McLaughlin destaca carro “rápido desde o início”, mas vê pole como “bônus” em Gateway

Scott McLaughlin conquistou a oitava pole na categoria, a terceira em circuitos ovais — Indy 500 e Iowa 2, ambas neste ano

Scott McLaughlin vai se mostrando cada vez mais adaptado em circuitos ovais ao conquistar a pole-position para o GP de Gateway da Indy, após a classificação dessa sexta-feira (16). O vencedor da corrida 1 de Iowa em 2024 enalteceu o trabalho da Penske, que fez o carro #3 estar rápido desde a primeira atividade do dia, a ponto de alcançar o tempo de 50s007 no combinado das duas voltas lançadas.

McLaughlin admitiu que o plano no TL1 era acertar o carro para a sessão que formou o grid da 13ª etapa da Indy 2024, o que não significa que o set-up esteja bom para a corrida — e existem algumas razões para isso. A programação de Gateway está um pouco diferente da habitual na temporada, com a classificações entre os dois treinos livres.

A classificação em circuito oval é diferente: os pilotos tem pista livre para registrar duas voltas rápidas e, no caso de Gateway, o tempo combinado de ambas é valido para a formação do grid. De cara para o vento, o carro tende a ter um comportamento e, por isso, existe um acerto visando a classificação e outro para a corrida.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Giaffone vê oval como “ponto alto” do ano e admite futuro incerto nos Estados Unidos

Scott McLaughlin (Foto: IndyCar)

McLaughlin também indicou que o segundo treino livre, que será realizado ainda nesta sexta-feira, a partir das 20h45 [de Brasília, -3 GMT], terá foco no ajuste para a prova deste sábado (17). Inclusive, a sessão terá condições climáticas mais similares com as que os pilotos enfrentarão nas 260 voltas de prova.

“Esse, absolutamente, foi um bônus, mas o carro estava ótimo desde o início. Nosso foco pela manhã, bem, ao meio-dia, foi no acerto para a classificação, pois teríamos pouco tempo na pista. Sabemos o quanto é importante largar na frente aqui. Esse foi o plano. Estamos em um bom lugar para amanhã, obviamente”, disse McLaughlin.

“Mas, como sabemos, essa é a Indy. Tudo pode acontecer. Agora é ficar atento e nos concentrar ao treino da noite para encontrar o acerto ideal para a corrida. Espero que tenhamos um carro muito rápido para amanhã”, encerrou.

As atividades da Indy em Gateway começaram nesta sexta-feira (16). O TL2, iniciando com um treino extra de 30 minutos para testar a parte alta da pista, está agendado para às 20h45 [-3 GMT, de Brasília]. O segundo treino oficial está agendado para 21h30, enquanto a largada está marcada para 19h15 do sábado.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.