Rossi crava melhor tempo na última sessão antes definição do grid para 500 Milhas de Indianápolis. Kanaan é sétimo

Alexander Rossi foi o mais rápido no sétimo treino livre em Indianápolis. O novato ainda foi o único a virar com médica na casa de 370 km/h. Helio Castroneves terminou apenas em 13º. Já Tony Kanaan, que não conseguiu classificação para o ‘Fast 9’, fechou em sétimo

O estreante Alexander Rossi novamente apareceu na ponta da tabela na última sessão antes da classificação das 500 Milhas de Indianápolis. O norte-americano da Andretti Herta foi o único do treino a andar na casa de 230 mph (370 km/h), com o tempo de 39s119. Dentro do 'Fast 9', Josef Newgarden se colocou em segundo, apenas 0s029 atrás do líder. 
 
Outro dentro dos nove mais rápidos para o treino de logo mais, Will Power foi o terceiro mais rápido, enquanto o colega de Penske ficou em quarto, seguido por Scott Dixon, Takuma Sato, Tony Kanaan, JR Hildebrand, Ed Carpenter e Townsend Bell. Helio Castroneves fechou em 13º.

Confira como foi o sétimo treino livre para 500 Milhas de Indianápolis

Alexander Rossi foi o mais rápido no treino final em Indy (Foto: IndyCar)

Indy deu início ao último treino livre antes da parte final da classificação sob um céu azul e calor no superoval, cenário bem diferente do sábado (21), quando o dia começou chuvoso e com baixas temperaturas. A sessão foi dividida de acordo com a ordem de ontem. Ou seja, primeiro foram à pista os pilotos entre as posições 22 e 33. Depois, os entre o décimo e o 21º posto. Por fim, os nove mais rápidos tiveram a chance de entrar para os últimos preparativos antes da definição do grid para a edição centenária.

 
E os primeiros a registrar tempo foram os competidores do fundo da tabela, liderados para  Alex Tagliani, Charlie Kimball, Matt Brabham e Brian Clauson, logo que o pano verde liberou o Speedway.
 
E coube ao neto de Jack Brabham liderar os instantes iniciais da sessão. O piloto da KV andava já na marca de 229,254 mph e tempo de 39s390. Kimball surgiu em segundo, pouco menos de doisdécimo atrás seguido por Oriol Servià, Clauson, Taglian e Stefan Wilson completavam o top-5. Ainda no início da sessão, a direção de prova teve de interromper as atividades em bandeira amarela por detritos na pista.
 
A paralisação não demorou mais que cinco minutos. E quando as ações foram retomadas, Kimball logo passou para a ponta, sendo superado na sequência por Servià, que passou a determinar o ritmo em uma sequência de boas voltas em 228,785 mph – 368,193 km/h.
 
No fim, a sessão inicial terminou com a liderança do espanhol da Schmidt Peterson andando em 39s338. Kmball, Brabham, Gabby Chaves, Tagliani, Clausoun, Wilson, Buddy Lazier, Jack Hawksworth e Spencer Pigot completaram os dez primeiro. O inglês Max Chilton ainda foi à pista com o carro reserva.
Cerca de 15 minutos depois do primeiro grupo, Tony Kanaan foi o primeiro a sair à pista para trabalhar nos últimos ajustes de seu carro para a definição do grid. O brasileiro foi seguido pelo novato Alexander Rossi, Sage Karam, Marco Andretti, Graham Rahal e Conor Daly.
 
Kanaan chegou a figurar na ponta, mas logo foi batido pelo estreante Rossi, que já iniciou a sessão andando forte, na casa de 230,064 mph (370,252 km/h). Takuma Sato logo se colocou entre os dois. Então, a nova ordem do top-10 passou a ser: Rossi, Sato, Kanaan, Servià, Kimball, Brabham, Chaves, JR Hildebrand e Tagliani.
 
Juan Pablo Montoya e Scott Dixon, ambos surpreendentemente fora do Fast 9, também ganharam o oval neste grupo. O colombiano logo apareceu em terceiro, virando média de 229,318 mph em 39s119. Apenas o líder Rossi seguia na casa de 230 mph.

