O sábado de classificação em Indianápolis também reserva suas boas histórias, mesmo que a edição da Indy 500 em 2022 não tenha o Bump Day. O novo formato, que agora classifica doze pilotos para a disputa da pole no domingo, gerou mais movimentação dos pilotos após as tentativas obrigatórias, buscando arriscar um pouco mais, e algumas saídas inclusive deram certo, como a de Takuma Sato, que também contou com o fator sorte pela chuva diminuir boa parte da sessão.
Com a volta de classificação mais rápida desde 1996, Rinus VeeKay se colocou em primeiro. Além do favoritismo natural que carrega para domingo, o holandês já vira um pequeno xodó de Indianápolis. Em três aparições na classificação, avançou ao domingo em todas, mesmo nos anos onde a Chevrolet tinha a desvantagem de potência em comparação com a Honda.
A Carpenter tem um histórico forte, seja com as poles anteriores de Ed e até com a forte participação de Conor Daly em 2021, quando foi o piloto que mais liderou voltas. Rinus é o mais forte entre eles, então, não será nenhuma surpresa ver o ótimo holandês na briga pela pole-position e pela vitória na semana que vem.
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Mas quem também vem forte e preparada para quebrar o favoritismo dos carros Chevrolet é a Ganassi. Os cinco carros da equipe classificaram para o domingo, até mesmo pilotos como Marcus Ericsson e Scott Dixon que entraram na pista em situações levemente mais desfavoráveis por conta do clima e da pista.
Além de Álex Palou, que já brilhou em 2021, o time também conta com o já ganhador Tony Kanaan e com o “novato” Jimmie Johnson, que em ovais, é muito mais piloto do que em mistos, e não é de se espantar se o heptacampeão da Nascar entrar nesta briga.
Menções são válidas também para a dupla da McLaren formada por Pato O’Ward e Felix Rosenqvist, que avançaram em segundo e terceiro respectivamente. O mexicano já tem um bom histórico em ovais e foi um dos que brigou para vencer na edição passada, enquanto o sueco, apesar de muita inconstância, tem crescido nas classificações e até carrega uma pole conquistada no Texas.
A grande decepção do dia acaba pela Andretti, que terá apenas um carro largando do top-20, com Alexander Rossi. Colton Herta ainda ficou em bastante risco por conta de uma quebra de motor, e partindo de 25º, terá vida bastante difícil para ser competitivo no dia 29.
Já o início do ‘Drive for Five’ de Helio Castroneves não foi dos melhores. Com dificuldades de acertar a Meyer Shank, vai largar em um frustrante 27º lugar, e precisará torcer bastante por caos à frente, além de um primeiro stint muito forte, para evitar tomar uma volta logo cedo e seguir na disputa.
O domingo em Indianápolis reserva novas histórias e a definição das quatro primeiras filas da Indy 500. Seja com domínio Ganassi ou show do “holandês voador”, ainda está tudo aberto na disputa da pole-position.