Prévia: Indy volta às ruas em palco constante de surpresas

Após uma edição espetacular das 500 Milhas de Indianápolis, a Indy volta aos circuitos de rua. A sempre imprevisível Detroit receberá uma rodada dupla neste fim de semana

A próxima parada da Indy em 2016 será em Detroit, em uma rodada dupla já neste fim de semana. Serão 70 voltas em cada uma das duas provas, em um circuito com 14 curvas e 3.782 m. Na história, a Penske aparece como principal vencedora, foram seis vezes. 
 
Entretanto, o retrospecto recente da Penske não é lá tão maravilhoso. É verdade que apenas o time de Roger venceu mais de uma vez em Belle Isle nas últimas sete provas, mas foram apenas duas ocasiões, ambas na rodada dupla de 2014.
 
É da Penske o piloto que mais vezes venceu o GP de Detroit. Com três triunfos – 2000, 2001 e 2014 -, Helio Castroneves é o rei das ruas de Michigan. Da última vez em que ganhou em Detroit, Castroneves levou a melhor na segunda corrida da rodada dupla, com o companheiro Will Power indo ao lugar mais alto do pódio an corrida 1.
Helio Castroneves tem um grande retrospecto em Detroit (Foto: AP)
Outros dois brasileiros venceram na história da Indy em Detroit, um deles segue no grid. Tony Kanaan bateu a concorrência em 2007, vestindo as cores da Andretti. Emerson Fittipaldi, em 1989 e 1991, também experimentou a glória nos tempos de Cart.
 
Ultimamente, o que Detroit tem gostado mesmo é de uma zebra. Na rodada dupla de 2013, as modestas Dale Coyne e Schmidt Peterson venceram as provas. Os autores das façanhas foram Justin Wilson e Simon Pagenaud.
 
Em 2015 também teve surpresa nas duas corridas. Na primeira, uma forte chuva chegou até a interromper a prova, que teve um show de tática da Andretti e de pilotagem de Carlos Muñoz, que venceu a primeira na categoria. A festa do time ficou completa com Marco na segunda posição. Pagenaud, que vinha muito mal na Penske, fechou o pódio.
Carlos Muñoz em Detroit (Foto: Joe Skibinski/IndyCar)
A segunda corrida foi uma bizarrice só. Tudo começou com a chuva decidindo e interrompendo a classificação, o que jogou o então líder do campeonato Juan Pablo Montoya para a pole. Na prova, ótimo comportamento dos pilotos enquanto a pista estava molhada. Com ela seca, muita confusão e enroscos. 
 
Com uma paralisação providencial salvando sua estratégia de combustível no fim, Sébastien Bourdais levou a KV ao triunfo. O francês se empolgou tanto com aquela vitória que, dias depois, criticou a F1 e disse que a Indy, sim, era uma "corrida de verdade".
 
A categoria chega em Detroit impulsionada por uma espetacular centésima edição da Indy 500. Além de uma prova cheia de emoções e alternativas, a corrida mais importante do calendário espantou as críticas fervorosas em cima dos kits aerodinâmicos e mostrou que a Honda tem, sim, potencial para brigar. 
 
Simon Pagenaud teve uma péssima jornada em Indianápolis, mas segue disparado na dianteira da classificação do campeonato. O francês tem 292 pontos, 57 a mais que o vice-líder Scott Dixon. Castroneves vem logo atrás, em terceiro. Kanaan é o oitavo.
 
PADDOCK GP #30 DEBATE INDY, F-E E MOTOGP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.