No fim, Dixon, Montoya e Kanaan finalmente conseguiram alcançar os 229 mph e saltaram na tabela, se aproximando mais de Rossi. A parte final da sessão começou na sequência.

A parte final do treino livre final do dia viu apenas o 'Fast 9' na pista. E Josef Newgarden e Will Power imediatamente apareceram mais rápidos, se colocando ali em segundo e terceiro, respectivamente. 
 
Townsend Bell e Helio Castroneves também deixaram os pits na sequência, mas não conseguiram andar perto dos ponteiros. O calor e o forte vento em Indy começaram a surtir efeito nos instantes finais.
 
Ao fim e ao cabo, ninguém do ‘Fast 9’ conseguiu bater o tempo de Rossi, que ficou mesmo com a liderança da sessão. 

Indy 2016, 500 Milhas de Indianápolis, Treino livre 7:

1 98 ALEXANDER ROSSI EUA ANDRETTI HONDA 39.119   19
2 21 JOSEF NEWGARDEN EUA CARPENTER CHEVROLET 39.146 +0.027 5
3 12 WILL POWER AUS PENSKE CHEVROLET 39.165 +0.046 15
4 2 JUAN PABLO MONTOYA COL PENSKE CHEVROLET 39.179 +0.060 11
5 9 SCOTT DIXON NZL GANASSI CHEVROLET 39.215 +0.096 14
6 14 TAKUMA SATO JAP FOYT HONDA 39.224 +0.105 16
7 10 TONY KANAAN BRA GANASSI CHEVROLET 39.259 +0.140 6
8 6 JR HILDEBRAND EUA CARPENTER CHEVROLET 39.260 +0.141 6
9 20 ED CARPENTER EUA CARPENTER CHEVROLET 39.263 +0.144 7
10 29 TOWNSEND BELL EUA ANDRETTI HONDA 39.298 +0.179 15
11 77 ORIOL SERVIÀ ESP SCHMIDT PETERSON HONDA 39.338 +0.219 20
12 42 CHARLIE KIMBALL EUA GANASSI CHEVROLET 39.346 +0.227 17
13 3 HELIO CASTRONEVES BRA PENSKE CHEVROLET 39.387 +0.268 12
14 61 MATT BRABHAM AUS PIRTEK CHEVROLET 39.390 +0.271 12
15 11 SÉBASTIEN BOURDAIS FRA KV CHEVROLET 39.432 +0.313 13
16 19 GABBY CHAVES COL DALE COYNE HONDA 39.451 +0.332 17
17 18 CONOR DALY EUA DALE COYNE HONDA 39.459 +0.340 10
18 27 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI HONDA 39.476 +0.357 10
19 24 SAGE KARAM EUA DRR KINGDOM CHEVROLET 39.499 +0.380 15
20 35 ALEX TAGLIANI CAN FOYT HONDA 39.516 +0.397 17
21 15 GRAHAM RAHAL EUA RLL HONDA 39.591 +0.472 8
22 26 CARLOS MUÑOZ COL ANDRETTI HONDA 39.532 +0.413 11
23 88 BRYAN CLAUSON EUA JONATHAN BYRD HONDA 39.591 +0.472 11
24 25 STEFAN WILSON ING KV CHEVROLET 39.639 +0.520 14
25 4 BUDDY LAZIER EUA LAZIER CHEVROLET 39.646 +0.527 17
26 41 JACK HAWKSWORTH ING FOYT HONDA 39.647 +0.528 16
27 16 SPENCER PIGOT EUA RLL HONDA 39.673 +0.554 8
28 8 MAX CHILTON ING GANASSI CHEVROLET 39.862 +0.743 11
29 28 RYAN HUNTER-REAY EUA ANDRETTI HONDA 40.456 +1.337 11
30 63 PIPPA MANN ING DALE COYNE HONDA 59.488 +20.369 17

PADDOCK GP #29 RECEBE PIPO DERANI E DEBATE GP DA ESPANHA DE F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.