Câmara inicia campanha no Europeu de Kart com vitória na etapa de Genk na classe OK
Vice-campeão mundial em 2019, Rafael Câmara segue em grande fase nesta temporada. O pernambucano de 16 anos triunfou na classe OK na abertura do Campeonato Europeu de Kart em Genk, na Bélgica
Rafael Câmara segue brilhando muito nesta temporada 2021 do kartismo no Velho Mundo. Novamente diante de grandes e badalados adversários, alguns deles membros de programas de desenvolvimento de equipes da Fórmula 1, o pernambucano de 16 anos venceu a etapa de abertura do Campeonato Europeu de Kart em Genk, na Bélgica, na principal classe em disputa, a OK. A grande final da disputa aconteceu no último domingo (16).
Dentre os 83 inscritos na classe OK para a etapa do fim de semana, Câmara foi o quinto mais rápido na bateria classificatória, que teve parte da sessão realizada com pista seca e a outra parte no asfalto molhado. O brasileiro assegurou, portanto, a primeira bateria em todas as disputas eliminatórias do fim de semana.
Relacionadas
Com pista molhada, mas sem chuva, Rafa terminou na segunda colocação a primeira bateria preliminar. O brasileiro triunfou nas duas baterias seguintes, realizadas em condições bastante distintas: a segunda delas foi com pista seca; a terceira, com chuva forte em Genk. Na quarta e última preliminar, com a pista em processo de secagem, mas com o asfalto úmido em vários trechos, Câmara foi o sexto.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
No combinado das baterias preliminares, Câmara conquistou o segundo lugar no grid de largada. O piloto chegou a cair para quarto no início, mas empreendeu forte ritmo e assumiu a liderança na quarta volta para não mais perder, deixando para trás o britânico Arvid Lindblad, seu companheiro de equipe e membro do Red Bull Junior Team. Edoardo Villa Ludovico, italiano, foi o terceiro, à frente do finlandês Juho Valtanen e do búlgaro Nikola Tsolov.
Outros nomes já bem conhecidos terminaram logo atrás: Andrea Kimi Antonelli, membro do programa de desenvolvimento da Mercedes, foi o sétimo, à frente do brasileiro Matheus Morgatto, oitavo colocado. E o norte-americano Ugo Ugochukwu, recém-contratado pela McLaren, foi o décimo dentre os 36 pilotos que disputaram a grande final em Genk.
Ao fim de mais uma jornada vencedora, restou a Câmara comemorar o feito. “Tivemos mais um grande fim de semana em Genk, com as condições de pista muito desafiadoras. Meu kart funcionou muito bem tanto no seco quanto na pista molhada e fico feliz em conquistar mais uma vitória para a ORT”.
“O trabalho tem sido impecável e tenho de agradecer muito à Kart Republic e ao meu agente Dudu Massa. Com todo o respaldo que tenho fora da pista, consigo ficar 100% dedicado à pilotagem, e isso tem feito a diferença”, destacou o vencedor.
Com posto por quatro etapas, o Campeonato Europeu de Kart tem na sequência as etapas da França, em Aunay Les Bois, em 30 de maio; em Sarno, na Itália, em 11 de julho; e no famoso kartódromo de Zuera, na Espanha, no dia 25 do sétimo mês.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.