Câmara inicia campanha no Europeu de Kart com vitória na etapa de Genk na classe OK

Vice-campeão mundial em 2019, Rafael Câmara segue em grande fase nesta temporada. O pernambucano de 16 anos triunfou na classe OK na abertura do Campeonato Europeu de Kart em Genk, na Bélgica

Gaetano Di Mauro sofreu um forte acidente no final da corrida 2 em Interlagos (Vídeo: SporTV)

Rafael Câmara segue brilhando muito nesta temporada 2021 do kartismo no Velho Mundo. Novamente diante de grandes e badalados adversários, alguns deles membros de programas de desenvolvimento de equipes da Fórmula 1, o pernambucano de 16 anos venceu a etapa de abertura do Campeonato Europeu de Kart em Genk, na Bélgica, na principal classe em disputa, a OK. A grande final da disputa aconteceu no último domingo (16).

Dentre os 83 inscritos na classe OK para a etapa do fim de semana, Câmara foi o quinto mais rápido na bateria classificatória, que teve parte da sessão realizada com pista seca e a outra parte no asfalto molhado. O brasileiro assegurou, portanto, a primeira bateria em todas as disputas eliminatórias do fim de semana.

Com pista molhada, mas sem chuva, Rafa terminou na segunda colocação a primeira bateria preliminar. O brasileiro triunfou nas duas baterias seguintes, realizadas em condições bastante distintas: a segunda delas foi com pista seca; a terceira, com chuva forte em Genk. Na quarta e última preliminar, com a pista em processo de secagem, mas com o asfalto úmido em vários trechos, Câmara foi o sexto.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

RAFAEL CÂMARA; RAFA CÂMARA; EUROPEU DE KART; GENK; BÉLGICA;
Pódio do Europeu de Kart em Genk, na Bélgica, com Rafa Câmara no topo (Foto: Reprodução/Ferrari Promo)

No combinado das baterias preliminares, Câmara conquistou o segundo lugar no grid de largada. O piloto chegou a cair para quarto no início, mas empreendeu forte ritmo e assumiu a liderança na quarta volta para não mais perder, deixando para trás o britânico Arvid Lindblad, seu companheiro de equipe e membro do Red Bull Junior Team. Edoardo Villa Ludovico, italiano, foi o terceiro, à frente do finlandês Juho Valtanen e do búlgaro Nikola Tsolov.

Outros nomes já bem conhecidos terminaram logo atrás: Andrea Kimi Antonelli, membro do programa de desenvolvimento da Mercedes, foi o sétimo, à frente do brasileiro Matheus Morgatto, oitavo colocado. E o norte-americano Ugo Ugochukwu, recém-contratado pela McLaren, foi o décimo dentre os 36 pilotos que disputaram a grande final em Genk.

Ao fim de mais uma jornada vencedora, restou a Câmara comemorar o feito. “Tivemos mais um grande fim de semana em Genk, com as condições de pista muito desafiadoras. Meu kart funcionou muito bem tanto no seco quanto na pista molhada e fico feliz em conquistar mais uma vitória para a ORT”.

RAFAEL CÂMARA; RAFA CÂMARA; EUROPEU DE KART; GENK; BÉLGICA;
Rafael Câmara segue brilhando na Europa (Foto: Manuela Nicoletti/ Ferrari Promo)

“O trabalho tem sido impecável e tenho de agradecer muito à Kart Republic e ao meu agente Dudu Massa. Com todo o respaldo que tenho fora da pista, consigo ficar 100% dedicado à pilotagem, e isso tem feito a diferença”, destacou o vencedor.

Com posto por quatro etapas, o Campeonato Europeu de Kart tem na sequência as etapas da França, em Aunay Les Bois, em 30 de maio; em Sarno, na Itália, em 11 de julho; e no famoso kartódromo de Zuera, na Espanha, no dia 25 do sétimo mês.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar