VeeKay se arrepende de postura conservadora em disputa com O’Ward no Alabama

Rinus VeeKay largou na pole position em Barber e liderou a maior parte da corrida, mas acabou ultrapassado por Pato O'Ward após a segunda rodada de pit stops e afirmou que, se pudesse voltar no tempo, teria sido mais agressivo

Pato O’Ward ultrapassa Rinus VeeKay para vencer no Alabama (Vídeo: Indycar)

Rynus VeeKay esteve muito próximo de sua segunda vitória da carreira na Indy no último final de semana no Alabama. O holandês conquistou uma pole-position surpreendente e liderou durante a maior parte da prova, mas foi superado por Pato O’Ward, da McLaren, após a segunda e última rodada de pit stops. O piloto da Carpenter ainda foi ultrapassado pela Ganassi de Álex Palou, mas conquistou seu melhor resultado da temporada com o terceiro lugar.

Depois de um final de 2021 decepcionante, sem terminar entre os 10 primeiros nas últimas sete corridas, VeeKay terminou três das quatro etapas de 2022 no top-10. O bom início ajuda o holandês a recuperar a confiança, e o pódio em Barber foi a cereja no bolo do grande começo de temporada.

“Sinto que definitivamente voltamos. Já tinha me sentido assim em St. Pete, quando me classifiquei em quarto e terminei em sexto. Essa foi uma ótima maneira de se recuperar. Acho que já começamos muito bem. Este final de semana realmente foi a cereja do bolo, com a pole position e um carro capaz de vencer a corrida”, comemorou Rinus após a corrida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Rinus VeeKay comemora pole em Barber (Foto: Indycar)

Ainda assim, o holandês se arrepende de não ter sido mais agressivo para defender sua posição contra o O’Ward. O mexicano fez uma manobra ousada, freando tarde para ultrapassar o rival por fora na curva 5, e VeeKay admitiu que, se pudesse voltar no tempo, teria fechado a porta em busca da vitória.

“Eu me ferrei algumas vezes no passado freando um pouco tarde demais, travando um pneu, basicamente destruindo todo o meu último stint. Eu não sabia que Pato ia frear tão tarde. Eu estava olhando muito nos meus espelhos. Talvez isso tenha me distraído um pouco. Não sei”, explicou Rinus.

“Se eu pudesse voltar no tempo, frearia mais tarde e ficaria à frente dele. Eu também tive mais dificuldades com o meu último jogo de pneus. Ele foi definitivamente mais rápido naquele último stint e mereceu a vitória. Felizmente eu ainda consegui um pódio”, admitiu o holandês.

Com o resultado, VeeKay ocupa atualmente a sétima colocação com 106 pontos, oito a menos que O’Ward, que é o quinto. Álex Palou, que completou o pódio mais jovem da história da Indy no Alabama, é o líder com 144. A Indy retorna agora no dia 14 de maio, para o GP de Indianápolis 1, no circuito misto do Brickyard.

INDY 2022: O QUE MUDA NA CLASSIFICAÇÃO DAS 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS DE 2022?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.