Câmara inicia campanha no Europeu de Kart com vitória na etapa de Genk na classe OK

Vice-campeão mundial em 2019, Rafael Câmara segue em grande fase nesta temporada. O pernambucano de 16 anos triunfou na classe OK na abertura do Campeonato Europeu de Kart em Genk, na Bélgica

Gaetano Di Mauro sofreu um forte acidente no final da corrida 2 em Interlagos (Vídeo: SporTV)

Rafael Câmara segue brilhando muito nesta temporada 2021 do kartismo no Velho Mundo. Novamente diante de grandes e badalados adversários, alguns deles membros de programas de desenvolvimento de equipes da Fórmula 1, o pernambucano de 16 anos venceu a etapa de abertura do Campeonato Europeu de Kart em Genk, na Bélgica, na principal classe em disputa, a OK. A grande final da disputa aconteceu no último domingo (16).

Dentre os 83 inscritos na classe OK para a etapa do fim de semana, Câmara foi o quinto mais rápido na bateria classificatória, que teve parte da sessão realizada com pista seca e a outra parte no asfalto molhado. O brasileiro assegurou, portanto, a primeira bateria em todas as disputas eliminatórias do fim de semana.

Com pista molhada, mas sem chuva, Rafa terminou na segunda colocação a primeira bateria preliminar. O brasileiro triunfou nas duas baterias seguintes, realizadas em condições bastante distintas: a segunda delas foi com pista seca; a terceira, com chuva forte em Genk. Na quarta e última preliminar, com a pista em processo de secagem, mas com o asfalto úmido em vários trechos, Câmara foi o sexto.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

RAFAEL CÂMARA; RAFA CÂMARA; EUROPEU DE KART; GENK; BÉLGICA;
Pódio do Europeu de Kart em Genk, na Bélgica, com Rafa Câmara no topo (Foto: Reprodução/Ferrari Promo)

No combinado das baterias preliminares, Câmara conquistou o segundo lugar no grid de largada. O piloto chegou a cair para quarto no início, mas empreendeu forte ritmo e assumiu a liderança na quarta volta para não mais perder, deixando para trás o britânico Arvid Lindblad, seu companheiro de equipe e membro do Red Bull Junior Team. Edoardo Villa Ludovico, italiano, foi o terceiro, à frente do finlandês Juho Valtanen e do búlgaro Nikola Tsolov.

Outros nomes já bem conhecidos terminaram logo atrás: Andrea Kimi Antonelli, membro do programa de desenvolvimento da Mercedes, foi o sétimo, à frente do brasileiro Matheus Morgatto, oitavo colocado. E o norte-americano Ugo Ugochukwu, recém-contratado pela McLaren, foi o décimo dentre os 36 pilotos que disputaram a grande final em Genk.

Ao fim de mais uma jornada vencedora, restou a Câmara comemorar o feito. “Tivemos mais um grande fim de semana em Genk, com as condições de pista muito desafiadoras. Meu kart funcionou muito bem tanto no seco quanto na pista molhada e fico feliz em conquistar mais uma vitória para a ORT”.

RAFAEL CÂMARA; RAFA CÂMARA; EUROPEU DE KART; GENK; BÉLGICA;
Rafael Câmara segue brilhando na Europa (Foto: Manuela Nicoletti/ Ferrari Promo)

“O trabalho tem sido impecável e tenho de agradecer muito à Kart Republic e ao meu agente Dudu Massa. Com todo o respaldo que tenho fora da pista, consigo ficar 100% dedicado à pilotagem, e isso tem feito a diferença”, destacou o vencedor.

Com posto por quatro etapas, o Campeonato Europeu de Kart tem na sequência as etapas da França, em Aunay Les Bois, em 30 de maio; em Sarno, na Itália, em 11 de julho; e no famoso kartódromo de Zuera, na Espanha, no dia 25 do sétimo mês.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.