Pole de 2014, Carpenter bate forte e capota durante último treino antes da classificação para 500 Milhas de Indianápolis

Pole-position nas 500 Milhas de Indianápolis nos últimos dois anos, Ed Carpenter sofreu um forte acidente durante a manhã deste domingo (17) no último treino livre antes da classificação para a prova mais importante do calendário da Indy. Apesar do voo, o norte-americano saiu ileso da pancada

determinarTipoPlayer(“15475854”, “2”, “0”);

Ed Carpenter, pole-position nos últimos dois anos em Indianápolis, sofreu um sério acidente na manhã deste domingo (17), durante o treino final antes da classificação para a Indy 500. O norte-americano escapou na saída da curva 2, bateu com força no muro de proteção externo e capotou. O carro ainda se arrastou até a parte interna do superoval.

Apesar da escapada espetacular, o piloto conseguiu sair sozinho do carro. Logo depois da forte pancada, Carpenter foi levado para o centro médico. E passa bem. É o terceiro acidente sério em Indy nesta semana.

Pole de 2014, Ed Carpenter bate forte e capota durante treino final em Indianápolis (Foto: AP)

Por conta dos detritos na pista e do dano na barreira de proteção, o treino está interrompido por bandeira vermelha. Por enquanto, o piloto mais rápido da sessão é Scott Dixon, com a marca de 38s626. Carpenter vinha na terceira colocação.

A 'mania' de decolar aumenta ainda mais a tensão em Indianápolis antes da classificação, previamente marcada para as 11h (de Brasília). Tudo começou com Helio Castroneves na última quarta-feira. O piloto da Penske perdeu o carro na saída da curva 1 e foi para o ar. No dia seguinte, Josef Newgarden fez o mesmo com o carro da CFH — equipe que é de Carpenter.

A direção da Indy foi obrigada a agir. A primeira determinação é de voltar a abertura do 'boost' do turbo dos motores ao tamanho dos treinos, caindo de 140 kPa para 130 kPa — quilopascal, medida de pressão e tensão. Na prática, vai representar uma perda de 40 a 50 cv.

Isso significa que a velocidade atingida por Castroneves no treino de ontem, 375,142 km/h, dificilmente será alcançada na classificação, ainda mais porque não haverá vácuo algum para ajudar.

Por conta disso, a Indy anunciou que vai adiar a programação do treino classificatório e dar mais um treino aos pilotos com a nova configuração do boost.


E, ao falar sobre o acidente, Carpenter não soube dizer especificamente o que causou a batida, mas deu a entender que as mudanças aerodinâmicas sofridas pelos carros para esse ano podem ter tido grande influência. O piloto também não escondeu o descontentamento com o cenário geral.  "Estou puto, e não posso dizer o que realmente quero agora. Mas acho que todos nós temos opiniões sobre o que está acontecendo", disse Ed, logo depois do incidente.

"Definitivamente, acho que temos um problema acontecendo que antes não tínhamos. Espero apenas que a categoria seja inteligente e possa reagir o mais rápido possível, para que não aconteçam mais coisas assim no futuro", completou.

O norte-americano também vai viver um drama na classificação de logo mais. O seu carro reserva é o terceiro na ordem para a tomada de tempo e não deve ficar pronto a tempo. Depois da alteração na programação por causa da chuva no sábado, a classificação foi encurtada e agora todos terão apenas uma tentativa para conseguir o tempo necessário para garantir uma posição no grid.

O GRANDE PRÊMIO acompanha as atividades em Indianápolis neste domingo AO VIVO e em TEMPO REAL.

VIU ESSA? CASTRONEVES DECOLA EM TREINOS EM INDIANÁPOLIS

determinarTipoPlayer(“15471928”, “2”, “0”);

AO VIVO

A Indy começa a definir as posições de largada para as 500 Milhas de Indianápolis neste sábado, quando os pilotos vão ao famoso oval para determinar os três grupos para a decisão das 11 filas do grid. No domingo, o dia será dividido em três sessões distintas. A primeira parte vai decidir as colocações entre o décimo e o 30º. Depois, vem a formação entre 31º e 33º. E, em seguida, terá início a fase mais importante: o ‘Fast Nine’. É daí que sai, portanto, o pole-position. Assista AO VIVO e em TEMPO REAL a classificação

TENSÃO EM INDY

O momento mais aguardado da temporada da Indy chegou. Depois de cinco etapas em circuitos mistos em 2015, a categoria americana já está desde o início de maio no lendário Indianapolis Motor Speedway para a 99ª edição das 500 Milhas. E já neste final de semana, os pilotos se juntam em busca da pole mais importante do campeonato. A classificação para a formação do grid é feita em dois dias. O dono da posição de honra só será conhecido no domingo, depois do 'Fast Nine'. Só que os treinos da semana foram marcados por acidentes sérios, e isso colocou a Indy em alerta

A 25ª DA CARREIRA

Marc Márquez não foi para o treino classificatório do GP da França como favorito à pole, mas isso nunca fez diferença para o piloto da Honda. Na tarde deste sábado (16) em Le Mans, o espanhol voltou a mostrar sua tradicional boa performance e afastou a concorrência para garantir sua 25ª pole na MotoGP — a terceira na temporada 2015. Calçando a RC213V com um par de pneus macios, Márquez cravou 1min32s246 na melhor de suas nove voltas no treino classificatório e garantiu a posição de honra no grid 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.