Ferns assina com Abel nos ovais e vira 3ª pilota da Indy NXT 2024

Estadunidense se junta a Jamie Chadwick e Lindsay Brewer nas corridas em circuito oval na categoria de acesso à Indy

Pilota de carreira dedicada aos sprint cars em ovais de asfalto e de terra, Taylor Ferns assinou com a Abel Motorsports para disputar as corridas de Iowa, Gateway, Milwaukee e Nashville na 2024 da Indy NXT.

Com a chegada da estadunidense de 27 anos nas provas em oval, a categoria terá três pilotas confirmadas em seu grid: a britânica Jamie Chadwick está em sua segunda temporada na Andretti e Lindsay Brewer faz temporada completa pela Juncos.

“Estou muito grata à Abel Motorsports e a cada um que ajudou a fazer isso dar certo. Empolgada é pouco! A Indy NXT está no meu radar há bons anos e estou muito feliz por ver isso frutificar. Um obrigado especial aos patrocinadores, que acreditam em mim e me dão os recursos para viver o sonho de uma vida inteira”, declarou.

O contrato para correr com o quarto carro da Abel em algumas etapas da categoria de acesso da Indy marca uma reviravolta em sua carreira. Estudante de direito, Ferns chegou a pausar as atividades em pista para se dedicar aos estudos.

Taylor Ferns vai conciliar Silver Crown com Indy NXT em 2024(Foto: USAC)

“Há alguns anos, foquei na universidade para trabalhar em um escritório de advocacia, mas voltei, pois sabia que poderia mais. Estava sentindo falta das minhas vitórias”, revelou a pilota, que terá Jacob Abel, Yuven Sundaramoorthy e Josh Mason como companheiros de time.

Ferns destacou que tem pouca referência de pilotagem para levar à Indy NXT. Também competindo na Silver Crown, carros preparados para correr em ovais curtos de asfalto e de terra, a pilota admitiu que o maior aprendizado para a nova jornada veio do final de semana em São Petersburgo, que abriu o campeonato de acesso à Indy no início de março, quando esteve nos boxes da Abel.

“Sei que a equipe é muito forte nos ovais, com Jacob [Abel] fazendo a pole em Iowa no último ano, então teremos um conjunto bom. Parece que a Indy NXT tem carros que precisam de mais momento. Embora pesem mais ou menos a mesma coisa, a carga do Dallara IL-15 fica todo para trás, o que só posso comparar com o início de corrida na Silver Crown, quando o tanque de combustível está cheio e o peso na traseira. Os carros da Indy NXT têm os motores na parte de trás, enquanto na Silver Crown eles estão na frente e quase duas vezes mais cavalos de potência”, disse.

“Estive no final de semana em St. Pete ouvindo os pilotos no rádio, tomando nota e fazendo perguntas para me preparar da melhor forma possível”, completou a pilota, que terá um programa de testes antes de sua estreia, no dia 13 julho no oval de Iowa.

Lynn St. James, pilota de enorme reputação no automobilismo norte-americano e uma das poucas mulheres a correrem as 500 Milhas de Indianápolis, felicitou sua antiga pupila pela nova jornada na carreira.

Taylor Ferns fez parte de programa de jovens talentos de Lynn St. James (Foto: Divulgação)

“Taylor fez parte do meu programa de desenvolvimento quando tinha apenas 13 anos e havia algo especial nela. Continuei observando e ajudando, pois seu talento e autoconfiança são fora da curva. Com o comprometimento que ela tem, vai subir as escadas do sucesso nas categorias de monoposto”, pontuou.

Dono da Abel Motorsports, Bill Abel acredita que Ferns pode se adaptar rapidamente aos monopostos e conquistar grandes resultados para a equipe em 2024.

“Taylor é uma competidora de verdade e sabe o que está envolvido nessa transição da Silver Crown para a Indy NXT. Estou confiante que ela vai se dar bem. Sei que vamos ensinar muita coisa sobre o carro para ela, mas que vamos aprender muito também. Estamos ansiosos para começar o programa de testes e ver como serão as coisas”, encerrou.

A Indy NXT retorna para sua segunda etapa da temporada no dia 28 de abril, quando será disputado o GP do Alabama no Barber Motorsports Park. A corrida será preliminar da quarta corrida da Indy no ano — a terceira que conta pontos ao campeonato — e que terá cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.