Franciosi/Capoani mantém Mitsubishi na liderança do Rali dos Sertões com sobra entre Protótipos T1

Com a L200 Triton SR, João Franciosi e Rafael Capoani abriram ainda mais vantagem na liderança da categoria Protótipos T1. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, a bordo do ASX Racing, seguem firmes na vice-liderança da classificação geral da prova

Foram 426 km e o Rali dos Sertões entrou, pela primeira vez, no Estado do Mato Grosso do Sul. A equipe Mitsubishi enfrentou 240 km do trecho cronometrado, passando por estradas de piçarra e cascalho, com muitos mata-burros, lombas e lombadas, no calor do centro-oeste brasileiro.
 
Com a L200 Triton SR, João Franciosi e Rafael Capoani abriram ainda mais vantagem na liderança da categoria Protótipos T1. Eles lideram a prova desde o primeiro dia de rali. 
 
"Desde o início, nosso objetivo é a liderança da categoria Protótipos T1, a principal dos carros brasileiros. Procuramos andar sempre um pouco abaixo do limite do carro, para preservar o equipamento até o fim da prova. Estou me policiando sempre para isso", destacou Franciosi, que é bicampeão da categoria e vai em busca do terceiro título. 
Franciosi e Capoani lideram na Protótipos T1 (Foto: Marcelo Maragni/Mitsubishi)
"Para manter-se bem na competição, não podemos perder a concentração na tocada, é isso que estamos buscando a cada dia. Hoje viemos muito tranquilos durante toda a prova, e é essa nossa missão", afirmou.
 
A prova de hoje atravessou uma região canavieira e seguiu por estradas de fazenda com pequenos trechos de 'trial' e regiões de reflorestamento com piso arenoso.
 
"É a primeira vez que entramos no Mato Grosso do Sul. Foi uma especial bem gostosa de andar, mas com bastante lomba, o que tem sido predominante nessa edição do rali. Passamos por trechos de alta, mas os últimos 70 km foram de ‘moer’. A especial abusou, foi forte, muita lomba, jogava o carro muito pra cima. Viemos administrando para não judiar da L200 Triton SR e nem da gente com as pancadas", explicou Capoani.
 
Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, a bordo do ASX Racing, seguem firmes na vice-liderança da classificação geral da prova. 
 
"Esse foi o dia mais prazeroso até aqui. A especial foi bem variada, com trechos sinuosos e até areia. Foram saltos e mais saltos. Ainda estamos buscando solucionar a limitação dos amortecedores para essa condição, o que está nos impedindo de sermos mais rápidos. Chegamos à metade, agora é nos concentrarmos para a reta final", destacou Guiga. "Foi uma baita especial, um dia bem misto, bem legal. Viemos andando no limite que conseguimos", explica Youssef.
 
Esta quinta-feira marca o início da etapa maratona. No fim do dia, as equipes de apoio não podem prestar assistência aos veículos, que ficam recolhidos em um parque fechado. Somente na manhã seguinte, 30 minutos antes da largada, piloto e navegador poderão fazer algum reparo ou manutenção que seja necessário.
 
"A maratona é sempre uma incógnita. Mas é o dia que mais cuido do carro. O trabalho de hoje a noite da equipe é essencial", ressalta Franciosi. "Temos que fazer uma boa especial para preservar a integridade do carro. Fazer uma corrida confiante, com entrosamento e tenho que fazer uma navegação o mais precisa possível, para o Franciosi tomar as melhores decisões na pilotagem", explica Capoani.
 
"Temos que encarar com uma especial mais longa, de 500 km. Hoje a equipe vai trabalhar pesado na manutenção do carro. Mas, de resistência, o ASX Racing vem se mostrando formidável, não precisamos parar em momento nenhum da especial. Vamos aproveitar esses dois dias para buscar um melhor resultado", destaca Haddad.
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