Power bate Bourdais no final e lidera treino livre do GP de Detroit. Palou é 15º
Will Power superou Sébastien Bourdais com o cronômetro zerado e liderou o treino livre em Detroit. Líder do campeonato, Álex Palou foi só 15º
Tudo levava a crer que Sébastien Bourdais lideraria o treino livre do GP de Detroit, mas Will Power surgiu com o cronômetro zerado e fez a melhor marca com 1min17s277, colocando a Penske na frente. O top-3 desta sexta-feira (11) ainda teve Pato O’Ward, que comandou boa parte da sessão.
Scott Dixon ficou com a quarta colocação, sendo o melhor piloto da Ganassi na atividade. Alexander Rossi e Colton Herta, dois que chegaram a comandar a sessão, terminaram na sequência, com Marcus Ericsson no sétimo lugar.
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Josef Newgarden não passou nem perto de ser um protagonista do TL, mas ao menos se colocou no top-10, em oitavo. Atrás do americano da Penske ficaram Rinus VeeKay e Ryan Hunter-Reay. Romain Grosjean, que deu um totozinho no muro, foi 13º.
Líder do campeonato e já punido com seis posições no grid de largada do GP de Detroit 1, Álex Palou não começou bem e fechou em 15º. Jimmie Johnson voltou a ficar em último, tomando incríveis 5s4 do líder da sessão. A Indy segue neste sábado, com a classificação às 12h (em Brasília) e a corrida 1 iniciando 15h.
Confira como foi o treino livre do GP de Detroit
A atividade de preparação para a rodada dupla do GP de Detroit começou pontualmente às 18h (em Brasília). Como é mais comum nos circuitos de rua, a pista não foi tão atacada nos minutos iniciais dos 75 que os pilotos teriam à disposição antes da classificação deste sábado.
Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean e Max Chilton abriram os trabalhos na frente, mas ainda com marcas bem altas, em 1min28s. Scott McLaughlin, Jimmie Johnson e Dalton Kellett começaram a derrubar isso, já em 1min24s. Grosjean retomava a ponta com 1min21s3, um tempo bem mais competitivo, acompanhado na marca por McLaughlin, Rinus veeKay e Álex Palou.
Aí, quando o TL estava esquentando, a bandeira vermelha deu às caras pela primeira vez. Johnson rodou na curva 3, mas não foi ele quem causou a interrupção: então líder, McLaughlin atravessou na curva 5, fazendo contato com a barreira de pneus e parando a sessão por alguns bons minutos, quebrando o ritmo totalmente.
A bandeira verde voltou ali com cerca de 55 minutos pela frente. E os tempos passaram a despencar de uma vez só: Grosjean cravou 1min20s8 e, em questão de segundos, nove pilotos já vinham na frente. Alexander Rossi puxava a turma com 1min19s136, seguido por Ed Jones e Ryan Hunter-Reay.
Uma nova sequência de voltas rápidas foi registrada e, de novo, lá estava Rossi para assumir a ponta, desta vez com 1min18s4. Hunter-Reay vinha em segundo, com Takuma Sato e Sébastien Bourdais na mesma balada do líder.
A sessão chegava à metade com Hunter-Reay andando um pouco mais veloz que Rossi, mas rapidamente caindo para segundo com Pato O’Ward chegando com tudo ao cravar 1min18s116. Restavam 30 minutos e o top-10 tinha O’Ward, Hunter-Reay, Rossi, Will Power, Sato, Scott Dixon, Bourdais, Marcus Ericsson, Simon Pagenaud e Grosjean.
Enquanto Colton Herta fazia o segundo tempo e via a volta ser deletada segundos depois por limites de pista, Grosjean experimentava o muro, mas nada muito sério, apenas um totozinho com a traseira após rodar. A bandeira verde seguia acionada por lá.
O’Ward conseguia se manter firme na dianteira, mas três pilotos entravam na frente de Hunter-Reay na lista dos primeiros colocados. VeeKay subia para segundo, apenas 0s03 mais lento que Pato, com Dixon e Bourdais vindo na sequência.
Rossi, Power e Herta superavam Pato e assumiam as primeiras colocações, com o americano cravando 1min17s6. Mas ainda havia tempo e capacidade nos carros rivais. Com pouco mais de 5 minutos pela frente, Bourdais virava líder ao registrar 1min17s429, com O’Ward recuperando a segunda posição.
Parecia que Bourdais ficaria mesmo na ponta, a bandeira quadriculada já havia sido acionada, mas Power tinha um plano. Com 1min17s277, o australiano colocou a Penske na frente das rivais, disparado o melhor do time na sessão.
Indy 2021, GP de Detroit, Treino livre:
1 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:17.277 | 26 | |
2 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 1:17.429 | +0.152 | 27 |
3 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:17.514 | +0.237 | 22 |
4 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:17.618 | +0.341 | 20 |
5 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:17.659 | +0.382 | 23 |
6 | C HERTA | Andretti Honda | 1:17.812 | +0.535 | 21 |
7 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:17.973 | +0.696 | 25 |
8 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:18.033 | +0.756 | 23 |
9 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:18.146 | +0.869 | 32 |
10 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:18.203 | +0.926 | 27 |
11 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 1:18.496 | +1.219 | 22 |
12 | T SATO | RLL Honda | 1:18.518 | +1.241 | 23 |
13 | R GROSJEAN | Dale Coyne Honda | 1:18.585 | +1.308 | 29 |
14 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:18.754 | +1.477 | 23 |
15 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:18.800 | +1.523 | 31 |
16 | G RAHAL | RLL Honda | 1:18.820 | +1.543 | 23 |
17 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:18.874 | +1.597 | 24 |
18 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:18.877 | +1.600 | 26 |
19 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:18.893 | +1.616 | 21 |
20 | E JONES | Dale Coyne Honda | 1:19.081 | +1.804 | 19 |
21 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:19.313 | +2.036 | 19 |
22 | S FERRUCCI | RLL Honda | 1:19.341 | +2.064 | 22 |
23 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:20.807 | +3.530 | 28 |
24 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:21.125 | +3.848 | 5 |
25 | J JOHNSON | Ganassi Honda | 1:22.735 | +5.458 | 26 |
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