Por que Indy vai realizar pausa no campeonato durante Olimpíadas em Paris?
A Indy ocupou nove dos últimos 11 finais de semana com atividades, mas agora terá folga nos próximos três sábados e domingos, enquanto acontece os Jogos Olímpicos de 2024
Depois de semanas intensas, a Indy fará uma pausa de três semanas durante os Jogos Olímpicos de Paris, que terá a cerimônia de abertura na próxima sexta-feira (26), às margens do rio Sena. Desde o GP de Indianápolis, disputado no dia 11 de maio, até aqui, a categoria ocupou nove dos 11 finais de semana transcorridos. Se imagina que a parada é pensada por férias, se engana.
O calendário da Indy é tradicionalmente condensado entre março e setembro, evitando um conflito de datas com a NFL e outros campeonatos de futebol americano, que acaba canibalizando a audiência dos demais esportes estadunidenses.
Até por essa razão, a categoria alocou nos últimos 11 finais de semana o GP de Indianápolis, classificação da Indy 500, 500 Milhas de Indianápolis, Detroit, Road America, Laguna Seca, Mid-Ohio, rodada dupla de Iowa e o GP de Toronto, disputado neste domingo.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Em anos não-Olímpicos, a Indy não faz pausa tão grande neste período, entre julho e agosto, no calendário. Mas faz para Paris-2024 por algumas razões — assim como foi em Tóquio-2020 e outras edições . A principal delas é que a NBC, dona dos direitos televisivos e responsável pela transmissão da categoria, também detém os Jogos Olímpicos e aloca o departamento de esportes para a exibição da Olímpiada.
Com isso, inclusive parte de equipamentos foram enviados pela NBC para Paris. As primeiras transmissões serão realizadas já nesta quarta-feira (24), quando algumas modalidades disputam fases eliminatórias da Olímpiada, enquanto as últimas exibições serão no dia 11 de agosto, data em que a cerimônia de encerramento será realizada.
Outras razões para a pausa da Indy também é a falta de espaço na grade e audiência. Os Jogos Olímpicos tem enorme penetração nos Estados Unidos, que tem uma grande cultura esportiva e em diversas modalidades. Em Paris, assim como em qualquer outra edição, os eventos são espalhados ao longo do dia, o que inviabilizaria espaço na grade da NBC.
Agora, a Indy retorna somente nos dias 16 e 17 de agosto, com as atividades do GP de Gateway. A etapa no circuito oval de Madison será disputada na noite de sábado, com largada prevista para as 19h15 [de Brasília, -3 GMT].
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.