Retrospectiva 2024: O’Ward mostra versatilidade e indica que título está perto

Dentro e fora das pistas, Pato O'Ward cresceu muito e demonstrou que falta pouco para se tornar um campeão na Indy. O mexicano foi o único piloto a vencer em três tipos de pistas diferentes em 2024

Pato O’Ward até terminou uma posição abaixo e com menos pontos do que em 2023, mas a temporada 2024 da Indy pode soar como um divisor de águas para o piloto da McLaren, seja nas pistas ou fora dela. Foi o único a vencer nos três tipos diferentes de pista nesta temporada, e ainda transformou o ‘Pato Who?’ em um dos grandes chamarizes de popularidade da categoria.

Na primeira corrida do ano, repetiu o segundo lugar conquistado no GP de St. Pete em 2023, mas a surpresa veio 45 dias depois. A Indy desclassificou o vencedor Josef Newgarden após descobrir uma manipulação no sistema de ‘push-to-pass’ dos carros da Penske. Mesmo de forma agridoce, O’Ward herdou a vitória, encerrando um jejum que já durava desde o GP de Iowa 2 de 2022.

O mexicano teve uma sequência de resultados ruins antes das 500 Milhas de Indianápolis, mas inegavelmente saiu de lá grande, protagonizando uma das melhores batalhas de todos os tempos contra Newgarden. Acabou amargando a derrota, mas ganhou o respeito de muitos, que já entendem que a vez de Pato cravar a cara no Troféu Borg Warner está cada vez mais próxima.

Emplacou uma sequência de idas ao top-10 até o GP de Mid-Ohio. Na estreia dos novos motores da Indy, teve uma performance de bastante autoridade em cima do atual campeão Álex Palou para vencer a prova de Lexington. Com um cenário de 6 ovais nas corridas finais, gerou uma certa empolgação de arrancada ao título.

Pato O’Ward está cada vez melhor (Foto: IndyCar)

Mas nem tudo transcorreu da melhor maneira após isso, especialmente pelo forte acidente em que foi envolvido no GP de Toronto. Sem o título na mira, voltou a ter um grande desempenho nos ovais, derrotando Will Power para vencer no retorno de Milwaukee ao calendário. Três vitórias em três tipos de pista diferente.

E ainda houve tempo para polêmica. Depois da Nascar confirmar uma corrida no México, país natal de Pato, o piloto criticou a lentidão da Indy para expansão internacional e atingir novas praças. CEO da categoria, Mark Miles rebateu O’Ward, afirmando que sua popularidade não se comparava com a de Adrián Fernández, o mais importante piloto mexicano da Indy nos anos 1990.

A resposta pegou muito mal. Miles foi imensamente criticado por fãs. O’Ward, muito esperto, surfou na onda, lançando linha de produtos com a frase ‘Pato Who?’ e até comprando outdoors nas redondezas de Indianápolis para a promoção.

Pato, não à toa, é o piloto mais popular da Indy na atualidade. Se a McLaren for capaz de entregar algo do nível que o mexicano merece, já mostrou a versatilidade e o nível para brigar pelo título da Indy em 2025 e pela vitória nas 500 Milhas de Indianápolis.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Retrospectiva 2024: Herta dá volta por cima e emplaca melhor temporada da vida

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.