindric, o cabeça de toda a operação do time na Indy
A Penske anunciou nesta terça-feira (7) a suspensão do presidente da equipe, Tim Cindric, após escândalo do uso indevido do push-to-pass no GP de São Petersburgo da Indy 2024. Na ocasião, tanto Josef Newgarden, vencedor da corrida, quanto Scott McLaughlin, terceiro colocado, foram desclassificados.
A decisão partiu de Roger Penske, que embora seja o proprietário da equipe que leva seu nome, também gere a categoria. O time realizou uma investigação interna e constatou “falhas consideráveis no processo e na comunicação”.
“Após as punições impostas à equipe e aos pilotos da Penske depois de Long Beach, a equipe concluiu uma revisão interna”, começou o comunicado emitido à imprensa. “Após uma análise completa e abrangente das informações, a Penske determinou que houve falhas significativas em nossos processos e comunicações internas”, continuou.
“Como resultado, Luke Mason (engenheiro de corrida nº 2) e Robbie Atkinson (engenheiro de dados sênior) serão suspensos da equipe Penske nas próximas duas corridas da Indy, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis. Além disso, Ron Ruzewski (diretor-geral) também está suspenso dessas duas corridas, juntamente com Tim Cindric (presidente), que é responsável por todas as operações da Penske”, completou.

Roger também aproveitou para novamente se manifestar sobre o escândalo de St. Pete. “Reconheço a magnitude do que ocorreu e o impacto que continua tendo no esporte ao qual dediquei tantas décadas. Todos na Penske, juntamente com nossos fãs e parceiros, devem tomar conhecimento de que peço desculpas pelos erros cometidos e que os lamento profundamente.”
A Penske teve dois carros desclassificados do GP de São Petesburgo, realizado no início do mês de março: Newgarden e McLaughlin, respectivamente vencedor e terceiro colocado da prova. Além disso, Will Power perdeu 10 pontos no campeonato por violar, assim como os companheiros de equipe, os parâmetros do push-to-pass. Pato O’Ward herdou a vitória e o australiano, mesmo punido, subiu ao segundo lugar.
A penalização veio praticamente 45 dias após a corrida, pois a fraude só foi descoberta no warm-up do GP de Long Beach. A categoria revisou os dados da etapa de St. Pete e identificou a manipulação no sistema de ‘push-to-pass’ nos carros #2, #3 e #12 da Penske, que permitia aos pilotos utilizarem o botão de ultrapassagem em largadas e relargadas.
Após a varredura, identificou-se que a Penske burlou dois artigos: 14.19.16, que fala especificamente sobre a utilização do sistema antes da linha de largada e chegada, o que é proibido por regulamento, e o 14.19.15, que trata do envio de dados do acionamento do ‘push-to-pass’ à central de monitoramento, que abre margem para uma série de especulações acerca do uso do sistema por parte da equipe.
Pelo regulamento da Indy, o sistema só pode ser acionado após cruzar a linha de largada, e foi constatado que Newgarden e McLaughlin conquistaram vantagem competitiva de forma indevida, sendo, assim, desclassificados.
Newgarden chegou a dar uma entrevista coletiva durante o fim de semana do GP do Alabama e, bastante emocionado, justificou que acionou o botão por força do hábito e não com intenção de trapacear. “Podem me chamar de incompetente, idiota ou trapaceiro, mas não falem que sou mentiroso. Não sabia que fiz algo de errado até o último final de semana. Pode parecer piada, porém, as coisas aconteceram desse modo. Pergunte a qualquer um se ali não é o local de se apertar o botão. Percebi que o sistema estava funcionando, mas não foi algo premeditado, não foi má-fé. Terminei aquela corrida sem achar que tinha feito algo errado”, argumentou.
A Indy retorna em menos de duas semanas, no dia 11 de maio, com o GP de Indianápolis, etapa que acontece no circuito misto do Indianápolis Motor Speedway, em Indiana.
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