Em Erechim, Bertholdo encara maior rali de velocidade do Brasil e espera desafio em piso escorregadio

O tradicional Rali Internacional de Erechim vai ser disputado no próximo fim de semana como etapa do Brasileiro e também do Sul-Americano de Rali de Velocidade. A bordo do Mitsubishi Lancer Evolution X, Ulysses Bertholdo e seu inseparável navegador, Marcelo Dalmut, vão encarar um novo desafio em terras gaúchas com a expectativa de chuva e muita lama

Maio é tradicionalmente o mês em que se disputa o Rali Internacional de Erechim, no Rio Grande do Sul. Principal rali de velocidade do Brasil, a prova vale também pelo calendário sul-americano e reúne os principais nomes da modalidade no continente. Assim sendo, não pode faltar a vitoriosa dupla formada pelo piloto Ulysses Bertholdo e pelo navegador Marcelo Dalmut. O duo novamente vai estar a bordo do Mitsubishi Lancer X e vai partir para a disputa da prova neste fim de semana (13 a 15 de maio).
 
As atividades de pista começam na próxima sexta-feira (13), quando será realizado o superprime, evento que reúne uma multidão de fanáticos pelo rali nas cercanias da pista. Tanto no sábado como também no domingo, pilotos e navegadores vão encarar cinco especiais para definir o vencedor da disputa em Erechim.
 
Bertholdo analisou o que está por vir e indicou que, assim como nos últimos anos, o tempo pode influenciar no trabalho dos competidores na prova. “Tradicionalmente, o Rali de Erechim apresenta estradas em excelentes condições para alcançar alta velocidade. Outro elemento comum nesta prova é a chuva, que torna o rali ainda mais imprevisível”, comentou.
 
O experiente piloto, campeão sul-americano, brasileiro e gaúcho de rali de velocidade, acredita que seu carro poderá novamente desempenhar um bom papel nas trilhas desafiadoras de Erechim neste fim de semana. “O Lancer Evolution apresenta muita durabilidade e estabilidade em trechos de piso escorregadio, que predominam em Erechim”, disse.
 
“Com certeza, largamos com a vantagem de usar esse modelo”, continuou o piloto.
 
Prestes a ter a chance de representar mais uma vez a Mitsubishi, Bertholdo exaltou sua trajetória com a marca dos três diamantes. Trajetória que teve início em 1996, quando foi lançada a antiga Copa Colt junto com o Brasileiro de Rali de Velocidade. No seu primeiro ano, Bertholdo já faturou o título, o que acabou por estreitar ainda mais a sua parceria com a marca e acabou levando-o a disputar (e vencer) o Rali dos Sertões em 1998 com a primeira L200 de cabine dupla feita para rali cross-country.
Ulysses Bertholdo parte para etapa em Erechim (Foto: Divulgação)
“Depois dessas vitórias, comecei a correr com o Lancer Evo. Fui campeão em todos os anos que competi com esse carro, inclusive o inédito título de campeão sul-americano de Rali de Velocidade para carros de produção (N4) em 1998. Sou o único brasileiro até hoje a conquistar esse título”, recordou Bertholdo.
 
Na temporada 2014, a união entre Bertholdo e Mitsubishi rendeu mais dois títulos: o Brasileiro e também o Gaúcho de Rali de Velocidade. “2014 foi bastante especial, conseguimos bons resultados e estamos animados para conseguir, em 2016, mais títulos para essa vitoriosa parceria”, destacou.
 
A participação de Bertholdo em mais uma temporada do Brasileiro de Rali de Velocidade, que começa justamente neste fim de semana em Erechim, foi destacada por Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi. “Estamos muito honrados em continuar com essa parceria entre o Lancer Evo, com quatro títulos do WRC e 11 do P-WRC, e o Ulysses, que tem uma longa história de sucesso com a Mitsubishi. Será mais um teste para a dupla”, afirmou o executivo.
 
Além do Rali de Erechim, o Brasileiro de Rali de Velocidade terá mais duas etapas programadas: entre 24 e 25 de setembro em Taubaté, interior de São Paulo; e entre 19 e 20 de novembro em Morretes, no Paraná.
 
PADDOCK GP #28 DEBATE: QUAL É A REAL SOBRE SCHUMACHER?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.