Pódio em Laguna Seca garante bi da Indy para Power. Confira matemática da decisão

Will Power tem vantagem de 20 pontos sobre Josef Newgarden e Scott Dixon antes da final da Indy em Laguna Seca. Australiano precisa apenas ir ao pódio para levantar segundo título

POWER LUTA PELO BI DA INDY E TENTA AFASTAR MALDIÇÃO DA FINAL

A Indy chega para a etapa final de 2022 neste domingo (11) em Laguna Seca, na Califórnia. Cinco pilotos aparecem com chances de título. O grande favorito é Will Power, da Penske, com 523 pontos. Josef Newgarden e Scott Dixon são os principais desafiantes, 20 pontos atrás. Marcus Ericsson e Scott McLaughlin também aparecem com chances matemáticas de levantar a Astor Cup.

A diferença de 41 pontos entre o top-5 é a mais apertada da Indy desde 2003, quando 30 pontos separavam Scott Dixon, Gil de Ferran, Helio Castroneves, Tony Kanaan e Sam Hornish Jr.

A tarefa de Power é simples. Um pódio em Laguna Seca e o australiano conquista o bicampeonato, independente de onde os outros rivais terminarem. Will foi ao top-3 em 8 das 16 etapas de 2022. Quarto ou quinto lugares também servem se nenhum dos principais rivais vencerem e somarem as pontuações de bônus.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Will Power durante o GP de Portland (Foto: IndyCar)

LEIA MAIS: Penske renova com McLaughlin e mantém trio de pilotos para temporada 2023 da Indy

Newgarden e Dixon, empatados em 503, tem como cenário mais favorável uma vitória com pontuação extra e Power fora do pódio. Sem a pontuação extra, o australiano teria de terminar em quinto. Com segundo lugar, o atual líder teria de chegar abaixo de décimo. Um terceiro lugar e Will precisaria estar abaixo de 15º, além de outros cenários menos prováveis que vão até a sétima posição.

Líder de boa parte do campeonato e vencedor da Indy 500, Marcus Ericsson vive situação mais complicada. Com 484 pontos, o único resultado que dá o título ao sueco é uma vitória com Power abaixo da 19ª posição. E os rivais Newgarden e Dixon precisariam ficar fora do top-5. Se Marcus chegar em segundo, precisaria que Will sequer largasse.

Scott McLaughlin, que venceu a prova mais recente da Indy, em Portland, tem um cenário mais improvável do que Ericsson. O neozelandês obrigatoriamente precisa vencer a corrida, ver Power abaixo da 21ª posição e sem as presenças de Dixon e Newgarden no top-5.

O GP de Laguna Seca acontece neste domingo (11), no circuito localizado na cidade californiana de Monterey, com a largada prevista para 16h30 (em Brasília).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.